quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Resumo objetivo do que se passou no túnel

Excelente a peça jornalística que a SIC passou ontem no Jornal da Noite. Os factos foram relatados tal como aconteceram, sem juízos de valor ou interpretações de qualquer espécie, recuperando as declarações de Joel Pinho e Nuno Saraiva proferidas logo após os incidentes. Tentei gravar a imagem com a resolução máxima possível, mas recomendo que a vejam numa televisão de alta definição. De qualquer forma, aqui fica: 


O que se pode concluir de tudo isto?

1) Não há nada que corrobore a versão que Joel Pinho apresentou na noite dos incidentes. Bruno de Carvalho estava numa área comum do estádio, e não numa zona de acesso restrito a elementos do Arouca. Fica claro para toda a gente que a situação foi provocada pelo senhor seu pai, Carlos Pinho. Carlos Pinho é que foi na direção de Bruno de Carvalho com gestos ameaçadores, Carlos Pinho é que encostou o antebraço em Bruno de Carvalho. Carlos Pinho agrediu dois stewards. Na peça da SIC só é clara a primeira agressão, mas podem ver aqui, de forma mais evidente, a outra agressão de Carlos Pinho, que atingiu um segundo steward na cara.



2) O comunicado publicado na noite de segunda-feira pelo Arouca, através da sua página de Facebook, não é mais do que um novo desfile de mentiras:


Em primeiro lugar, na peça exibida em cima, a SIC confirma ter recebido 10 minutos de filmagens ininterruptas, de três câmaras diferentes. Se não mostrou a totalidade dos 10 minutos dos três ângulos disponíveis foi, evidentemente, por não ser relevante. Primeira mentira. Para além disso, não se sabe se foi ou não o presidente do Sporting a disponibilizar as imagens. Existem várias outras entidades que as possuem: a Polícia, o CII da Liga e, muito provavelmente, o CD da FPF.


Vendo numa televisão de alta definição a reportagem da SIC, deixei de ter qualquer dúvida: é vapor que sai da boca de Bruno de Carvalho. É perfeitamente visível, num ecrã que permita visualizar as imagens na melhor resolução possível, que a nuvem deixa um rasto que fica a pairar no ar. Segunda mentira. Aliás, se fosse verdade, Joel Pinho nunca deixaria de referir isso no próprio dia.

Para além disso, percebe-se facilmente que a atitude de André Geraldes é de pacificação, não havendo qualquer agressividade nas ações do diretor do Sporting. Terceira mentira.

Mentira atrás de mentira atrás de mentira. Uma fuga para a frente de gente que foi sendo sucessivamente desmascarada à medida que os factos foram sendo clarificados. 

Parabéns à SIC e a Gonçalo Azevedo Ferreira pela qualidade e equidistância da peça exibida. Uma raridade nos dias que correm, que destoa, por exemplo, dos convites que alguns canais de informação fizeram a habituais comentadores da BTV (João Diogo Manteigas e João Lima Cluny) para darem opiniões supostamente imparciais na sua qualidade de especialistas em direito desportivo. Obviamente, não é de estranhar que ambos tenham pedido punições iguais para os dois presidentes. Está para nascer o dia em que estes sujeitos não se apressem a traçar o pior cenário possível para o Sporting. Os factos e as leis são pormenores secundários.