segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Boicote à miserabilidade

Houve uma altura em que via os programas de segunda à noite sobre futebol com bastante regularidade. Quem diz os de segunda à noite, diz também os de domingo à noite e aqueles que, carregados de cartilheiros que se apresentam aos telespectadores como comentadores isentos, gostam de nos presentear com informações das suas "fontes" numa regularidade diária ou bidiária. Aos poucos, fui deixando de ver alguns, cansado da desonestidade intelectual que por ali abunda. Com o tempo, cheguei a um ponto em que deixei de os ver a todos, bastante antes de Bruno de Carvalho ter apelado a isso na Assembleia Geral. 

Por que é que deixei de os ver? Ao contrário do que possam pensar, não foi nenhuma decisão repentina alimentada por um espírito de revolta contra quem só sabe falar mal do Sporting. Foi porque às tantas dei por mim a perguntar-me por que razão desperdiçava tanto tempo a ver entretenimento tão mau. Nada daquilo é informação. É entrenimento desonesto, um insulto à inteligência de quem vê. Não foi nenhuma decisão de cariz político ou estratégico, não foi nenhum boicote, simplesmente... foi acontecendo. Tanto não foi que, esporadicamente, ia passando os olhos por um ou outro programa - normalmente para me banhar na azia de certas pessoas após um bom resultado do Sporting.

Mas desde que Bruno de Carvalho fez o apelo a que não se consumisse o peixe que malta desonesta como aquela nos quer vender, já nem o espírito mirone para observar a miséria e miserabilidade alheia me leva a ir lá. Faço-o de livre vontade, por entender que, efetivamente, é a única atitude lógica que posso ter perante o lixo que nos querem impingir. Já está mais que comprovado que o brio profissional significa pouco para aquela gente, então resta ir-lhes ao bolso não lhes dando nem um minuto de audiências.

Querem ouvir falar de bola? Há por aí muitos podcasts independentes (no sentido de não serem financiados por nenhum dos media mainstream ou por clubes), de analistas sérios ou de adeptos assumidos, que, apesar de não disporem da mesma qualidade de meios técnicos, dão quinze a zero a qualquer Mais Tabaco, Prolongamento, Dia Seguinte, Trio de Ataque, Liga de Ouro, Pé em Riste,  Juízo Final, Tempo Extra ou Playoff da vida. Comecem, por exemplo, pelo Sporting160: AQUI (link direto) ou AQUI (iTunes).

Façam um esforço, resistam às tentações que possam surgir, e daqui a umas semanas nem se vão lembrar de que aqueles programas existem. Há boicotes que valem a pena. Acreditem: a vossa sanidade mental vai agradecer.