terça-feira, 24 de abril de 2018

Como conquistar o poder em 5 anos

Os emails de Domingos Soares Oliveira divulgados na semana passada pelo blogue Mercado de Benfica não acrescentam propriamente nada de novo em relação ao que já se sabia e se suspeitava sobre as estratégias e formas de atuação do Benfica fora das quatro linhas, mas não deixam de ser bombásticos. Ver toda essa podridão encapsulada em meia dúzia de slides como se de uma banal linha estratégica se tratasse leva qualquer um a pensar que o Benfica foi transformado pelos seus atuais dirigentes numa organização criminosa tentacular que opera sob a capa de um clube desportivo.

Os termos utilizados são bastante claros e não deixam margem para dúvidas sobre aquilo que está aqui em causa.

(via revista Sábado)

Como se sabe, nada disto é novo, e para cada um destes pontos poderia arranjar variadíssimos exemplos de iniciativas levadas a cabo pelo Benfica para os concretizar. Sem grande esforço de memória, aqui vai uma tentativa:

  • "Federação e respectivos conselhos de arbitragem" - colocação de elementos das claques, adeptos e simpatizantes nos cursos de formação de arbitragem; a ação de Ferreira Nunes para assegurar que chegavam à categoria principal os árbitros que interessavam; a presença assídua de Ferreira Nunes no camarote presidencial da Luz; o envio de uma fatura de fees de uma sociedade de advogados por parte de Ferreira Nunes para o Benfica; os pedidos e conselhos de Adão Mendes; os padres; as centenas de convites do ”rei das borlas” no “interesse exclusivo do SLB”; a rede de meninos queridos; a resistência à implementação do VAR; as ameaças de Vítor Pereira em vésperas de jogos com o Benfica denunciadas por Marco Ferreira, que resultariam na sua despromoção.
  • "Poder político" - os convites e viagens oferecidos a membros do Governo (primeiro-ministro, ministros, secretários de estado e assessores), deputados, presidentes da câmara e vereadores; a apatia do IPDJ e do Secretário de Estado do Desporto perante as claques ilegais do clube; os benefícios alegadamente obtidos em todo o processo de construção e amplicação do centro de estágios.
  • "Meios de comunicação / Media" - colocação de uma legião de benfiquistas fanáticos nos programas de comentário supostamente isento sobre futebol; criação e promoção dos Guerras e dos Venturas; a evidente promiscuidade de um relacionamento muito próximo com elementos das direções dos jornais desportivos; a avença de Afonso de Melo, do jornal i; o plano de avenças de Carlos Janela para ter vários jornalistas a dar informações e a divulgar propaganda do Benfica; as cartilhas; o blogue Verdade Desportiva.
  • "Judicial" - convites para a Comissão de Honra de Vieira para vários juízes e quadros da PJ e PSP; convites para o camarote presidencial de dezenas de juízes com a ajuda do juiz Pedro Mourão; recurso a toupeiras para obter informação em segredo de justiça em que o clube ou os rivais eram partes interessadas.


Há que dar a mão à palmatória e reconhecer que pensam em tudo. Em tudo. 


Ofertas personalizadas a juízes, deputados, políticos, autarcas? Isto é a assumpção de tentativas de corrupção em massa.

Empréstimos e jogadores, apoios nas infra-estruturas a outros clubes para obter maior capacidade de influência na AF Lisboa? Basta recordar o estranho negócio Dálcio com o Belenenses ou as recentes promessas de Vieira para apoiar o Atlético.

Colocar treinadores da formação na FPF? Não espanta que depois surjam situações como a da última convocatória dos sub-17, em que, dos 25 jogadores convocados pelo selecionador Rui Bento, 14 são do Benfica. Num escalão em que o Sporting é campeão em título e em que o Porto é atual líder, há titulares destas equipas que ficam de fora por terem sido suplantados por suplentes do Benfica. Alguém acha isto normal?

Emprestar jogadores impondo treinadores? Não espanta que depois apareçam os Pepas da vida que prometem "pé-na-chapa" contra uns e são uns autênticos cordeirinhos a marchar para o matadouro contra o Benfica? O que é facto é que se vão sucedendo episódios estranhos, como o magnífico autogolo de Ponck - jogador emprestado pelo Benfica ao Aves - no domingo passado, que garantiu a manutenção do Tondela em véspera da visita à Luz, ou as ausências de João Amaral e Victor Andrade dos jogos com o Benfica.

Os objetivos que estão por detrás de todas estas cortesias são cristalinos e os resultados têm sido perfeitamente visíveis.

Mas, de tudo o que se soube nesta última semana, há uma coisa que me choca acima de tudo isto. Uma coisa que, sendo de uma dimensão insignificante e que nada tem a ver com questões desportivas, demonstra de forma clara a podridão moral de quem manda no Benfica. Refiro-me a isto:

(via @zerapaz)

Perante um assalto (de valor material insignificante, mas, ainda assim, um assalto) a um parceiro comercial do Benfica, havendo provas em vídeo que identificavam o autor do crime (porque não deixa de ser um crime) como sendo um membro de uma das claques, como reagiram os responsáveis do clube? Encobrindo o roubo.

É chocante, mas, mais uma vez, não devíamos ficar surpreendidos: falamos do mesmo clube que paga as custas judiciais de elementos da claque em julgamentos por tráfico de droga usando um escritório de advogados como intermediário para fazer sumir o rasto do dinheiro - como podem recordar aqui: LINK.

Isto foi o que se ficou a saber apenas de um arquivo relativamente reduzido de Domingos Soares Oliveira - o Mercado de Benfica apenas disponibilizou a pasta de Deleted Items dos emails enviados entre 2010 e 2012, ou seja, numa altura em que o Benfica ainda não controlava os bastidores do futebol português. O que é facto é que o plano quinquenal de tomada de poder no futebol português resultou em pleno e hoje o panorama é bem diferente, pelo que nem imagino o que terá o arquivo de emails de gente como Domingos Soares Oliveira ou Paulo Gonçalves entre 2015 e 2017. Talvez não seja necessário esperar muito: é que o Mercado de Benfica anunciou entretanto que disponibilizará mais 14 gigas de emails de Domingos Soares Oliveira já amanhã...