quarta-feira, 11 de maio de 2016

Coates para 2016/17

Serão poucos os sportinguistas (se é que existe algum) que não terão ficado satisfeitos com o anúncio de ontem da extensão do empréstimo de Coates para a época de 2016/17. Já se sabia que o acordo entre Sporting e Sunderland previa esta possibilidade (para além da cláusula que dá ao Sporting a opção de compra do seu passe por €5M), mas não havia nada no contrato entre Sporting e Coates (divulgado pelo Football Leaks) que obrigasse o jogador a permanecer em Lisboa para além de junho de 2016. Como tal, esta notícia acaba também por ser um sinal de contentamento do próprio atleta nestes meses em que atuou ao serviço do Sporting.

O empréstimo está garantido, mas o mais natural será que o Sporting exerça a opção de compra algures durante a próxima temporada. Seria complicado fazê-lo ainda em 2015/16, por causa da decisão do caso Rojo: considerando que o Sporting não pode apresentar prejuízo esta época por causa da questão do Fair Play Financeiro - objetivo que a decisão do TAS colocou em risco -, é normal que o clube deixe para 2016/17 os investimentos que podem efetivamente ser adiados sem quaisquer riscos desportivos ou financeiros.

Voltando à notícia da continuidade do uruguaio em Alvalade, é uma garantia de que continuaremos muito bem servidos no centro da defesa na próxima época. Coates tem características que assentam que nem uma luva nas ideias de jogo de Jorge Jesus: forte no jogo aéreo - que fazem dele uma barreira difícil de transpor nas bolas paradas defensivas e uma arma na frente -, robusto fisicamente, acima da média a sair a jogar, e uma passada larga que é fundamental numa linha defensiva tão subida como a do Sporting. Um patrão como há vários anos não tínhamos no centro da defesa, e que continuará de leão ao peito pelo menos mais uma temporada.