quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Escamoteemos com Rui Pedro Braz


Duas considerações sobre estes 26 segundos de discurso brazado.

Em primeiro lugar: Bruno de Carvalho não colocou a arbitragem no centro da discussão. O que Bruno de Carvalho colocou no centro da discussão foi um clube que comprovadamente adquiriu o hábito de oferecer prendas que ultrapassam os limites estabelecidos pelos regulamentos aos árbitros dos jogos em casa. Se os árbitros nunca usufruiram dessas prendas - até agora ninguém se acusou -, então não têm absolutamente nada que temer e que se sentir pressionados pela revelação do Kit Cortesia.

Em segundo lugar: para um jornalista que costuma acusar determinadas pessoas de serem incendiárias e de usarem as arbitragens para escamotear os erros próprios, diria que não lhe fica lá muito bem dizer de forma tão contundente que o Benfica foi prejudicado por Carlos Xistra.

Mais: não me lembro da última vez em que algum jornalista (profissional que deveria manter uma postura isenta e sóbria) usou a expressão roubo em circunstâncias destas - um penálti que, concordando eu que existe e que pode ter tido influência no resultado, não é fácil de ver sem recurso a repetições, com tantos agarrões que existem em lances do género. Um vídeo-árbitro daria bastante jeito nesta situação.

Enfim. Suponho que seja uma infeliz coincidência o facto de Rui Pedro Braz ter usado uma expressão tão forte e desproporcionada como roubo precisamente num jogo em que o Benfica teve razões de queixa num lance crítico. Ou será que está a tentar escamotear alguma coisa?

(obrigado, @FDesempregado!)