sexta-feira, 2 de março de 2018

Não é apenas corporativismo

Post de Nuno Saraiva no Facebook, publicado há pouco, a apontar para mais exemplos gritantes de tratamento diferenciado por parte da Comunicação Social quando o tema é Sporting ou Benfica. Vale a pena ler.



NOTÍCIAS DA CORPORAÇÃO

O corporativismo é isto. Ontem, o Sindicato dos Jogadores emitiu um comunicado em defesa da dignidade e da honra de Gelson Martins e repudiando o artigo execrável de Octávio Ribeiro no jornal Record. Os jornais, todos eles, não escreveram uma linha sobre o assunto. Deve ser a primeira vez na história que a Comunicação Social, no seu todo, ignora por completo um comunicado deste sindicato. E a razão só pode ser uma: o visado pelo repúdio é o director do Correio da Manhã.

É este o estado de manipulação lamentável a que chegámos.

Mas o pior é que, muito mais de 24 horas depois de o artigo xenófobo e racista ter sido publicado, continua o silêncio ensurdecedor das mais diversas entidades que tinham o dever de cidadania de se demarcarem e de repudiarem o escrito indigno. Os sempre diligentes Sindicato dos Jornalistas e CNID não abriram a boca; a ERC, que manipulada pela histeria colectiva aquando das declarações públicas do Presidente do Sporting CP não hesitou em vir a público arvorada em milícia de costumes, não deu até agora notícia de qualquer intervenção, apesar de não ser necessária queixa, optando desta vez por uma discrição discriminatória; o SOS Racismo ou os sindicatos de professores continuam a assobiar para o lado, como se este não fosse mais um exemplo de atropelo completo aos mais elementares princípios da ética, da deontologia e da civilização.

Outro exemplo: ontem, Luís Filipe Vieira esteve no Supremo Tribunal de Justiça acompanhado de agentes da PJ e de advogados. Foi, presumivelmente, um acto público que, curiosamente, só não foi ignorado por alguma Comunicação Social porque, à noite, dei a notícia investigada e confirmada na Sporting TV.

E digo que foi, presumivelmente, um acto público porque recuso a ideia de que se tenha tratado de uma visita de cortesia e não uma udiência ou uma inquirição, até porque Vieira esteve uma hora no Supremo e os advogados ficaram um dia inteiro. E a pergunta que se coloca é a seguinte: Que OCS está a investigar no sentido de saber o que realmente aconteceu? Ou será que quando se trata do presidente do benfica o melhor é não mexer para ver se passa despercebido? É que quando o alvo é o Presidente do Sporting CP a ordem é para soltar os cães.

Ainda esta semana, o Citius - portal da Justiça - sinalizou mais duas impugnações pedidas por Bruno de Carvalho no âmbito do contencioso que mantém com a Administração Fiscal e, imediatamente, choveram telefonemas de jornalistas. Vieira é levado à Justiça e toda a gente assobia para o lado. E depois admiram-se de falarmos em manipulação.

Uma coisa é certa e sabida, seja nestes dois exemplos ou noutros: pode demorar dias, semanas, meses ou, até, anos, mas tal como noutros casos - vouchers, emails, classificações e nomeações de árbitros, etc. - mais cedo ou mais tarde todos acabarão por dar, como sempre, razão ao Presidente do Sporting CP.



Eu acrescentaria apenas que isto não é só corporativismo. É corporativismo, falta de isenção e um péssimo serviço prestado a quem os vê, ouve ou lê.