segunda-feira, 7 de março de 2016

Os alinhamentos do serviço público da RTP

Há coisas que me metem alguma confusão. Sei que pode ser uma embirração minha, sei que não é algo que tenha grande importância, mas como pressuponho que existe um racional na forma como qualquer profissional toma as suas decisões, em qualquer área que seja, não vejo qualquer lógica que um caso semelhante a tantos os outros seja tratado de forma diferenciada. Refiro-me ao alinhamento das notícias que os senhores do Jornal da Tarde da RTP decidiram fazer nos dias seguintes ao dérbis e clássicos que o Benfica disputou esta época.

Ontem, a vitória do Benfica em Alvalade foi a 2ª notícia a ser dada, às 13h02. Sendo um jogo importante, tendo o futebol o peso que tem na sociedade portuguesa, não é de estranhar o destaque que foi dado.


No entanto, nos dias seguintes aos restantes dérbis e clássicos desta época, a importância dada não foi a mesma. Há três semanas, a vitória do Porto na Luz foi noticiada às 13h24:


Em novembro, a vitória do Sporting ao Benfica para a Taça foi noticiada às 13h17:


Em outubro, quando o Sporting foi vencer por 3-0 à Luz, teve direito a ser referido às 13h23:


Em setembro, quando o Benfica foi derrotado no Dragão, a notícia foi empurrada para as 13h45:


Em agosto, no dia seguinte à Supertaça - o único título atribuído até ao momento -, os telespectadores do Jornal da Tarde tiveram que esperar 24 minutos até poderem ver o resumo da vitória do Sporting.


Ou seja, nos 6 jogos que opuseram Benfica a Sporting ou Porto, o único que mereceu um destaque maior foi precisamente aquele em que o Benfica ganhou.

Tudo uma enorme coincidência, seguramente.