quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Soltas sobre o apuramento do Porto e o clássico de domingo


  • Quem, na semana passada, viu os primeiros 20, 25 minutos da 1ª mão, dificilmente imaginaria que a eliminatória acabasse com uns concludentes 4-1 para o Porto. Incrível como uma equipa como a Roma se descontrola emocionalmente e acumula 3 expulsões nas duas partidas, praticamente convidando o Porto a seguir em frente. Mérito para o Porto, de qualquer forma, por ter sabido aproveitar a vantagem numérica no Dragão e pela boa entrada no jogo de ontem.
  • A diferença que uma arbitragem isenta faz: se o Sporting tivesse apanhado arbitragens destas contra o CSKA, teria conseguido apurar-se confortavelmente.
  • Importantíssimo, do ponto de vista financeiro, este apuramento. Representará pelo menos mais 15 milhões de euros de receitas, e significa a entrada imediata de dinheiro fresco que, muito provavelmente, será usado para reforçar a equipa. Deveremos esperar um Porto teoricamente mais forte no final do mês.
  • Será que a novela Rafa terá, perante os novos argumentos portistas, um novo capítulo?
  • Psicologicamente, é um peso que sai de cima dos ombros de Nuno Espírito Santo e do plantel. É normal que apareçam em Alvalade muito moralizados. No entanto, há que não esquecer as circunstâncias em que os dois resultados foram obtidos: dos 180 minutos da eliminatória, 100(!) foram disputados em vantagem numérica, e em 40 desses minutos o Porto jogou com mais dois elementos.
  • O que pesará mais no domingo? O moral ganho ontem, ou um eventual desgaste que comece a fazer-se sentir nas pernas à medida que o tempo for avançando? 
  • Independentemente disso, creio que o Sporting é favorito para o clássico. Não só pelo fator casa (Alvalade é o estádio português onde o Porto costuma revelar mais dificuldades), mas também pelo facto de ambas as equipas estarem ainda em processo de consolidação de processos, tendo aí o Sporting a vantagem de estar mais avançado pelo trabalho realizado na época anterior. Como é evidente, qualquer resultado é possível e o Porto é sempre um adversário perigosíssimo que não pode, de foram alguma, ser menosprezado, mas tenho confiança que o Sporting conquistará os três pontos.