segunda-feira, 28 de março de 2016

A recandidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho deu ontem uma entrevista ao jornal A Bola, por ocasião dos três anos de presidência, em que fez um balanço do seu mandato e anunciou a sua recandidatura ao cargo.

A ida de Bruno de Carvalho a votos em 2017 não é propriamente uma notícia bombástica - a sua não candidatura é que seria, de facto, uma enorme surpresa -, mas vem ao encontro das expetativas de maior parte dos sportinguistas. Estou convencido que será necessário existir uma conjugação de fatores altamente improvável para que Bruno de Carvalho não seja reeleito: uma lista opositora com um nome muito forte (neste momento só vejo um, e não acredito que avance), uma época de 2016/17 desastrosa desde o princípio (possível mas não provável), e que se formasse uma falha geológica nos terrenos do pavilhão que obrigasse a que a obra fosse abortada.

Tenho, no entanto, que fazer duas observações sobre o momento e a forma do anúncio da recandidatura. Em primeiro lugar, creio que esta não era a altura certa para o fazer. Ao dar o tiro de partida para a pré-campanha das eleições de 2017, qualquer lista da oposição fica mais que legitimada para fazer o mesmo - e isso, quando a época está numa fase absolutamente crítica, não me parece propriamente benéfico para o clube.

Em segundo lugar, também não compreendo a escolha do jornal A Bola para a entrevista. Mesmo considerando que não foi feita por nenhum diretor / subdiretor do jornal (ter Bruno de Carvalho frente a frente com Fernando Guerra ou José Manuel Delgado só mesmo num ringue de boxe), não gosto de ver o presidente a dar motivos aos sportinguistas para comprar esse jornal. Bem sei que o Record tem revelado ultimamente uma vontade descarada de agradar ao mundo vermelho, mas poderia ter sido encontrada outra alternativa.

Retomando o assunto principal, por tudo o que já referi atrás e pelo que escrevi no post do balanço destes três anos de presidência, fico obviamente satisfeito com o anúncio da recandidatura do presidente. As qualidades que tem revelado, os resultados alcançados e a importância preponderante que teve na aproximação do clube aos sócios e adeptos, fazem de Bruno de Carvalho o mais óbvio dos nomes para a liderança do clube no quadriénio 2017-2021. Independentemente disso, será sempre positivo que apareçam listas alternativas que promovam um debate construtivo sobre o presente e o futuro do clube.