quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

#DiaDeSporting: arriscar ou não arriscar, eis a questão

Após cinco jornadas de muitas poupanças e resultados e exibições demasiado irregulares, o Sporting chega hoje à última partida dependendo apenas de si para garantir o apuramento. 

Será um jogo que verei com um nível de descontração muito pouco habitual para um jogo oficial. Continuo a achar a Liga Europa uma competição descartável, pois a grande quantidade de jogos e o dia da semana em que se disputam apenas atrapalha a preparação do campeonato. Tudo isso para um retorno financeiro pouco interessante. De qualquer forma, existe a questão da defesa do prestígio do clube, pelo que é legítima a reflexão: até que ponto deve Jorge Jesus arriscar na escolha do onze?

A minha opinião vai no sentido de uma abordagem semelhante à de Moscovo, utilizando um número qb de titulares e misturando-os com segundas linhas. E aproveitando para poupar os jogadores mais desgastados. Se der para ganhar, ótimo. Se não der, paciência.

Jesus já deu a entender que fará várias alterações, algumas das quais acabam por ser forçadas. Considerando que Jefferson poderá não estar completamente recuperado, apostaria em Jonathan - o argentino saiu-se sempre bem nos duelos que teve na época passada com Quaresma. Ewerton tem uma lesão na anca, pelo que a dupla Paulo Oliveira / Naldo deverá ser recuperada.

Do meio-campo para a frente parece-me que William e Adrien não poderão deixar de ser titulares, pois não só não têm uma utilização acumulada excessiva, como não há alternativas prontas a rendê-los. 

De resto, parece-me sensato a poupança de Slimani, Ruiz e João Mário para domingo. Estes três jogadores poderão ficar no banco para poderem entrar durante o jogo caso as incidências da partida o aconselhem.


EDIT: Jefferson foi convocado, Jonathan ficou de fora dos eleitos. Como tal, tudo indica que o brasileiro será titular.