quarta-feira, 3 de maio de 2017

O alegado aperto a Soares Dias no túnel

Muito se tem falado sobre os acontecimentos ocorridos no túnel de Alvalade no intervalo do Sporting - Benfica da jornada passada. Versões já houve muitas, mas a única coisa que parece certa é a presença indevida no local do assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves. O Benfica foi multado por essa presença indevida, enquanto o Sporting, enquanto responsável pela segurança do recinto, foi multado por ter permitido que essa presença indevida acontecesse.

Sobre o facto de Paulo Gonçalves ter conseguido aceder a um local que lhe era interdito, a primeira coisa que me ocorre perguntar é: como é possível o Sporting ter permitido uma coisa dessas? É necessário sermos assim tão bons anfitriões para um indivíduo destes? Quem foi o responsável pela falha de segurança? E se por acaso o homem forçou a entrada, nem consigo entender como não se aproveitou a oportunidade para convidar o cavalheiro a sair do local de forma mais "incisiva", a partir do momento em que havia legitimidade para o manter fora de uma área para a qual não tinha acesso.

Em relação à alegada pressão feita pelos responsáveis benfiquistas, Manuel Fernandes apresentou, no domingo passado, uma versão do que se terá passado:


Se por acaso esta versão for verdadeira, não consigo compreender como é que as imagens não foram ainda divulgadas publicamente. Vejo quatro hipóteses para isto não ter acontecido:

  • A versão de Manuel Fernandes não corresponde ao que aconteceu;
  • A versão de Manuel Fernandes corresponde ao que aconteceu, mas as imagens não são elucidativas;
  • A versão de Manuel Fernandes corresponde ao que aconteceu, mas as imagens contêm outras coisas que não são convenientes para o Sporting;
  • Somos uns bananas na guerra da comunicação.

Agora que as imagens já foram enviadas para a FPF, suponho que seja uma questão de tempo para descobrirmos qual das hipóteses é verdadeira.

Infelizmente, ainda está fresca na memória a forma como metemos os pés pelas mãos na recente polémica com o presidente do Arouca. O Sporting (suponho eu) libertou as imagens para a comunicação social sem que ninguém no clube conseguisse antever que a questão fumo/cuspo iria tornar-se no centro da discussão. Por essa e por outras, não sei o que pensar da forma como esta questão do túnel do dérbi está a ser gerida pelo clube.

Meio a brincar, meio a sério, começo a achar que não é impossível que as imagens venham a ser divulgadas primeiro pelo Porto Canal do que pela Sporting TV...