segunda-feira, 10 de abril de 2017

Tiago Martins+Benfica: que sentido faz o CA insistir numa fórmula errada e esperar resultados diferentes?

Quando soube que Tiago Martins tinha sido nomeado para o Moreirense - Benfica, não pude deixar de sorrir ironicamente. Este árbitro está no 1º escalão da arbitragem nacional há apenas duas épocas, mas já é conhecido por ter uma infelicidade constante de, nos jogos em que participa o Benfica, cometer erros múltiplos, sempre a favorecer a mesma equipa.

O árbitro não perdeu tempo a concretizar todo o potencial que Vítor Pereira viu nele. Na sua estreia em jogos dos grandes, na 1ª jornada da época passada, logo aos 10' de jogo, perdoou um penálti claríssimo de Luisão sobre um jogador do Estoril.


Mais tarde, no mesmo jogo, a cerca de quinze minutos do fim, numa altura em que o Benfica vencia por 1-0, inventou um penálti (a favor do Benfica, obviamente) que acabou com as dúvidas no resultado.


O segundo jogo que Tiago Martins fez do Benfica não foi melhor. Impediu o Nacional de passar para a vantagem no marcador ao vislumbrar uma falta ofensiva inexistente:


Tiago Martins faria um terceiro jogo do Benfica na época passada: a meia-final da Taça da Liga contra o Braga. Não cometeu erros graves com influência direta no resultado, mas, nos últimos quinze minutos, comportou-se como o melhor defesa do Benfica quando o Braga procurava o golo do empate, cortando de forma incompreensível vários lances de ataque da equipa visitante:


A experiência acumulada na I Liga não parece ter ajudado Tiago Martins a melhorar a qualidade das suas arbitragens em jogos do Benfica. Já esta época, foi protagonista na meia-final da Taça da Liga entre o Moreirense e o Benfica, ao realizar uma arbitragem escandalosa, perdoando várias expulsões a jogadores do Benfica - a de Pizzi e a de Samaris foram de bradar aos céus -, para além de ter inúmeras decisões erradas (a favorecer quem vocês sabem) numa tentativa óbvia de inclinar o campo. Aqui fica o vídeo para quem não se lembra:



Certamente que terá sido como prémio por esta excelente prestação que o Conselho de Arbitragem decidiu nomear Tiago Martins para o Moreirense - Benfica de ontem. Como é óbvio, seria difícil esperar uma atuação diferente, dado o histórico do árbitro. E Tiago Martins voltou a não desiludir: o golo do Benfica nasce de uma falta não existente (e que valeu um amarelo a Dramé), ficaram vários amarelos no bolso por faltas duras de jogadores do Benfica, e houve dois vermelhos perdoados a Luisão e a Samaris.

(via @leao_rampante)

Pode haver quem tente contra-argumentar dizendo que Tiago Martins é um árbitro permissivo, e que usa o mesmo critério disciplinar com todas as equipas. Não é o caso. Relembro, por exemplo, o que aconteceu na penúltima jornada da época passada: Adrien Silva estava em risco de perder a última e decisiva jornada caso levasse um amarelo, e Tiago Martins, árbitro do Sporting - V. Setúbal, à primeira oportunidade que teve, exibiu-lhe o cartão amarelo por isto...

(via Mister do Café)

... deixando o capitão do Sporting de fora do jogo com o Braga.

Quando o Benfica é parte interessada, direta ou indiretamente, de uma partida, Tiago Martins tem a recorrente infelicidade de cometer erros que favorecem sempre o mesmo lado. Qualquer pessoa minimamente atenta já se apercebeu há muito desta tendência, pelo que o Conselho de Arbitragem sabia dos riscos que corria quando decidiu nomear Tiago Martins para o jogo de ontem. Resta saber o motivo: é que quando alguém insiste numa fórmula que é comprovadamente errada, não pode estar à espera de resultados diferentes.