quarta-feira, 11 de abril de 2018

The Dr. Broz Show + Imagens de Marca

Pelo quinto dia consecutivo, a situação atual do Sporting continuou a dominar a atualidade mediática, preenchendo quase por completo a emissão dos canais informativos com debates, especiais, reportagens, peças, diálogos e monólogos ininterruptos, com dezenas e dezenas de personalidades do universo leonino a serem convidadas a dar a sua opinião.

Como não poderia deixar de ser, a maior parte dessas personalidades é formada pelos habitués dos momentos de crise do Sporting. Têm também sido chamados vários oposicionistas a Bruno de Carvalho de perfil mais discreto, e até algumas caras novas, sportinguistas com passado no clube mas que são desconhecidos do público em geral, alguns dos quais até têm tido intervenções interessantes. Apoiantes notáveis de Bruno de Carvalho são ainda mais escassos do que o normal porque houve alguns sportinguistas que deixaram de apoiar o presidente (como Dias Ferreira ou Paulo de Andrade). De todas as personalidades sportinguistas que tiveram direito a algum tempo de antena (dos que vi), Eduardo Barroso é o único que se mantém ao lado de Bruno de Carvalho - mas não deixando de reconhecer os erros cometidos e achando que o presidente necessita de fazer uma pausa.

Some-se a isso os habituais programas de comentário e é fácil perceber que, com tanto tempo de discussão à volta do tema, não deve ser fácil para as produções e para os opinadores-residentes arranjarem forma de se diferenciarem dos demais. Mas, justiça seja feita, têm-se esforçado na procura de análises de ângulos improváveis - e tenho de reconhecer que, em alguns casos, conseguem proporcionar experiências televisivas que são... diferentes. Vou dar dois exemplos, um de segunda e outro de terça-feira.


I. The Dr. Broz Show

Na passada segunda-feira, Eduardo Barroso teve duas intervenções ao seu estilo habitual. A primeira a meio da tarde, na SIC Notícias, e a segunda no Telejornal da RTP. Apesar de ser alguém "suspeito" - no sentido que é um admirador confesso do trabalho de Bruno de Carvalho -, teve vários comentários bastante pertinentes que tiveram o saudável efeito de contrapor a histeria generalizada que os Severinos da vida iam tentando lançar sem contraditório.

Por alto, Eduardo Barroso terá falado cerca de 15 minutos na SIC Notícias e pouco menos de 10 minutos na RTP. Reconheceu os erros, elogiou o trabalho e relembrou a gratidão que sente para com o presidente... e também disse, de passagem, que Bruno de Carvalho poderá estar numa situação de burnout.

Ora, de tudo isto, são capazes de adivinhar qual foi o ponto das declarações de Eduardo Barroso que Rui Pedro Braz escolheu para pegar? 


Não há dúvida: se isto continua assim, não haverá em breve ninguém que consiga bater os opinion makers do futebol português num jogo de Trivial Pursuit. Seis queijinhos a zero a qualquer oponente.

É este o ponto a que chegámos. Quando Bruno de Carvalho é tema, não existem fronteiras para aquilo que pode ser comentado - mesmo que sejam questões de saúde psicológica. O Mais Tabaco bem que poderia mudar o nome para... 


II. Imagens de Marca

A SIC Notícias decidiu convidar um especialista em marcas para comentar o efeito que esta criste poderá ter na valorização da imagem do Sporting. Não ponho em causa que esta novela está a causar danos à imagem do Sporting perante os seus patrocinadores e potenciais parceiros, mas não deixo de achar curioso: ainda há um par de meses o presidente do Benfica esteve envolvido num escândalo de corrupção de um juiz, o próprio clube é suspeito de aliciar jogadores adversários, e o assessor jurídico é suspeito de subornar funcionários judiciais para obter informação de processos em curso em que o clube é parte direta ou indireta, e ninguém da SIC Notícias se lembrou de convidar alguém para analisar eventuais danos à marca.

O especialista, diga-se, foi bem escolhido. Nota-se o prazer que tem em falar sobre o assunto.


Pode ser um grande especialista de marcas e pode saber muito sobre o que é a marca do Sporting, mas é perfeitamente óbvio que não percebe patavina sobre o que são os valores dos Sporting. Uma boa parte dos valores do Sporting - como competitividade leal, ecletismo, dedicação e superação - andou esquecida durante quase duas décadas e foi recuperada precisamente por Bruno de Carvalho. Independentemente do futuro que tenha ainda à frente do Sporting, os erros graves que cometeu recentemente nunca apagarão o melhor do seu legado.

O convidado também foi instado a comentar a influência que o estilo e valores do presidente têm nos valores do próprio clube. A resposta foi categórica:


Mais uma vez, é pena que ninguém da SIC Notícias se tenha lembrado de convidar este especialista em marcas quando rebentaram vários outros escândalos recentes. É que se um presidente arrivista leva a que os valores do clube sejam arrivistas, e se um presidente mimado leva a que os valores do clube sejam mimados, então teria sido interessante que este senhor nos explicasse quais são os valores de um clube que tem como presidente alguém que é suspeito de corrupção e que é, comprovadamente, um ladrão de camiões.