segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Moço de recados

Na passada quinta-feira, José Ribeiro relatou dois episódios da sua passagem pelo Record em que Nuno Farinha serviu de correia de transmissão do Benfica e tentou impor a vontade do clube sobre a reputação de dois dos seus jornalistas e do rigor noticioso do próprio jornal.

A primeira das situações foi bastante falada na altura: após uma entrevista do Record a Jorge Jesus, pouco depois da mudança do treinador para o Sporting, Pedro Guerra disse que Jesus, em off, teria falado mal da estrutura do Sporting. Isso valeu a colocação de um processo por parte de José Ribeiro a Pedro Guerra - o que também foi público na altura. O que fez Nuno Farinha, na sua condição de subdiretor? Defender o colega? Não, tentou pressionar o colega a abandonar o processo a Pedro Guerra.

A segunda situação tem a ver com declarações de Talisca após o empate do Besiktas na Luz, no princípio da temporada passada. O brasileiro disse, após o jogo, que houve uma altura em que o Benfica não lhe pagou um salário. O Benfica conseguiu pôr a circular em alguma imprensa que isso não era verdade, coisa que, na altura, desmontei aqui: LINK. Mais uma vez, qual foi a preocupação de Nuno Farinha? O rigor na informação dada aos leitores? Infelizmente, também não.

Aqui fica o vídeo:


Infelizmente, está visto que o sujeito em causa se comportava mais como um moço de recados do que como um subdiretor de um jornal. Nada que surpreenda, face aos mails que têm aparecido. Pelo menos aí houve um momento de total sinceridade, quando Farinha escreveu a Paulo Gonçalves umas palavras que espelham bem o que se tem passado ao longo dos últimos anos: "nunca te falho".