domingo, 9 de fevereiro de 2014

A montanha pariu uma cobertura a desfazer-se

Como em tudo na vida, a segurança de quem participa e assiste a um jogo de futebol deve ser colocado acima de qualquer outra coisa.

É esse o argumento utilizado para isolar os adeptos de uma equipa visitante dos restantes espetadores. Para garantir a segurança de todos.

O que não percebo é por que motivo esses adeptos da equipa visitante não tinham já sido evacuados do estádio quando isto aconteceu:


Foi com estupefação que vi, através das imagens televisivas, que por esta altura alguns dos setores do estádio ainda estavam repletos de pessoas. Os setores destinados aos que estavam lá para apoiar o Sporting. Imaginem o que seria se esta placa (ou outra que eventualmente se pudesse soltar) tivesse voado antes nessa direção.

Não me parece que tenha sido propositado. Acredito sinceramente que tenha sido apenas incompetência dos responsáveis pela segurança, que não conseguiram adaptar-se a uma situação inédita que ninguém poderia prever. Mas foi gravíssimo o que se passou no Estádio da Luz neste final de tarde.

Não é admissível que existam vidas de 1ª e vidas de 2ª em qualquer situação. Mesmo nas imprevistas.

11 comentários :

  1. Verdade. E não é demais relembrar que a operação de segurança era encarada como o grande teste para a da final da Champions.

    Só por milagre chapas de metal de 40m2 não cairam em cima das pessoas. Isto é gravíssimo.

    Já está em marcha mais uma mega campanha de branqueamento mediátrico do que se passou hoje no estádio da luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, nesse sentido a operação de segurança foi um enorme fracasso, na minha opinião. Queriam melhor teste do que este, com uma situação não prevista? Simulacros em que se conhece o guião antecipadamente são sempre mais fáceis...

      Já estou a ver uma final entre o Real Madrid e o Barcelona, e os génios da segurança perante uma situação deste tipo a dizer "É melhor só tirarmos os adeptos do Real quando os do Barcelona já estiverem no aeroporto, senão ainda há confrontos"...

      Eliminar
    2. Não, foi um momento menos bom do Estádio da Luz, nada mais que isso. Uma situação de tempo. Não sejamos mais Papistas que o Papa.

      Eliminar
    3. Francis penso que ninguém esta a por em causa o que aconteceu mas a opção de se evacuar 1º os benfiquistas e só depois os Sportinguistas... Mas esta tudo doido?! Entao o tipo da proteção civil diz que existe 1 perigo real e iminente de vida para os espectadores e a policia esta preocupada com o que possa acontecer cá fora?

      Seja na luz em Alvalade ou no dragão o que aconteceu hoje com os adeptos sportinguistas é mau demais para ser verdade e todo o branqueamento que a CS fez de tudo isto também é uma nojice.

      Eliminar
    4. Francis, já não é a primeira vez que algo do género acontece ali. Aliás, acho que não estou em erro se disser que sempre que há mau tempo fala-se de danos na cobertura daquele estádio.
      A diferença é que na maior parte das vezes dá para abafar, ontem estava o estádio cheio e dezenas de câmaras de televisão.

      A questão dos adeptos do Sporting presentes no estádio também não é de somenos. Imagino o que era se as chapas daquela dimensão caíssem naquela zona, com cerca de 3.000 adeptos lá.
      Podia também ter-se dado um tumulto. Com o speaker a ordenar a evacuação imediata, a tendência das pessoas é logo correr para as portas de saida. Ora,se elas estavam fechadas...

      Em suma: num país normal, era imediatamente aberto um inquérito à entidade organizadora do jogo, aos responsáveis pela segurança e aos responsáveis pela manutenção do estádio. Para que se apurassem responsabilidades.
      Estamos em Portugal e agora é rezar para que não acontença mais nada.

      Eliminar
  2. Um momento menos bom?
    5 minutos antes havia pessoas nas bancadas onde caíram as estruturas metálicas. Os adeptos do SCP são obrigados a ficar num estádio com a cobertura naquele estado. Podíamos estar aqui a falar de uma tragédia.
    Ainda por cima não é um caso novo por aquelas bandas, o ano passado foi adiado um Benfica B - Feirense numa situação similar.
    Parece haver claramente uma falha de segurança e/ou estrutural com aquela cobertura que não foi resolvida. Duvido que seja resolvida nas próximas 48h tendo em conta o estado do tempo.

