domingo, 20 de maio de 2018

Esgotado?

Em primeiro lugar, parabéns ao Aves pela vitória de hoje.

O jogo de hoje foi o corolário do que foi o futebol do Sporting na segunda metade desta época: uma equipa esgotada fisicamente e psicologicamente, orientada por um treinador esgotado nas suas ideias. Chegámos ao ponto em que me parece melhor apostar desde o 1º minutos num central a ponta-de-lança e em bombeamentos constante de bolas para a área do adversário do que manter este jogo ultramastigado incapaz de potenciar coletivamente as individualidades que temos. Jesus fez uma grande primeira época, só não ganhou o campeonato pelos motivos que se conhecem, mas as duas épocas seguintes acabaram por ser fracassos rotundos face às condições que lhe foram proporcionadas. Se tiver dignidade, coloca já hoje o seu lugar à disposição.

Espero que os jogadores não rescindam. Quem quiser que saia, desde que por valores aceitáveis para o clube, que se pague a dívida com essas receitas e que se construa um plantel novo com gente que queira efetivamente cá estar. Depois do que aconteceu, não vale a pena manter jogadores contrariados. 

Também esgotada está a presidência de Bruno de Carvalho. Não pelas ideias que trouxe para o clube - com as quais me identifico -, mas pela forma completamente desastrada com que executou parte dessas ideias. Demonstrou bom senso ao não comparecer no Jamor e não se colocar no centro daquilo que deveria ser (e foi, confusões de claques à parte) uma festa, mas é impossível desligar o suplício que foi esta época com a sucessão consecutiva de crises perfeitamente evitáveis que foi provocando. Até pode ser que consiga evitar o iminente desastre perante o qual o clube está colocado, mas depois disso todos sabemos que será apenas uma questão de tempo até surgir uma nova crise. É necessário abrir um novo capítulo na história do clube - e por novo capítulo refiro-me mesmo a um novo capítulo. O regresso da dinastia que governou o clube até 2013 não é solução, é simplesmente o retomar de um outro problema ainda mais grave do que o atual. Terá de aparecer uma terceira via.

Mas isso é uma luta que começará a partir de amanhã. O sportinguista não tem descanso. Felizmente, o amor ao clube é a única coisa que parece ser inesgotável, e enquanto assim for... há esperança.