quarta-feira, 16 de março de 2016

O contrato de Coates

A cor das chuteiras de Coates

No última segunda-feira, dia 14, o Correio da Manhã colocou na capa a seguinte revelação:


Aquilo que parecia inicialmente apenas mais uma notícia ridícula do CM, acabou por se confirmar hoje através do Football Leaks. No contrato de Coates existe efetivamente uma cláusula que proibe a utilização de chuteiras vermelhas e azuis.


Percebo que haja a  preocupação de se tomarem determinadas medidas que reforcem ou protejam a identidade do clube, mas limitar contratualmente a escolha das chuteiras em função das cores dos rivais parece-me uma atitude completamente desnecessária e infeliz. Lamento escrever isto, mas desta vez merecemos ser capa do CM.


O salário de Coates

No contrato revelado pelo Football Leaks, também aparece (como seria natural) a remuneração mensal do jogador:


Mas também aqui o Football Leaks se atrasou, pois Pedro Guerra já tinha feito essa revelação na última segunda-feira, dia 14, quando indicou no programa Prolongamento o exato valor mensal recebido por Coates, para além da questão da ressalva de uma eventual desvalorização da libra.


Sobre isto, tenho três observações a fazer:

1. Curioso o facto de, mais uma vez, os paineleiros benfiquistas (e, já agora, o jornal de Octávio Ribeiro) se terem antecipado por uma questão de poucos dias a algo que o Football Leaks publicou. Não foi a primeira nem a segunda vez que isso aconteceu. Pedro Guerra também revelou os salários mensais de William Carvalho e Slimani. Veremos se esses contratos serão publicados em breve pelo site.

2. Pedro Guerra usou o salário de Coates no programa como arma de arremesso contra a gestão do Sporting. Disse que não faz sentido que o uruguaio seja o jogador mais bem pago do plantel. Reforçou a sua argumentação dizendo que o facto de Coates ser central ainda agrava este caso. Em primeiro lugar, há que relembrar que o jogador veio por empréstimo de um clube inglês. Estranho seria se viesse receber um salário abaixo da média. Em segundo lugar, Pedro Guerra deve-se ter esquecido que Luisão é, há muitos anos, dos jogadores mais bem pagos do Benfica - recebe cerca de 2M líquidos por ano, ou seja, quase o dobro de Coates. E isso não tem qualquer mal. Havendo meios para pagar esse nível de salários, mais importante do que ser central, ponta-de-lança, ou guarda-redes, é a utilidade que os jogadores têm para o clube. Para já, creio que nenhum sportinguista lamentará o valor que o Sporting paga ao uruguaio. Caros são os Taarabts, os Adriáns e os Labyads.

3. Considerando que este contrato foi assinado em janeiro, é preocupante ver que o Sporting continua a ser incapaz de conter a exposição pública de documentos que só ao clube dizem respeito. Da PJ nem vale a pena falar.