terça-feira, 29 de dezembro de 2015

As audiências televisivas de Sporting, Benfica e Porto em 2015

Sendo os contratos televisivos dos grandes um dos temas do momento, pareceu-me útil e interessante fazer um apanhado das audiências que Sporting, Benfica e Porto tiveram nos jogos transmitidos por canais em sinal aberto ao longo do ano de 2015. Infelizmente, não sei como obter os dados relativos às transmissões da Sport TV. Se alguém tiver esses dados ou souber como os obter, agradeço que me diga ou que mos forneça. Enriqueceria o debate público sobre o que valem efetivamente os grandes em termos de audiências televisivas.

Pesquisei no site atelevisao.com (obrigado, Valdemar!) as audiências dos jogos oficiais transmitidos em sinal aberto durante o ano de 2015. Isto abrange as partidas da Liga dos Campeões (RTP e TVI), Liga Europa (SIC) e finais da Taça de Portugal e Taça da Liga. Como o Sporting não participou em nenhum jogo da fase de grupo da Liga dos Campeões nesta época, acrescentei as duas partidas transmitidas na época passada (contra Chelsea e Maribor) para servirem como termo de comparação mais fiável.

O resultado, ordenado pelo número de espectadores, é este:


Ou seja, há pelo menos três conclusões mais ou menos óbvias que se podem tirar olhando para este quadro:

1. O nível de importância do jogo faz as audiências explodir, pois atrai muitos espectadores de outros clubes. O facto de os dois jogos entre Porto e Bayern estarem nas três primeiras posições é a melhor prova disso. As menores audiências dos jogos da Liga Europa em relação aos da Liga dos Campeões também se explica, como é óbvio, pela menor relevância da competição.

2. O horário dos jogos é decisivo para determinar o número de espectadores. Os três jogos que o Sporting realizou às 18h são de longe os menos vistos (perdem no mínimo 1/3 da audiência em relação aos restantes). Também terá afetado o jogo da final da Taça de Portugal, que teve a agravante de ser numa tarde de um fim-de-semana de muito calor. O facto de se disputarem em período de férias também tem influência, como se pode ver nos jogos do playoff do Sporting contra o CSKA.

3. Retirando os fatores importância/horário da equação, o Benfica é o clube com mais audiências. O Sporting vem a seguir, e o Porto em terceiro lugar. Isolando apenas os jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões (jogos de importância idêntica, no mesmo horário), a ordem seria a seguinte:


Neste quadro, a anomalia "estatística" é provocada pelo Chelsea, que é um adversário de maior prestígio que os restantes. Seria normal que o Benfica conseguisse o jogo de maior audiência das fases de grupos se também tivesse tido a oportunidade de defrontar uma equipa do nível mediático do Chelsea.

Considerando os jogos deste quadro, diria que as audiências médias do Sporting serão cerca de 10% inferiores às do Benfica. As do Porto andarão cerca de 20% abaixo das do Benfica. Mas, como é evidente, é um universo de jogos muito pequeno para se tirar qualquer conclusão definitiva. Com acesso aos números da Sport TV será possível tirar conclusões muito mais rigorosas.