terça-feira, 3 de julho de 2018

Onze questões para Sousa Cintra

Bem sei que o ambiente entre a Comissão de Gestão / nova administração da SAD do Sporting e a Comunicação Social anda bastante cordial e muito mais desanuviado do que no tempo de Bruno de Carvalho, mas as notícias dos últimos dias têm levantado muitas questões que se mantêm em aberto e que os sócios e adeptos gostariam de ver respondidas e esclarecidas.

Como tal, gostaria de apelar aos jornalistas que colocassem as onze perguntas que se seguem ao presidente Sousa Cintra em futuras conferências de imprensa. Seria um grande serviço que prestariam aos sportinguistas.


Sobre a contratação de José Peseiro:

1. Existe alguma cláusula que permita à futura direção dispensá-lo sem encargos antes do final do primeiro ano de contrato?

2. Quem foi o empresário que intermediou a vinda de José Peseiro?

3. O empresário que intermediou a vinda de José Peseiro participará na contratação de jogadores durante o atual período de transferências? Se sim, quantos jogadores lhe foram pedidos?


No caso de se concretizar o hipotético regresso de jogadores que rescindiram:

4. Os jogadores comprometem-se a fazer pelo menos mais uma época no Sporting?

5. Foi ou será pago algum valor aos jogadores, sob a forma de aumento salarial, prémio de assinatura ou qualquer outro tipo de gratificação?

6. Foi ou será pago algum valor aos empresários dos jogadores ou intermediários, sob a forma de comissão ou qualquer outro tipo de gratificação?

7. Foi ou será atribuída alguma percentagem dos direitos económicos ou percentagem de venda futura aos próprios jogadores?

8. Foi ou será atribuída alguma percentagem de venda futura a algum empresário ou intermediário?

9. Ficou acordado entre o clube e jogadores algum valor abaixo da cláusula a partir do qual o clube será obrigado a aceitar uma transferência?

10. Ficou acordado entre o clube e empresários a garantia de intermediação de um futuro negócio destes ou de quaisquer outros jogadores?


Sobre o mercado de transferências:

11. Esta administração, nomeada pela Comissão de Gestão, compromete-se a divulgar no final do mercado os valores de transferência, comissões, cláusulas e intermediários que participaram em cada uma das compras e vendas, dando assim continuidade à política de transparência seguida pela direção anterior?



São questões que têm de ser colocadas porque tocam em temas muito importantes para os sócios. Apesar de Bruno de Carvalho ter sido destituído, tenho a certeza de que a esmagadora maioria dos sportinguistas continua a rever-se na estratégia que o ex-presidente implementou para estas áreas - e como a Comissão de Gestão e atual administração não foram mandatados para seguir um caminho contrário, seria importante que nos assegurassem que os interesses do clube continuam a ser devidamente protegidos.