terça-feira, 5 de julho de 2016

O que preocupa Delgado a 60 horas da meia-final com Gales?

Segunda-feira de manhã. Estamos a menos de 60 horas do mais importante jogo da seleção portuguesa dos últimos 4 anos. Está em causa o apuramento para a final do Europeu, feito que apenas foi alcançado por uma vez na história do nosso futebol. Os jornalistas aglomeram-se na sala de imprensa para ouvir o jogador escalado pela FPF para prestar declarações. Existem vários temas interessantes que podem ser abordados, mas as regras impostas pela Federação limitam, a cada jornalista, uma única pergunta. Convém, por isso, que se tente fazer render ao máximo a oportunidade. A certa altura da conferência de imprensa, chega a vez do subdiretor do mais antigo jornal desportivo português em atividade: José Manuel Delgado. Que questão será colocada pelo veterano jornalista? Irá abordar os ajustes táticos que Fernando Santos está a preparar? Quererá saber qual o estado de espírito do grupo de trabalho? Ou aproveitará para conhecer, na primeira pessoa, qual a condição física do jogador? Nada disto, na realidade. A pergunta que José Manuel Delgado colocou foi esta:

(retirado do blogue Com quem joga o Sporting)

O Renato teve no Benfica a oportunidade que você gostaria de ter tido no Benfica?

Carvão para cima de Jorge Jesus, eis aquilo que estava na cabeça de José Manuel Delgado. Com um líder destes, não admira que A Bola - que já foi um dia uma referência do jornalismo português - seja hoje um jornal falido, tanto financeiramente como deontologicamente. 

Tenho a certeza que se fosse um mero adepto a fazer esta mesma questão, não faltariam jornalistas a etiquetá-lo de doente, criticando-o por clubite exagerada. E se calhar teriam razão, tal o grau de desadequação da pergunta face ao contexto em que foi feita. Mas tendo sido um jornalista a fazê-la, as opções alargam-se um pouco mais: ou a fez por gosto - como qualquer adepto teria ao tentar dar uma alfinetada num clube rival - ou a fez por obrigação. Ou, na realidade, até a pode feito pelas duas razões em simultâneo - quem diz que não se pode encontrar prazer no trabalho que nos calha? Por relevância é que não foi de certeza, tão explorado que já foi este tema no passado recente, e porque a ocasião atual deveria abster os jornalistas de atiçar as desavenças entre clubes. Só José Manuel Delgado saberá os motivos que o levaram a fazer o que fez, mas quer tenha sido por gosto ou por obrigação, não devia poder exercer o cargo que tem.