    Há condições para o jogo se realizar na terça feira ? Quem vai arriscar? Quem garante a segurança?

    Eu é que não ponho lá os pés!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Para mim o ponto é mesmo o facto de terem deixado os adeptos do Sporting encurralados durante uma hora enquanto os outros eram evacuados.

    Mesmo considerando que os problemas pareciam estar concentrados no outro lado do campo, quem é que podia garantir que não aconteceria o mesmo noutro lado da cobertura?

    Não me parece que possamos condenar o Benfica pelo que aconteceu. São questões técnicas e não acredito que a direção do Benfica desconfiasse que isto poderia acontecer com condições climatéricas mais extremas.

    Não percebo nada destes assuntos, mas concordo com o sar: o facto de agora se recordar um facto idêntico há um ano mostra que se trata de um problema estrutural, e não me parece que seja o tipo de coisa que se resolva em dois dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o meu ponto, tenho serias dúvidas da realização do jogo na próxima terça, pois o tempo não vai melhorar.

      É uma vergonha um estádio com dez anos ter problemas estruturais deste calibre. Que eu saiba mais nenhum prédio em Lisboa ficou sem estruturas. Ainda bem que o presidente da camara estava lá assim pode agir em conformidade e interditar a estrutura lampiã até serem feitas obras como deve ser.

      SL

      Eliminar
    2. Mas todos sabemos que vai haver jogo, custe o que custar. Seria péssimo para o calendário do Benfica que o jogo não se realizasse agora.

      Amanhã teremos pessoas a dizer que é tudo muito seguro. Eventualmente até vão dizer que, pelo sim pelo não, vão fechar os setores onde caíram as placas, e recolocam essas pessoas noutros locais do estádio... :)

      Eliminar
  4. Face aquilo que hoje (e já ontem) a comunicação social começou a divulgar "Evitou-se uma Tragédia!" parece-me que, no próximo dia 10 de Junho, o Benfica (na mão do seu presidente e Mário Dias - representando a Somague) juntamente com a Liga vão receber uma medalha do Presidente da República.
    Salvaram quase 60 mil pessoas (excepto 3000, esses que se salvem por eles mesmos)...

    Então a Protecção Civil aconselha as pessoas ficarem em casa a partir das 18h, há avisos de efeitos enormes da tempestade Princesa do Mónaco e, mesmo assim, vai-se a jogo? Num estádio onde, há 1 ano atrás, aconteceu exactamente o mesmo, levando à suspensão/adiamento do jogo benfica B - Feirense?

    Evitou-se uma tragédia? Houve foi um milagre e uma vaca que, geralmente só existe naquele estádio!
    Então um alcoólico sai à noite com os amigos. Já tem 5º de alcool no sangue. Quer levar o carro mas um amigo diz-lhe "deixa lá, é melhor levar eu". Ele insiste, apesar de já ter no seu cadastro acidentes de viação por alcool no sangue. Pega no carro, começa a conduzir e ainda sobe passeios, faz ultrapassagens perigosas fazendo os outros carros desviarem-se para a berma. De repente, quando quase atropelou um peão, assusta-se, pára o carro e dá a chaves a um dos amigos sóbrios que leva todos a casa, sãos e salvos. O que é que acontece? Elogia-se o bêbedo por ter dado a chave do carro? A sua "gloriosa" atitude permitiu que se "evitasse uma tragédia"?

    Notem que ainda se andou a tirar a lã de vidro do relvado para haver jogo!!!

    Em Alvalade, haveria logo inquérito, as virgens começavam a destilar, exigia-se a derrota do Sporting, indeminizações, interdição do estádio e fim do seu título de "utilidade pública".
    Na Capela o que se faz? Nada, elogia-se aqueles que deixaram 3000 pessoas em risco...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom! Petição já para condecorar essas pessoas! :)

      Nem vale a pena relembrar o que aconteceu quando foi o episódio da pala do velhinho Estádio de Alvalade...

      Eliminar