quinta-feira, 30 de março de 2017

Record ataca Nuno Saraiva (e Francisco J. Marques) usando Hugo Gil como fonte

Ontem, enquanto decorria a entrevista de Bruno de Carvalho à TVI, a CMTV debruçou-se longamente sobre um post do blogue Hugo Gil, no qual Nuno Saraiva e Francisco J. Marques - respetivamente diretores de comunicação de Sporting e Porto -, eram acusados de terem telefonado para um fórum da TSF usando identidades falsas para atacar o diretor de comunicação do Benfica.

Print screen do post do blogue Hugo Gil, captado a 30-Mar.

O teor deste post não surpreende, vindo de quem vem. É carvão, mas carvão do mau. A voz do primeiro participante que é associado a Saraiva é parecida, de facto, mas, não me parece que seja dele. A segunda voz associada a Saraiva... não tem absolutamente nada a ver, e até tem um ligeiro sotaque do norte (!):


De qualquer forma, o facto de ser ou não ser Saraiva e o facto de ser ou não ser Francisco J. Marques (que desmentiu no programa Universo Porto da Bancada ter telefonado para a TSF) até é secundário. 

Não me espanta que a CMTV tenha pegado nisto e tenha apresentado o post de Hugo Gil como um facto comprovado, sem qualquer tentativa de apuramento da verdade antes de avançarem por este caminho - apenas me custa ver o papel patético a que José Manuel Freitas se presta. 


De facto, vivemos num país do faz-de-conta. José Manuel Freitas foi um jornalista que em tempos prezei, e hoje em dia parece condenado a fazer o papel de palhaço de serviço para um canal que vive do sensacionalismo. Diz que Nuno Saraiva devia ter ligado para a TSF, identificando-se como diretor de comunicação do Sporting - mas, na realidade, não é nada que Nuno Saraiva não tenha feito às claras, como o que se passou há pouco mais de dois meses... na própria CMTV:


Cabe na cabeça de alguém que Saraiva teria problemas em telefonar para uma rádio séria como a TSF, quando já demonstrou não ter problemas em telefonar para uma esterqueira como a CMTV?

Mas até aqui, tudo normal, considerando os intervenientes. O que realmente me incomoda é ver o Record - um jornal que, a meu ver, ainda não desistiu completamente de querer ser levado a sério - também a dar cobertura a esta fantochada, quer no online, quer na edição em papel:


Por azar, só encontraram a fotografia de Nuno Saraiva

Foi também uma pena a CMTV, José Manuel Freitas e o Record não terem visto este comentário no blogue Hugo Gil:


Se uma é fonte suficientemente legítima, então por que não dar o mesmo nível de credibilidade a este comentário? O perfil de Facebook indicado como sendo o do participante no fórum parece ser real.

Basicamente, o que aconteceu foi isto: o Record pegou numa não-notícia, usando como pretexto uma reação da TSF, para difundir de forma detalhada toda a versão do blogue benfiquista mais conotado com a equipa de propaganda oficiosa do Benfica. Com que objetivo? Evidentemente que não é o de informar os seus leitores, pelo que seria interessante que esclarecessem o motivo que levou os responsáveis do jornal a decidir publicar este artigo. Para mim, é claro: um ataque aos diretores de comunicação de Sporting e Porto.

E que raio de critério jornalístico é este? Desde quando é que o blogue Hugo Gil, um espaço que não é propriamente conhecido pelo rigor (e pela inteligência, já agora) com que aborda os temas que escolhe, serve de fonte de informação para o Record? Querem ser levados a sério? Assim fica difícil.