sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

O Jogo, o seu diário desportivo de fake news

Não que fosse necessário, mas o dia de ontem demonstrou, mais uma vez, que certa comunicação social procura explorar todas as oportunidades que surgem para desestabilizar o Sporting. Desta vez, o assunto foi a utilização de Francisco Geraldes no desafio da equipa B frente ao Varzim:


A vontade em criar casos no Sporting é de tal forma irresistível, que nem reparam nas contradições em que se metem. Segundo O Jogo, Geraldes foi forçado a descer aos bês, defrontando o Varzim contra a sua vontade. Por outro lado, Matheus foi "convidado" (assim mesmo, com aspas), mas recusou. Ou seja, Matheus podia recusar mas Geraldes não? Que sentido é que isto faz?

A "notícia" (assim mesmo, com aspas) que O Jogo deu sobre Matheus acabaria por ser desmentida no próprio dia (LINK), pois, afinal, Matheus Pereira está a cumprir um castigo de seis jogos de suspensão pela sua expulsão contra o Porto B, determinado pelo CD da FPF a 31 de janeiro. Este castigo tem de ser cumprido integralmente em jogos da equipa B, sendo que o atleta pode jogar pela equipa principal caso o treinador assim o entenda.


Fica bem patente, portanto, a qualidade da informação e o nível de honestidade do jornal O Jogo. Os "jornalistas" (assim mesmo, com aspas) de serviço pegaram em duas peças completamente soltas (a utilização de Francisco Geraldes e a não utilização de Matheus Pereira), e conseguiram retirar daqui a extraordinária conclusão de que o brasileiro se recusou a jogar. Pós-verdade ou fake news no seu melhor.

Mas se isto não fosse suficiente para comprovar a falta de ética e profissionalismo de quem decidiu criar estes factos, o jornal O Jogo ainda nos presenteou, no mesmo dia, com esta pérola:


De um lado, o horror, o drama, a azia. Do outro, tudo normal. É esta a realidade alternativa que o jornal O Jogo tenta criar todos os dias.

O Jogo, uma espécie de Breitbart do futebol português.


Sobre a utilização de Geraldes

Em relação à questão de Francisco Geraldes, até acredito que o jogador não tenha ficado propriamente satisfeito por este regresso (ainda que pontual) à equipa B. Estava a jogar (e muito bem) numa equipa da I Liga, e ao ser chamado de volta a casa é normal que a sua expetativa seja jogar na equipa principal. Mas daí a dizer-se que jogou contrariado vai uma grande distância.

Aquilo que me leva a acreditar que não existiu qualquer caso com o jogador foi a qualidade da sua exibição. Apesar da derrota, Geraldes jogou muito bem. Sempre a dar indicações aos companheiros, com e sem bola, procurando constantemente dar linhas de passes aos colegas, a jogar e a fazer jogar. O golo de Leonardo Ruiz surgiu a partir de uma assistência de Gelson Dala, que se tinha desmarcado após um passe magistral de... Francisco Geraldes.


E ainda a chamar o companheiro para regressar rapidamente para o seu meio-campo para tentarem a reviravolta... sinal nítido de quem estava ali a fazer um frete.

O Sporting B está numa situação complicada. É normal que comecem a ser chamados jogadores da equipa principal para ajudar a equipa a sair daquela situação. O Porto fez o mesmo com Rui Pedro, o Benfica fez, no ano passado, o mesmo com Gonçalo Guedes. Como tal, não vejo que esta chamada de Francisco Geraldes constitua um problema, só por si. Mas tem de haver coerência por parte de quem toma estas decisões, já que existem outros jogadores que têm tido muito pouca utilização na equipa principal, como Douglas, Beto, Castaignos ou Jefferson. Será um valente tiro nos pés se houver discriminação nestas descidas à B, ao ponto de serem vistas pelos "sacrificados" como um castigo. E Francisco Geraldes, pela excelente época que tem feito, pelo seu passado no clube, e pelo seu sportinguismo, não mereceria ser alvo de um tratamento diferenciado pela negativa.

Acredito que haverá bom senso por parte dos responsáveis do Sporting na gestão deste assunto, a bem da motivação de jovens que têm imenso para dar ao clube.