sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Começou a Supertaça

Jorge Jesus e Rui Vitória foram ontem entrevistados pela RTP para fazer o lançamento do jogo que decidirá o vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira. Para quem não teve a oportunidade daqui, aqui fica a entrevista ao nosso treinador.


Apenas um curto comentário à prestação de Jorge Jesus: esteve muito bem, na minha opinião. 

Transmitiu muita confiança no progresso feito pela equipa na adaptação às suas ideias e mostrou-se totalmente sintonizado com os interesses do clube - registou o esforço da direção em não deixar sair nenhum jogador fundamental, encarou com normalidade o facto de não ter havido capacidade de contratar um ou outro jogador, desvalorizou a perda de Mitroglou e fez um grande elogio ao departamento médico do Sporting quando se abordou o assunto Boateng.

Mas o momento mais marcante da entrevista - e que será certamente o mais discutido ao longo do dia de hoje - foram as palavras que proferiu sobre a forma de jogar do Benfica. Jesus disse que o Benfica continua a usar os princípios de jogo que ele idealizou, ou seja, que Rui Vitória se está a limitar a aproveitar o trabalho que foi realizado nas épocas anteriores. Não há dúvidas que a frase é deselegante para o treinador adversário, e seguramente injusta, pois Rui Vitória já fez algumas alterações. Mas parece-me também um mind game de primeira. O que Jesus quer é que Rui Vitória mude a forma de jogar do Benfica ainda mais. Daí o desafio que lhe faz. Porquê? Na cabeça de Jesus, quanto mais diferente o Benfica se apresentar em relação ao ano passado, mais perto o Sporting estará de conquistar o título que estará em jogo no domingo - não só porque está seguro que a herança que deixou no Benfica é boa, mas também porque o Sporting tem precisamente a desvantagem de estar a fazer uma mudança de processos mais acentuada e assumida que demorará o seu tempo a surtir o efeito pretendido.

A avaliar pelas reações dos benfiquistas aos primeiros jogos da pré-temporada que fui lendo por aí, alguma coisa me diz que Jesus está a raciocinar bem. Vamos ver se Rui Vitória morde o isco.