sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A agência de notação de risco de Rui Pedro Braz

Como não poderia deixar de ser, as contas do Sporting apresentadas ontem foram analisadas nos programas de comentário futebolístico da noite. Tal como é habitual, houve quem preferisse não fazer um comentário equilibrado - salientando os aspetos positivos e negativos de umas contas que, quer se queira quer não, foram o maior lucro apresentado pelas 3 SAD's até à data -, optando antes por tentar lançar sombras sobre o estado financeiro do clube.

Rui Pedro Braz foi um dos que vestiu o fato de analista de risco e, não surpreendentemente, colocou o rating do Sporting ao nível do lixo. Aqui ficam alguns momentos:


Em primeiro lugar: é extraordinário que Braz alinhe completamente pela versão do West Ham em como o Sporting aceitou, no último dia do mercado, vender William Carvalho - e que veja nisso um sinal de dificuldades financeiras da SAD. Alguém acredita que Bruno de Carvalho alguma vez aceitaria vender um dos mais importantes jogadores do Sporting, que tem apenas 25 anos, por 25 milhões? E em ano de mundial? Só em caso de extrema necessidade, coisa que uma passagem de olhos rápida pelo R&C demonstra logo não existir.

Depois, foca-se no "lucro" de 10 milhões entre as vendas e as compras, como se fosse um desastre. Convém lembrar que a partir do momento que o Sporting se qualificou para a Liga dos Campeões, a situação da tesouraria ficou bastante mais folgada. Contabilisticamente, o Sporting vai certamente precisar de vender mais para não apresentar prejuízo, mas tem até 30 de junho para o fazer. Se a tesouraria está folgada e se tem ainda largos meses para efetuar mais uma venda, por que motivo iria Bruno de Carvalho forçar um mau negócio?

Depois, referiu que Bruno de Carvalho disse que este é um ano de tudo ou nada para o Sporting. Não quero estar categoricamente a dizer que Braz está a mentir... mas, sinceramente, não me lembro de alguma vez o presidente do Sporting falar em ano de tudo ou nada. Só me lembro de ter ouvido isso da boca de cartilheiros.

Mas se o que foi dito até aqui demonstra uma evidente parcialidade/incompetência na análise do tema, isto que poderão ver a seguir talvez já entre no campo da doença psicológica:


Aquela mente deve estar de tal maneira formatada para pintar os cenários mais negros para o Sporting, que mesmo quando a SAD recebe mais dinheiro do que gasta, aquilo que lhe ocorre dizer é... "défice positivo". Depois de uma análise destas - ou deverei antes dizer "dissecação"? -, suponho que seja uma questão de tempo para o Sporting fechar as portas...

(obrigado, @por_dizer!)