terça-feira, 15 de maio de 2018

Sobre a notícia do CM


Neste tipo de temas não ponho as mãos no fogo por ninguém. Não faço ideia se o Sporting pagou ou não a árbitros de andebol para ganhar o campeonato do ano passado. Como é evidente, enquanto sportinguista, espero que esta história que o CM divulgou hoje não seja verdadeira.

A peça do CM é longa e elaborada - ou seja, é bastante mais complexa do que o habitual "O CM sabe que" -, tem muito sumo, mas também é estranha. 


É estranha, em primeiro lugar, porque é tudo baseado na versão de um suposto intermediário arrependido. O indivíduo arrependido seria, tanto quanto percebi, o intermediário entre os árbitros e outro intermediário que, por sua vez, estaria em contacto com André Geraldes. O indivíduo arrependido diz que fez o que fez pelo seu sportinguismo. Se é sportinguista e sabendo que pode apanhar vários anos de prisão por causa do que alega ter feito, por que razão se arrependeu?

É estranha, em segundo lugar, porque não menciona em parte alguma se existe ou não uma investigação da PJ. Com tantas provas, acho esquisito que o arrependido fale com o CM e não com a PJ ou com o Ministério Público. Até porque é o MP e não o CM que lhe poderá atenuar uma eventual pena de prisão.

E é estranha, em terceiro lugar, porque, na semana passada, houve isto:


Estamos em semana de final da Taça de Portugal, pelo que a data da publicação que o CM escolheu não é inocente. O jornal anuncia, no entanto, que continuará com as revelações sobre este tema nos próximos dias. Vamos aguardar para perceber o que aí vem.

É um assunto demasiado grave para o Sporting não se pronunciar, ainda que os desmentidos valham pouco neste tipo de situações. De qualquer forma, o silêncio é pior remédio.

Não excluo a possibilidade que tudo isto seja verdade - como disse antes, nestas coisas não ponho as mãos no fogo por ninguém -, mas também sei que existem gabinetes de crise e Césares e cartilheiros que anda constantemente a criar "factos" para desviarem as atenções do que se passa noutras bandas. 

Há que manter a serenidade possível. A tarde de ontem foi um bom exemplo de como não devemos ser precipitados a fazer julgamentos. Neste momento, enquanto espectador deste assunto, aquilo que mais gostava de saber é: há ou não investigação da PJ em curso? Essa será a principal chave para perceber se estamos perante algo de verdadeiramente grave ou perante carvão com um grau de elaboração bastante mais trabalhado.