quarta-feira, 8 de agosto de 2018

As voltinhas do leão no carrossel do Mendes

Ponto de situação das transferências do Sporting desde que a Comissão de Gestão tomou posse:

TREINADOR

Peseiro: tem Mendes como empresário (confirmado por Sousa Cintra - LINK).


ENTRADAS

Nani: contratado a custo zero ao Valência, um clube Mendes.

Renan: emprestado pela Traffic via Estoril.


SAÍDAS

Rui Patrício: saiu em litígio para o Wolverhampton, um clube Mendes, num negócio intermediado por Mendes.

Podence: saiu em litígio para um clube detido pelo novo dono do Nottingham Forest, um dos novos clubes Mendes; o agente do jogador é Jorge Mendes.

William: vendido por um valor modesto (que poderá ser interessante caso os objetivos forem cumpridos) ao Bétis com o acordo do Sporting; o Bétis não é um clube conhecido por ser da esfera da Gestifute mas, curiosamente, contratou passados poucos dias o jogador Sidnei - um dos jogadores com maior rotatividade no carrossel Mendes.

Gelson: saiu em litígio com o Sporting para o Atlético Madrid, um clube Mendes

Piccini: vendido por um valor modesto para o Valência, um clube Mendes.

Geraldes: emprestado ao Eintracht Frankfurt; quis sair por sentir que iria ser pouco utilizado.

Palhinha: tentaram, sem sucesso, fazê-lo ir para o Lille, cujo diretor desportivo é Luís Campos - que foi durante anos um utilizador frequente do carrossel na sua qualidade de diretor desportivo do Mónaco, um clube Mendes; foi agora emprestado em condições incompreensíveis ao Braga, um clube Mendes.

Jonathan Silva: emprestado ao Leganés.

Domingos Duarte: emprestado ao Dep. Coruña, um clube Mendes.


EM RESOLUÇÃO

Rafael Leão: as notícias apontam-no como estando próximo de sair litigiosamente para o Lille de Luís Campos, um homem próximo de Mendes.



Recapitulando: é possível encontrar impressões digitais de Jorge Mendes na contratação do treinador, em 1 das 2 entradas e em 7 das 9 saídas de jogadores (que poderão passar para 8 em 10 caso Leão assine pelo Lille) desde que a Comissão de Gestão tomou posse. Em 3 dessas 7 saídas, os jogadores saíram em litígio com o Sporting.

Não sei em relação a vocês, mas diria que este relacionamento com Jorge Mendes não está a ser propriamente positivo para o Sporting. O que é facto é que colocámos a definição do plantel na mão de Mendes - que, segundo se diz por aí, também teve um papel determinante na decisão de vários jogadores em rescindir -, e as coisas estão como estão, a apenas cinco dias do início da época. Será que valeu a pena, Sousa Cintra?