terça-feira, 15 de novembro de 2016

A polémica do túnel de Alvalade

Sobre as reações que existiram às imagens divulgadas do túnel de Alvalade, destaco dois vídeos. O primeiro, da autoria da SIC Notícias, que faz um bom resumo do que se passou:


Depois, a intervenção de José de Pina sobre o desmoronamento de todas as narrativas que se tentaram criar desde o final do Sporting - Arouca:


A minha opinião:

1. Fica provado, sem margem para quaisquer dúvidas, de quem é a responsabilidade de toda a confusão. Joel Pinho mentiu, com todos os dentes que tinha, na conferência de imprensa que deu logo após os incidentes. As imagens comprovam a versão do Sporting: foi o presidente do Arouca, Carlos Pinho, que provocou toda a situação. Carlos Pinho começou por empurrar Bruno de Carvalho, agride o steward, chamou elementos do Arouca para a zona, fez todas as despesas da festa. Bruno de Carvalho respondeu-lhe e abandonou a área de imediato.

2. Sobre a nouvelle polémica cuspidela vs. vapor de cigarro eletrónico, aplica-se aquilo que escrevi na semana passada sobre as versões antagónicas das duas partes: não tenho forma de saber o que efetivamente aconteceu, mas estou, mais uma vez, inclinado a acreditar na versão do Sporting. Por dois motivos muito simples: 1) teria que ser uma senhora cuspidela, tal o tamanho da mancha que as imagens mostram, uma coisa para deixar assadas as glândulas salivares do presidente do Sporting; 2) mas, mais importante, se tivesse havido cuspidela, Joel Pinho não teria deixado de o referir na tal conferência de imprensa. Os dias foram passando, e não houve qualquer referência a uma cuspidela: nem de gente do Sporting, nem de gente do Arouca, nem de ninguém da FPF. Apenas ontem, às 23h30, hora e meia após terem começado os programas de segunda à noite, é que o Arouca referiu isso, da forma mais surreal possível:


Oito dias depois, constataram que o seu presidente foi alvo de uma cuspidela. Espero que se tenham lembrado de avisar Carlos Pinho para limpar a saliva alheia da sua face.