quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Kevin-Prince Boateng: aposta de risco?


Tenho que confessar: nos primeiros tempos vai fazer-me alguma confusão ver equipado de verde e branco o jogador que escreveu o tweet que podem ver acima, logo após nos ter vencido graças a um penálti forjado de forma escandalosa pela equipa de arbitragem. Costuma-se dizer que quem diz a verdade não merece castigo, mas não fiquei positivamente impressionado com a franqueza revelada pelo nosso mais recente reforço - mesmo sabendo perfeitamente que aquelas palavras eram dirigidas aos adeptos daquele que era o seu clube na altura.

Junte-se a expulsão de Kevin-Prince Boateng da seleção do Gana em pleno mundial - por ter insultado o selecionador e se ter envolvido numa zaragata com um elemento da comitiva -, a suspensão por tempo indefinido do Schalke por falta de empenhamento, e outros episódios que na melhor das hipóteses podem ser atribuídos à sua excentricidade, e ficam poucas dúvidas de que se trata de uma contratação de risco.

Refiro-me obviamente ao risco de instabilidade no balneário, mas a que se poderá juntar também um aumento do risco para as finanças do clube. Mas a serem verdade os valores que têm sido falados (um salário anual bruto entre os 2,5M e os 3M anuais), não muda muito a posição do Sporting: a qualificação para a Liga dos Campeões deverá ser suficiente para garantir o orçamento. No caso de não nos apurarmos, provavelmente teremos que realizar uma ou duas boas vendas até ao final da época (se essas vendas terão que ocorrer em agosto, janeiro ou maio, dependerá da situação da tesouraria). E se o Sporting conseguir entretanto arranjar clube para Capel, Miguel Lopes, Labyad e outros jogadores excedentários, então a vida de Carlos Vieira ficará seguramente mais facilitada. 

Kevin-Prince Boateng é um jogador que pretende relançar a carreira. Caso se concretize a contratação, e se vier com vontade de se ajudar a si próprio ajudando a equipa, então não tenho dúvidas que será um reforço estrondoso: um jogador fisicamente poderoso, com muita técnica, capaz no transporte de bola, polivalente (tanto pode jogar a 8, como mais adiantado, ou até nas faixas) e - muito importante - com um excelente remate de meia-distância. Oferece uma série de predicados que não temos em abundância no plantel, e muito menos no corpo e mente de um único indivíduo. Esperemos, para o bem de todos, que o jogador e a equipa técnica consigam tirar o melhor proveito das suas inegáveis capacidades.

No Sporting de há 3, 4 ou 5 anos, ficaria automaticamente pessimista em relação às probabilidades de sucesso da contratação. Mas felizmente, no Sporting de hoje, tenho bastante confiança que esta aposta de risco poderá compensar.