terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vírus CMTV atacou o Jornal da Noite da SIC

Por ser um canal respeitável quando não ocupa o horário nobre a transmitir peças de propaganda sobre a obra e a figura do presidente Vieira, foi com preocupação que constatei que a informação da SIC sofreu ontem um breve mas preocupante ataque de CMTVêtite em pleno Jornal da Noite. Ora vejam:



Escândalo! Onde é que já se viu um assessor de imprensa interferir na escolha dos jornalistas que fazem perguntas numa conferência de imprensa? Suponho que nunca tal coisa terá acontecido na história das conferências de imprensa em política ou desporto no Portugal pós-25 de abril, caso contrário não se justificaria que a SIC colocasse o foco num canto de imagem e trouxesse os seus especialistas de leitura labial para mostrar ao grande público as palavras que Diogo André dizia enquanto escolhia o jornalista que faria a pergunta seguinte.

Constata o jornalista da SIC que só tinham sido feitas 3 perguntas até esse momento: 2 sobre o jogo e 1 sobre a arbitragem. De todos os dias, pelos vistos era mesmo nesta conferência de imprensa que os jornalistas queriam falar do jogo propriamente dito, depois de inúmeras conferências de imprensa dominadas pelos temas Carrillo, Rui Vitória, arbitragens que *favoreceram* o Sporting, e por aí fora. É preciso pontaria!

De registar também que, apesar de terem estado presentes um jornalista e (suponho) um operador de câmara do canal nessa conferência de imprensa, só 72 horas depois é que repararam na SIC que esta intervenção do assessor tinha acontecido. Ou isso, ou então estão apenas a fazer eco que os blogues e páginas de Facebook de benfiquistas começaram a fazer no domingo sobre este assunto.

Para além deste tratamento inédito (pelo menos que eu me lembre) a um assessor de imprensa de um clube de futebol português, os efeitos da CMTVêtite no Jornal da Noite não se ficaram por aqui. Imediatamente a seguir, o programa abordou a derrota do Porto em Guimarães:



Uma peça típica sobre um jogo disputado no dia anterior, em que mostram o golo, os principais lances e as palavras nas conferências de imprensa de Sérgio Conceição e Rui B--- hmmm, não mostraram as palavras de Rui Barros? Bem, isso, na realidade, até tem uma explicação simples: o Porto recusou-se a fazer uma conferência de imprensa após o jogo - o que não é propriamente normal, a não ser que um clube esteja em blackout. Mas sobre essa recusa em falar aos jornalistas, não houve um comentário sequer da reportagem da SIC.

Bem sei que foram dois jornalistas diferentes a fazer as duas peças, mas a partir do momento em que alguém tomou a decisão de fazer uma reportagem que se foca sobre o comportamento do assessor de imprensa do Sporting na conferência de imprensa, não me parece que faça grande sentido, a bem da coerência, que não se aponte sequer o cancelamento da conferência de imprensa do Porto.

Mas enfim, isto sou só eu, que tenho a mania da perseguição.