quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

O estádio mais seguro do mundo

Chefe Afonso, da esquadra de Benfica. Chefe Cruz. Carlos Elias, da PJ. Chefe Simões, do DIAP. Agente Barreira, da PSP de Alcântara. Correia, também da PSP de Alcântara. Chefe Luís, do DIAP. E ainda João Polícia, do aeroporto, ficando a dúvida se não será apenas João, da polícia do aeroporto. Perante tal conjunto de agentes da lei, poderíamos muito bem estar perante alguma task force formada no âmbito da segurança pública, mas, na realidade, não é nada disso que se trata: são apenas os convidados de Luís Filipe Vieira para o Benfica - Sporting e/ou Benfica - Galatasaray de outubro de 2015.


Repare-se no título do quadro: está escrito, explicitamente, que são convidados do presidente.

Os convites não são para o camarote presidencial, normalmente reservado a figuras de maior relevo, mas de qualquer forma, havendo o dedo do presidente, acaba por ser um prémio de consolação bastante interessante. Como será que o protocolo do clube caracteriza este tipo de convites? Segundo um dos documentos ontem divulgados, um convite para o camarote presidencial significa o seguinte:

Guidelines do Protocolo (formerly known as Relações Públicas), via @Jangmeister

É bonito ver que, depois de incluir vários inspetores e juízes na sua Comissão de Honra para as eleições de 2012, o presidente benfiquista continua a demonstrar apreço por quem assegura a lei e ordem em Portugal: no total, foram 28 bilhetes oferecidos a agentes da autoridade, certamente escolhidos aleatoriamente de entre milhares de profissionais, como forma de agradecimento desinteressado de Luís Filipe Vieira pelo trabalho diário que fazem em prol da segurança dos cidadãos.

Felizmente que o Benfica é um clube que nunca aparece envolvido em casos de polícia, caso contrário talvez houvesse motivos para ficarmos preocupados perante este nível de proximidade. 

De qualquer forma, entre os agentes destacados para garantir a segurança do jogo, entre os stewards e os spotters, e entre os múltiplos convidados presidenciais na bancada, dificilmente terá alguma vez existido estádio mais seguro do que a Luz nesse final de tarde de outubro de 2015...