segunda-feira, 22 de maio de 2017

Fim-de-semana à Sporting

Depois de duas de semanas absolutamente tenebrosas, o fim-de-semana que passou correu muito bem em várias frentes.

Futebol masculino

O Sporting despediu-se da época 2016/17 com uma vitória confortável sobre o Chaves por 4-1. Jorge Jesus fez alinhar um onze com algumas novidades (Beto, Esgaio, Palhinha e Matheus) e, mais tarde, daria minutos a Francisco Geraldes e a oportunidade de estreia a Gelson Dala.

A figura da partida foi Bas Dost, que marcou três golos, muito bem auxiliado pelos miúdos: Podence sofreu o penálti que deu o 1-0, Matheus fez a assistência para o 2-0 num canto e marcaria o 3-0 a passe de Gelson Martins.

Apesar da hora absurda e das más exibições recentes, Alvalade teve uma assistência bastante razoável. De destacar o silêncio das claques durante os primeiros 20 minutos como forma de protesto pelo mau futebol das duas jornadas anteriores. Achei a melhor atitude possível: marcaram presença no estádio (seria tão mais fácil ficarem em casa) e não deixaram de apoiar a equipa, como é hábito, nos restantes 70 minutos. Por outro lado, não posso deixar de lamentar a tarja que foi exibida dirigida a Rúben Semedo.


Futebol feminino

Depois da conquista do título nacional em séniores no sábado, o Sporting conquistou ontem o título nacional de juniores na final a três disputada em Rio Maior. 

Depois de no sábado o Vilaverdense ter vencido o Apel por 4-0, o Sporting iniciou o dia de ontem vencendo o Apel pelos mesmos 4-0. No jogo decisivo, à tarde, frente ao Vilaverdense, e apesar de ter tido apenas cerca de 3 horas de descanso entre um jogo e outro, o Sporting venceu por 3-1 e sagrou-se campeão nacional na categoria sub-19 - numa campanha imaculada, com 20 vitórias em 20 jogos disputados.

Podem ver de seguida o resumo dos dois jogos, e aconselho que ouçam as palavras da treinadora Mariana Cabral e da capitã Francisca Silva, que espelham bem os valores que queremos ver em todas as equipas do Sporting:


Parabéns às jogadoras, equipa técnica e dirigentes por mais esta conquista! Para já, o futebol feminino ganhou tudo o que havia para ganhar: campeonato nacional séniores e juniores, e campeonato distrital em juvenis. Ainda há por disputar as taças nos 3 escalões.


Andebol

Apesar de já terem sido vários os desaires inacreditáveis que a equipa de andebol protagonizou, a verdade é que chegamos a este momento com excelentes possibilidades de conquistar tudo.

Ontem, o Sporting assegurou uma vantagem de 9 golos na final da Taça Challenge ao vencer o Turda por 37-28. A equipa controlou a partida inteira, conseguindo manter desde cedo uma diferença dilatada no marcador. Infelizmente, os últimos minutos não foram bem geridos, o que nos poderá ter custado dois ou três golos que, esperemos, não venham a fazer falta na 2ª mão, que se disputa na Roménia no próximo fim-de-semana. De relembrar que, nas meias-finais, os romenos recuperaram de uma vantagem idêntica. Aqui fica o resumo do jogo de ontem:


No sábado, o Porto perdeu por 28-27 no Pavilhão da Luz, o que permitiu ao Sporting ficar isolado na 1ª posição a uma jornada do fim. Se o Sporting ganhar na receção ao Benfica, no dia 31, será campeão nacional.



Rugby feminino

A equipa de sevens juntou este fim-de-semana a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional, após ultrapassar o Bairrada, Lifeshaker e Agrária, e vencer na final o Sport Porto por 36-19. De destacar a recuperação épica que a equipa conseguiu, pois chegou a estar a perder por 0-19.


Futsal

Os campeões nacionais iniciaram a participação nos playoffs com uma vitória por 5-1 em Oliveira de Azeméis, com três golos de Cavinato, um de Fortino e outro de Caio Japa. Basta vencer um dos dois jogos que se disputarão em casa para seguirmos para as meias-finais.

Futebol masculino: Juniores

No sábado, o Sporting recebeu o V. Guimarães, 2º classificado, e empatou a 0-0. Uma vitória teria garantido o título, mas as perspetivas continuam a ser muito boas: nas duas jornadas que restam, basta que o Sporting conquiste um ponto ou que o V. Guimarães não ganhe os dois jogos para conquistarmos o título.


Futebol masculino: Juvenis

O Sporting foi vencer 2-0 ao Seixal e ultrapassou o Benfica na classificação, estando agora em 1º, com dois excelentes golos de Diogo Braz. A fase de apuramento de campeão chegou agora ao finaç da 1ª volta. Na 2ª volta, o Sporting tem um calendário mais favorável: receberá em Alcochete o Braga (5º), Porto (3º) e Benfica (2º) e jogará fora com o Oeiras (6º) e a Académica (4º).

De lamentar o sucedido no final do jogo, com uma imensa falta de desportivismo da equipa técnica e alguns jogadores do Benfica, um dos quais agrediu barbaramente o guarda-redes Filipe Semedo.

Aqui fica o resumo do jogo:



Futebol masculino: Iniciados

Bela vitória sobre o Porto por 3-0, com uma grande exibição e excelentes golos, marcados por Rodrigo Costa, Daniel Rodrigues e Rodrigo Rego. O Sporting está em 2º lugar e a tarefa de vencer o campeonato não será fácil, pois precisará de ir vencer o Benfica no seu terreno.