terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

AG all in

Bruno de Carvalho estabeleceu as suas condições para continuar no cargo de presidente do Sporting. Nesse sentido, marcou nova AG para o próximo dia 17, onde os sócios deliberarão sobre 3 pontos: aprovação das alterações aos estatutos, aprovação das alterações ao regulamento disciplinar e, por fim, uma espécie de referendo à continuidade dos órgãos sociais do clube. Para os dois primeiros necessita de 75% de votos a favor, conforme está previsto nos estatutos. Para o terceiro, o presidente estabeleceu que a sua meta é uma votação igual ou superior à última eleição, ou seja, um mínimo de 86%. Falhando um dos três objetivos, os órgãos sociais demitir-se-ão de imediato.

Bruno de Carvalho colocou a fasquia muito alta e está a correr bastantes riscos. Isto sim, é um all in. Contra si está o facto de ser impossível repetir a afluência das últimas eleições, e é bastante provável que os seus detratores tenham maior facilidade em mobilizar números suficientes do que a generalidade das pessoas que o apoia - basta-lhes um voto contra por cada sete votos a favor. Perante isto, não se pode descrever a situação de outra forma: menos de um ano após as eleições, volta a haver uma votação decisiva para o futuro imediato do clube.

Alguns chamarão a este desafio uma espécie de chantagem, outros um pedido de voto de confiança. São duas leituras legítimas, mas, na minha opinião, depende apenas dos órgãos sociais definir se é um ou outro caso. 

Falando por mim: como considero fundamental a continuidade deste presidente e da atual direção, vou estar presente na AG e assumo já à partida que vou votar favoravelmente nos três pontos. Mas no caso dos dois primeiros pontos (estatutos e regulamento disciplinar) ainda não sei se o vou fazer por estar a ser chantageado ou por convicção.

Votar favoravelmente por chantagem ou convicção não fará qualquer diferença nesta AG, mas poderá ter repercussões em situações semelhantes que possam acontecer no futuro, pelo que isso não deveria ser indiferente para os órgãos sociais numa perspetiva de médio/longo prazo. 

O que preciso para votar por convicção nos primeiros dois pontos? Entender ao certo as implicações das alterações que estão a ser votadas. Perceber em concreto o que é que os estatutos e regulamento disciplinar atuais impedem que as novas versões permitirão. Havendo praticamente duas semanas até à AG, parece-me que o mínimo exigível, nestas circunstâncias, é ter o presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar na Sporting TV para dar os esclarecimentos necessários, permitindo, dessa forma, que os sócios possam ponderar sobre o que está em causa nestas alterações. 

Não vejo que haja necessidade de nova relegitimização, mas aceito que o presidente pense de outra forma. Posso não apreciar a forma que o presidente utiliza várias vezes para passar a sua mensagem, mas no fim do dia dou muito mais valor ao trabalho que apresentou e ao carácter que tem revelado na intransigente defesa dos interesses do Sporting.´Como tal, em relação ao terceiro ponto, votarei em apoio da atual direção com total convicção. É o mínimo que posso fazer depois de tudo o que Bruno de Carvalho e a sua direção têm conseguido ao longo dos últimos cinco anos.

Creio que todos perceberão o que está aqui em causa. Espero que não deixem de comparecer na AG todos aqueles que têm condições para o fazer.

P.S. calculo que a AG de dia 17 tenha uma afluência recorde. Assim, há duas coisas que não poderão falhar. Em primeiro lugar, a logística: suponho que a capacidade do pavilhão seja suficiente, mas não sei até que ponto não será melhor haver um plano de backup de utilização do estádio, para não se correr o risco de ficarem pessoas de fora. Em segundo lugar, a condução da assembleia: se Marta Soares não teve capacidade para conduzir a última AG, é melhor que se entreguem as rédeas a outro elemento da MAG que o consiga fazer de forma competente. Falhas a estes dois níveis poderão ter efeitos catastróficos para o clube. E já agora, que não se repita o atraso da última AG - os ânimos já estarão suficientemente exaltados, e não ajudará em nada se os sócios forem obrigados a esperar várias horas até ao início dos trabalhos.

EDIT 11h30: afinal a meta para o 3º ponto é também 75%. Essa informação foi colocada no site do Sporting pouco depois da intervenção de Bruno de Carvalho. Fica aqui a retificação.