sexta-feira, 29 de julho de 2016

Wikicelis, powered by SIC

Sabia que Guillermo Celis... foi o dono do meio-campo da seleção da Colômbia na Copa America?

Sim, foi indiscutivelmente o dono do meio-campo. O novo jogador do Benfica teve a seguinte contribuição:
  • 1º jogo da fase de grupos: entrou aos 73' na vitória contra os EUA
  • 2º jogo da fase de grupos: entrou aos 58' na vitória contra o Paraguai
  • 3º jogo da fase de grupos: titular na derrota contra a Costa Rica (a Colômbia já estava qualificada à partida deste jogo)
  • Quartos-de-final: não jogou na vitória por penáltis contra o Perú
  • Meia-final: não jogou na derrota contra o Chile
  • 3º / 4º lugar: titular na vitória aos EUA (o titular, Carlos Sanchez, estava castigado)

Guillermo Celis foi titular em 2 dos 6 jogos da Colômbia: no 3º jogo da fase de grupos, em que a Colômbia já tinha a qualificação garantida; e no jogo para apurar o 3º e 4º classificado. Indiscutivelmente, o dono do meio-campo da seleção, tanto que o selecionador o procurou poupar o mais possível ao longo do torneio para que pudesse estar fresco na final.


Sabia que Guillermo Celis... é um médio que chega com facilidade à área para finalizar?

Sim, conforme comprovam os 6 golos marcados em 129 jogos enquanto esteve no Junior Barranquilla.


Sabia que Guillermo Celis... tem 3 tatuagens?

Sim, Guilhermo Celis tatuou no seu corpo o nome do pai, o nome da mãe, e Jesus Cristo.


Sabia que Guillermo Celis... usa botas que, juntas, não pesam mais que 200 gramas?

É verdade. E são amarelas e da marca que patrocina o Benfica. "duzentos gramas", claro, e não "duzentas gramas". Assim se fala em bom português.


Sabia que Guillermo Celis... usa botas que não são tão pesadas como o MANTO SAGRADO que usará no corpo?

Esclarecimento: esta afirmação foi feita em sentido figurado, quer a questão do peso, quer o uso da expressão manto sagrado.



Se não sabia estes cinco importantíssimos factos sobre Guillermo Celis, é porque não tem estado atento aos noticiários da SIC e SIC Notícias. Os canais de Balsemão têm prestado, ao longo das últimas semanas, um serviço público que deve fazer Carlos Dias da Silva corar de inveja. Detalhadas reportagens do centro de estágio inglês onde o Benfica fez parte da sua preparação, reportagens diárias que nos informaram de factos tão relevantes como Pizzi dizer a Celis que não pode usar pulseiras nos treinos, ligações em direto para ouvir o enviado especial, e, claro, peças diárias de apresentação pormenorizada dos reforços benfiquistas. Foi precisamente na reportagem de apresentação de Celis (que dura três minutos) que pudemos ficar a conhecer estes rigorosos e incotornáveis dados sobre o jogador colombiano.

Para quem não viu, aqui está o best-of da peça (decidi poupar-vos das partes menos interessantes):


Propaganda para promover um jogador utilizando factos falsos, publicidade descarada a uma marca ligada ao clube e informação irrelevante que ficaria bem no Alta Imbecilidade da BTV, mas nunca em noticiários de televisões generalistas. O jornalista Nuno Pereira e o editor de desporto da SIC (alguém me sabe dizer quem é?) têm bons motivos para estarem orgulhosos deste impagável exercício de nacional-benfiquismo, pensado para ser apresentado em horário prime time.

P.S.: não há aqui nenhum objetivo de menorizar o jogador; apenas comentar aquilo que foi dito por Nuno Pereira. Não faço nenhum juízo de valor do atleta, nem faço ideia se tem ou não qualidade para conseguir impor-se no Benfica. Descobriremos a resposta a isso ao longo da época.

(obrigado, JAP!)