quarta-feira, 13 de abril de 2016

Teorias da conspiração mainstream

Quem costuma ler este blogue, sabe que aqui se aprecia uma boa teoria da conspiração e se vão dedicando alguns (vá, muitos) posts a estranhas coincidências que se registam no futebol português. Uma das teorias da conspiração que, por vezes, vai sendo por aqui abordada, é a da ausência por suspensão de jogadores de clubes mais pequenos dos jogos contra os candidatos ao título.

Numas vezes essas ausências são forçadas pelos próprios dos jogadores, noutras são os árbitros que tomam a iniciativa. Por exemplo, ainda há cerca de um mês, o Boavista venceu na Madeira confortavelmente por 3-0, numa partida arbitrada por Bruno Paixão. Por volta dos 30 minutos, o árbitro assinalou uma falta de Nuno Henrique que mais ninguém viu, e mostrou (de forma absurda) o amarelo ao jogador do Boavista, que ficaria assim de fora do jogo seguinte. No período de descontos, quando o resultado já estava mais do que decidido, Anderson Carvalho atirou uma bola para a bancada com o jogo parado. Viu (bem) o cartão amarelo e também ficou afastado do jogo seguinte. Com quem jogava o Boavista na partida seguinte? Com o Benfica. Ou, há duas semanas, dois amarelos mostrados por Carlos Xistra a Leandro e Gonçalo Paciência (ambos discutíveis, principalmente o primeiro) que os deixaram de fora do desafio seguinte. Contra o Benfica, como bem se sabe.

Esta época, a estatística de jogadores adversários ausentes por castigo até está equilibrada entre Sporting e Benfica. Não há, portanto, grandes motivos para alguém reclamar algum tipo de diferença de tratamento neste departamento.

De qualquer forma, neste tipo de temas, a despesa da discussão pública é feita sobretudo pelos blogues e paineleiros afetos a clubes. Normalmente os jornalistas preferem manter-se numa espécie de moral high ground, não alinhando nem alimentando narrativas de adeptos fanáticos.

Como tal, não estava à espera que um subdiretor de um jornal desportivo abordasse este tema dos jogadores que se auto-excluem das partidas seguintes para limpar cartões. Mas foi exatamente isso que Nuno Farinha fez ontem. E não o fez de uma forma qualquer: fê-lo com um twist que, sinceramente, a mim - adepto-fanático-e-maluquinho-das-teorias-da-conspiração assumido, nunca me teria ocorrido fazer:



A questão, para Nuno Farinha, já vai para além da exclusão de jogadores de um jogo contra um candidato. O que o incomoda é o facto de os dois jogadores ficarem ausentes do próximo jogo e, consequentemente, ficarem disponíveis para defrontar um certo candidato ao título daqui a duas jornadas. Notável! A fasquia das teorias da conspiração acabou de ser elevada para um nível nunca visto na imprensa desportiva.

Curioso, no entanto, que só agora faça referência a este tipo de situações. Não me recordo, por exemplo, de comentários seus aos tais amarelos mostrados a jogadores de Boavista e Académica, que os deixaram de fora das partidas com o Benfica. Esse tipo de seletividade é expectável de uma pessoa como eu, mas fica muito mal num jornalista que, por princípio, deve ser isento e manter-se equidistante a todos os clubes. E muito menos andar a fazer eco daquilo que os blogues benfiquistas já andavam a escrever (LINK) sobre o assunto.

Se as teorias da conspiração passaram a ser mainstream, então sinto-me legitimado para dar largas à imaginação e construir também a minha versão alucinada para o próximo jogo do Rio Ave. Ora vejam: Guedes, Roderick e João Novais estão em risco de exclusão para a partida com o Benfica, e Vítor Pereira nomeou Manuel Mota - um árbitro que até é conhecido por sacar do cartão com facilidade - para o próximo jogo do Rio Ave, pelo que as probabilidades de haver ausentes forçados contra o Benfica até nem são más. A não ser - aqui que ninguém nos ouve - que não dê jeito que Roderick, jogador que fez toda a formação no Benfica, fique de fora da partida contra o seu antigo clube... Não está mal, pois não?

Nota: Nem tudo neste último parágrafo é para ser levado a sério. Não coloco, de forma alguma, o profissionalismo de Roderick (espero que possa jogar contra o Benfica). Quanto ao resto, logo veremos...