quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Do que o país se livrou...

Ontem chamaram-me a atenção para um programa chamado "Regras do Jogo", que estava a ser transmitido na BTV, com a presença de vários ilustres especialistas em direito - entre os quais figuravam Rui Gomes da Silva e o sempre isento João Diogo Manteigas -, onde se debatia o processo judicial que o Benfica moveu contra o Sporting. Movido pela curiosidade, pedi a Augusto Inácio a password do Meo Go do seu amigo, e dispus-me a escutar um pouco do programa.

Como seria de esperar de um qualquer canal de clube, os intervenientes lá estavam a vender o seu peixe, ou seja, insistindo ad nauseam nos méritos das alegações do Benfica e em todos os defeitos, falhas e podres dos bandidos que habitam do outro lado da segunda circular. É normal vermos o mesmo em programas da Sporting TV, e suponho que também aconteça frequentemente no Porto Canal.

Até que foi dada a palavra a um outro participante - que nunca tinha visto mais gordo ou mais magro - que começou a comparar Bruno de Carvalho a Kim Jong-un e o Sporting à Coreia do Norte, inclusivamente fazendo a laracha típica dos penteados que se podem ou não fazer em Alvalade. Sentindo que este ilustre especialista teria ainda alguns momentos memoráveis guardados na manga, decidi começar a gravar o programa. Infelizmente, o Meo Go do amigo do Inácio não permite voltar atrás no tempo, pelo que não pude fazer o registo vídeo do sketch da Coreia do Norte, mas valeu a pena gravar o que se passou dai para a frente.

O melhor momento acabaria mesmo por vir poucos minutos depois, quando o ilustre especialista começou a falar nas acusações que o Sporting acabou por fazer posteriormente a determinadas figuras do Benfica... e em particular a Pedro Guerra:



Sim, caros concidadãos: aquilo que Pedro Guerra faz afinal é... JORNALISMO! Suponho, portanto, que perante isto, poderemos passar a afirmar que aquilo que o Dr. Mengele fazia era medicina, que aquilo que Walter White e Jesse Pinkman faziam era química, que aquilo que João Capela faz é arbitragem, ou que aquilo que Dexter Morgan fazia nos tempos livres era medicina legal.

Mas o melhor ainda está para vir: um pouco depois trataram o ilustre especialista pelo nome, e fiquei a saber que o senhor se chama José Fanha Vieira. O nome não me era estranho, fui pesquisar no Google e encontrei isto: (LINK)

Sim, é verdade! Há umas semanas este ilustre especialista esteve pré-anunciado como novo Secretário de Estado do... DESPORTO! Do que o país se livrou...