quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

M*rdas que só mesmo connosco, nº 15: O sermão do padre Capela na catedral

João Capela pode não ser um dos padres elencados por Adão Mendes no famoso mail enviado a Pedro Guerra, mas não há sacerdote vivo ou por nascer que possa ousar sequer desafiar o árbitro de Lisboa relativamente à qualidade com que se conduzem as celebrações na catedral. 

A celebração conduzida por João Capela no Benfica - Sporting de 2012/13 é das mais memoráveis da história do futebol português, tantos e tão bons foram os momentos espiritualmente avassaladores que proporcionou a todos os fiéis e infiéis que assistiam à missa.

Obviamente que os penáltis não assinalados por João Capela sobre Van Wolfswinkel, Capel e Viola são aqueles que saltam logo à memória, mas houve uma outra situação que conseguiu ser ainda mais pecaminosamente deliciosa. Refiro-me a este lance:


Matic teve uma entrada bárbara sobre Bruma, que bem pode acender uma velinha no santuário de Fátima a agradecer o facto de não ter contraído nenhuma lesão nesse lance. Para Capela, porém, foi uma ocorrência quase normal: assinalou a falta, mas deixou o sérvio escapar apenas com uma penitência de 3 Pais-Nossos e 2 Avé-Marias, sem qualquer cartão (!). 

Por pouco que Bruma não teve pior sorte... ao contrário de Matic, teve direito a sermão.

(via Cantinho do Morais)

Amén.