segunda-feira, 7 de maio de 2018

Glória em dose dupla

Foi no Estádio José Alvalade que se iniciou um dia de glória em dose dupla para o Sporting: perante mais de 7.000 espectadores, a equipa de futebol feminino venceu o Valadares por 4-1 e assegurou, a uma jornada do fim, a conquista do bicampeonato na Liga Allianz. 

A partida não começou bem: o Valadares inaugurou o marcador ao quarto de hora e o Sporting tardou a conseguir impor o seu jogo. Foi necessário recorrer ao talismã da equipa à meia hora de jogo: Ana Capeta entrou e mexeu com o jogo de imediato, assistindo Diana Silva para o empate. Os minutos seguintes foram um vendaval ofensivo e o Sporting chegou no espaço de cinco minutos ao 3-1, com golos de Carole Costa e, claro, de Ana Capeta. Na segunda parte, Carole Costa bisaria e fecharia a contagem do marcador, havendo ainda, antes do final, o bónus de termos o regresso da capitão Solange Carvalhas após longa ausência por lesão.

Parabéns a todas as jogadoras e equipa técnica por mais este êxito, esperando, naturalmente, que concretizem a dobradinha vencendo a final da Taça de Portugal contra o Braga. Depois que se comece a olhar para a próxima temporada tentando evitar alguns erros que foram cometidos na preparação desta época e que acabaram por contribuir para alguma estagnação exibicional à medida que o ano foi avançando.


À noite seria a vez do andebol assegurar o bicampeonato, com uma vitória sobre o Benfica por 33-27. A entrada em jogo foi absolutamente demolidora (com Pedroso, Carneiro e Portela em destaque) e rapidamente se construiu uma vantagem confortável que se manteve até ao intervalo. O Benfica voltou muito bem dos balneários e dominou o início da segunda parte, tendo sido capaz, inclusivamente, de anular a desvantagem e passar para a frente do marcador. A isso responderia o Sporting da melhor forma, aumentando os níveis de agressividade defensiva (que grande jogo de Valdés e Edmilson), contando com um enorme Cudic e voltando a ser eficaz nos lances de ataque, rapidamente repondo uma vantagem confortável que se foi ampliando até final, assegurando a 28ª vitória consecutiva (novo recorde nacional) e o 21º título da história.


De referir também o inacreditável ambiente que se viveu no Pavilhão João Rocha, onde marcaram presença mais de 2.500 espectadores. Apoio ensurdecedor do princípio ao fim que os jogadores souberam corresponder dando o título que todos queríamos.


Parabéns a todo o plantel e equipa técnica, e em especial a Hugo Canela, que demonstrou ser o homem certo no lugar certo e superou com distinção a desconfiança que existiu na altura em que foi chamado a substituir Zupo como treinador principal.


Agora vamos à Taça!