sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Renovações e colocações

João Mário

Uma renovação que se impunha, pois falamos de um jogador com um dos salários mais baixos do plantel, apesar do seu estatuto de titular no Sporting, de ser internacional A e vice-campeão europeu sub-21, e de ser um dos jogadores com maior margem de progressão no plantel. É um ato da mais elementar justiça recompensar um jovem da casa que cumpriu um percurso de ascensão que muito poucos conseguem igualar, e que certamente encherá de orgulho a notável Dona Lídia.


João Mário renovou até 2020 com cláusula de rescisão de 60 milhões, tendo dado uma pequena entrevista à Sporting TV sobre o novo vínculo com clube. Aqui fica para quem não teve oportunidade de ver.



Slimani

Estava reservada para o princípio da noite de ontem outra das notícias que os sportinguistas aguardavam com maior expetativa: a renovação de Islam Slimani. Um desfecho feliz que garante que o ponta-de-lança argelino ficará no Sporting de cabeça limpa durante a época que está agora a começar. Mais: é um sinal inequívoco que Slimani confia que se pode desenvolver ainda mais como jogador, certamente com o objetivo de alcançar um contrato ainda melhor do que aquele que conseguiria caso assinasse nesta janela de transferências com um dos clubes ingleses ou franceses que estavam interessados na sua contratação. E isso é outro indício - a par com a rapidez de assimilação dos métodos de Jorge Jesus e da confiança que a equipa exibe em campo - em como existe uma crença real nos jogadores de que esta época poderá trazer importantes conquistas para o clube.

Contrato estendido até 2020, mantendo-se a cláusula de rescisão em 30 milhões. Tratando-se de um jogador de 27 anos com mercado, não fazia sentido que o Sporting fizesse finca-pé numa cláusula de rescisão superior. 30 milhões são uma salvaguarda suficiente dos interesses do clube.


Wallyson

Do ponto de vista do jogador faz sentido que seja colocado num clube (Nice) que lhe permita jogar regularmente numa competição de um nível que até é superior ao que encontraria em Portugal. Existe uma cláusula de rescisão de 15 milhões - que ultrapassa de longe a mais cara aquisição da história do clube francês -, o que significa que precisará de realizar uma super-época para que o Nice decida acionar esse direito. Não é impossível que acabemos por ficar sem o jogador, mas é um valor suficientemente alto para ser improvável.

No que diz respeito às ambições do Sporting para esta época, não creio que estejamos a correr grandes riscos com esta dispensa. É certo que neste momento temos William lesionado, e Bruno Paulista e Aquilani chegaram agora e não há certezas sobre a sua adaptação à equipa. Mas ainda sobram Adrien, João Mário e André Martins. E se tudo correr muito mal em termos de lesões, suspensões e inadaptações, ainda há um menino na equipa B que poderá dar uma perninha de muita qualidade à equipa principal: Francisco Geraldes.

Tenho pena que Wallyson não fique no plantel, mas terá seguramente uma nova oportunidade para se impôr na próxima época. E com muito mais experiência de futebol de topo nas pernas terá muito melhores argumentos para se poder afirmar em definitivo no plantel principal do Sporting.


João Palhinha

Este é para mim o caso que mais desconfiança causa. Não por causa do empréstimo em si, entenda-se. O Moreirense é uma equipa bem comandada que conseguiu praticar na época passada um futebol surpreendentemente positivo considerando os parcos recursos de que dispõe, e nesse sentido João Palhinha ganhará muito em jogar com regularidade numa equipa destas características. E se é bom para João Palhinha, será seguramente bom para o Sporting.

Aquilo que acho mais estranho é o facto de termos contratado Bruno Paulista, um jogador que à primeira vista tem características físicas, técnicas e experiência semelhantes às de Palhinha. Os jogadores de grande potencial são sempre bem-vindos, mas falamos de uma das contratações mais caras do Sporting da presidência de Bruno de Carvalho. O futuro dirá se a qualidade de Bruno Paulista justificará o dinheiro gasto e o afastamento de João Palhinha do plantel.


Rúben Semedo

Tendo sido utilizado na pré-época como uma adaptação de último recurso para tapar as lesões simultâneas de William e Palhinha, era complicado que Rúben Semedo viesse a ter uma utilização significativa. Faz sentido o empréstimo para ter futebol regular de I Liga. Vai para o Setúbal, clube com quem já tivemos a boa experiência de João Mário. Esperemos que Rúben Semedo consiga aproveitar esta oportunidade para desenvolver o muito potencial que todos reconhecemos.


Betinho

Um jogador que está muito longe daquilo que se esperava dele enquanto jogava nas camadas de formação. Infelizmente, os últimos 2 anos foram um desperdício de tempo na sua evolução como jogador. Aos 22 anos está numa fase em que tem que definitivamente que pegar de estaca num clube com ambições mínimas. O Belenenses é por isso uma boa solução para Betinho em virtude do reencontro com Sá Pinto, que foi seu treinador nos júniores. A cedência definitiva com a manutenção de 60% dos direitos económicos parece ser o negócio possível que protege simultaneamente os interesses de Betinho e do Sporting. Espero que tenha sido também assegurada uma cláusula de recompra.