quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Jognalistas: José Manuel Ribeiro

José Manuel Ribeiro é o diretor do jornal O Jogo. Não confundir com António Manuel Ribeiro, vocalista dos UHF e autor de um dos hinos do Benfica. Definitivamente não são a mesma pessoa.

Enquanto diretor de um jornal, poderemos considerar que a postura de José Manuel Ribeiro deve servir de exemplo para os seus subordinados. E a avaliar pelos artigos de opinião de José Manuel Ribeiro, os seus subordinados parecem estar sincronizados com o chefe.

Olhando para os artigos disponíveis no site do jornal desde 1 de Julho, José Manuel Ribeiro parece distribuir de forma equilibrada o alvo da sua pena. Sporting, Benfica e Porto são objeto frequente da sua análise. No entanto, o estilo que reserva para as diferentes equipas é muito diferente.

José Manuel Ribeiro gosta de elogiar o Porto, mas também é capaz de fazer críticas construtivas ao campeão nacional. Aponta o que está mal de uma forma perfeitamente razoável. 

No entanto, elogios a Benfica e Sporting é coisa que não se encontra em lado nenhum. Críticas construtivas a Benfica e Sporting também é coisa rara, pois José Manuel Ribeiro prefere carregar na ironia e sarcasmo, com expressões que roçam o insultuoso, nomeadamente quando se refere a Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, os seus alvos preferidos.

Outro dos alvos preferidos de José Manuel Ribeiro é a FIFA. Pelos vistos os poderes instituídos de honestidade duvidosa só incomodam José Manuel Ribeiro se não lhe pagarem o salário.