quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A teoria do fosso

A culpa é do fosso entre o futebol português e as principais ligas. A maior parte dos nossos comentadores despertou para essa realidade após a derrota caseira do Porto frente ao Liverpool por 5-0. É óbvio que uma equipa que gasta 80 milhões num central estará, à partida, suficientemente bem apetrechada para vencer qualquer equipa portuguesa. Perante as disparidades de investimento e dos salários praticados, o resultado normal será sempre a vitória da equipa que tem mais dinheiro para gastar, e não o contrário. Mas daí a achar que perder por 5-0 é um resultado que reflete esse fosso, também parece demasiada condescendência: no fim do dia, não deixam de ser 11 contra 11, e os clubes portugueses habituaram-se a ter uma série de jogadores que, mesmo tendo custado muito menos dinheiro e auferindo salários muito inferiores, estão à porta de serem recrutados pelas principais ligas. Perder por 5 é sempre um resultado catastrófico, tenha o adversário o nome que tiver, seja Liverpool, Bayern ou Basileia. A única distinção que pode ser feita é que, dentro do patamar catastrófico, há uns mais humilhantes do que outros.

O que acho mais curioso é que nas múltiplas ocasiões em que o Sporting perdeu com equipas desse patamar nas últimas duas épocas - Real Madrid, Borussia Dortmund, Barcelona e Juventus, em que, com exceção dos 2-0 de Barcelona, todas as derrotas foram por 1 golo, algumas das quais ao cair do pano - não me lembro de ter ouvido falar na teoria do fosso. O único resultado verdadeiramente anormal que o Sporting teve nas últimas edições da Liga dos Campeões foi a derrota por 2-0 em Varsóvia. De resto, discutiu taco a taco praticamente todos os jogos que fez. Pelo meio, empatou um dos jogos com a Juventus, venceu o Legia uma vez e venceu o Olympiakos duas vezes. Mas lembro-me bem das críticas que se ouviram, por exemplo, quando perdemos em Turim com uma reviravolta no último quarto de hora. Aí não me lembro de ouvir ninguém a falar em fossos. Dentro do que havia para ser cobrado, não houve condescendência.

P.S.: tenho muita pena que Ribeiro Cristóvão - aquele que receava que o Sporting humilhasse o futebol português quando saiu o Manchester City no sorteio - não tenha sido convidado ontem pela SIC Notícias para comentar o jogo. Aposto que seria apenas mais um a lamentar a existência do fosso...