quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Barriga de aluguer?

O Wolverhampton anunciou durante a tarde de ontem a contratação de um jovem extremo de 18 anos chamado David Wang, proveniente da equipa B do Jumilla. O Jumilla é um clube da esfera Mendes com proprietários chineses cuja equipa principal alinha na terceira divisão espanhola, e que tem um acordo com o Wolves para receber atletas jovens. O insólito é que, ao fazer esse anúncio, o Wolves revelou também que o jogador irá passar o resto da época no Sporting. O Sporting entretanto anunciou que  Wang será integrado de imediato na equipa sub-23.

Salta à vista neste empréstimo a ausência de uma opção de compra que permita ao Sporting ficar com o jogador no final da temporada. Se assim for, estaremos perante mais uma operação a envolver Jorge Mendes que parece não trazer qualquer benefício relevante para o Sporting - o que não é grande novidade considerando o histórico que o clube tem com o empresário. 

Não faço ideia se o jogador tem muito ou pouco potencial. O que me parece é que, partindo do pressuposto de que não existe opção de compra neste negócio, não faz sentido o Sporting estar a usar as suas equipas de formação e desenvolvimento de jogadores para formar e desenvolver um jogador pertencente a outro clube. Havendo espaço para um extremo na equipa de sub-23 com o empréstimo de Elves Baldé ao Paços Ferreira, não faria mais sentido promover um extremo dos sub-19? Ou não havendo ninguém no sub-19 preparado para dar esse salto, por que não fazer uso do scouting e investir na contratação de um jovem pouco dispendioso que seja visto como tendo uma grande margem de progressão?

Começa a ser normal, nos tempos que correm, ver clubes da dimensão do Jumilla a servirem de barriga de aluguer para um clube recém-endinheirado como o Wolves. Obviamente que tal nunca se poderá aplicar a um clube com a tradição formadora do Sporting, pelo que não faz sentido estar-se já a vacitinar que isto é um sinal de que o Sporting estará predisposto a assumir esse tipo de papel ou a lançar-se para os braços de Mendes. O famoso carrossel implica muito mais do que isto, e convém relembrar que esta direção acabou de despedir um treinador de Mendes para contratar um treinador que nada tem a ver com Mendes. De qualquer forma, é uma fórmula comprovadamente nociva que importa evitar, pelo que seria bom que os responsáveis por este empréstimo explicassem os seus contornos aos sócios e aquilo que os levou a tomarem esta decisão.