sábado, 5 de maio de 2018

Fim-de-semana de (mais) emoções fortes

Depois de um fim-de-semana e de um feriado impróprios para cardíacos em que os sportinguistas viveram emoções fortes no andebol (vitória sobre o ABC), futebol (vitória muito sofrida em Portimão) e voleibol (que nos deu o título nacional de voleibol), os dias de hoje e amanhã prometem voltar a não dar descanso aos nossos corações.



Futebol

O dérbi de hoje pouco contará para as contas do título - no máximo poderá entregar o campeonato de bandeja ao Porto em caso de empate -, mas nem por isso deixa de ser um jogo importantíssimo para as duas equipas. O segundo lugar não chega sequer a ser um prémio de consolação do ponto de vista desportivo, mas é fundamental do ponto de vista financeiro por causa do acesso às pré-eliminatórias da cada vez mais milionária Liga dos Campeões. Com o empate de ontem do Braga, uma vitória de qualquer uma das equipas garante desde já o segundo lugar.

Segundo as notícias de ontem, o Sporting poderá levar a jogo o seu onze mais forte: Piccini, Mathieu e William estão convocados e são dados como aptos para logo. Isto não quer dizer que os três tenham via aberta para o onze, no entanto. William está há mais de um mês sem competir e o trio formado por Battaglia, Bryan Ruiz e Bruno Fernandes tem dado conta do recado contra outros adversários fortes. Ristovski tem estado bem mas creio que este é um jogo talhado para as características de Piccini, pelo que por mim o italiano seria titular. Mathieu será, obviamente, presença indiscutível.

Eu iria a jogo com Rui Patrício; Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão; Battaglia, Ruiz, Acuña e Gelson; Bruno Fernandes e Dost.

O ambiente será, por isso, muito quente, num estádio que terá lotação esgotada. Será fundamental apoiar a equipa do primeiro ao último minuto, mesmo que as coisas não comecem da melhor forma - esta equipa já demonstrou diversas vezes que não deixará de dar tudo até ao último segundo.


Hóquei em patins

Mais ou menos à hora em que começar a segunda parte do dérbi, a equipa de hóquei tem mais uma deslocação de grande risco. O Sporting, que lidera a tabela com 1 ponto de avanço sobre Benfica e Porto, visita o Óquei de Barcelos, atual 9º classificado, que perdeu esta semana a final da Taça CERS (que, em caso de vitória, seria o 3º triunfo consecutivo da equipa minhota na competição). A cinco jornadas do fim qualquer deslize poderá custar caro a qualquer um dos três primeiros. Basta ver que Sporting, Benfica, Porto e Oliveirense ainda se defrontarão todos entre si até ao final.


Futebol feminino

Às 15h de domingo, a equipa de futebol feminino terá a oportunidade, em pleno Estádio José Alvalade, de conquistar o bicampeonato da Liga Allianz caso vença a partida contra o Valadares. O Sporting tem 3 pontos de avanço sobre o Braga a 2 jornadas do fim, mas a vantagem no confronto direto dá a possibilidade das leoas de fecharem já este fim-de-semana a questão do título. É importante, portanto, que as bancadas de Alvalade estejam bem compostas para empurrar as jogadoras para o tão desejado título.


Andebol

Para encerrar o fim-de-semana, o Pavilhão João Rocha receberá mais um dérbi entre Sporting e Benfica. Os dois primeiros classificados defrontar-se-ão num jogo que poderá ser decisivo, pois o Sporting conquistará virtualmente o bicampeonato em caso de vitória. A equipa tem estado imparável (leva neste momento 28 vitórias consecutivas para o campeonato) e é favorita, mas isso terá que ser demonstrado dentro de campo. A lotação já está esgotada desde quinta-feira, pelo que o ambiente no Pavilhão promete ser escaldante. Que no final possamos repetir este momento inesquecível.