sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alta Imbecilidade II

Até há umas horas atrás não sabia que existia um senhor chamado Luís Fialho. Tomei conhecimento da sua existência pelo texto que escreveu na edição desta semana do jornal O Benfica.

Um dérbi, duas dúvidas 
Domingo é dia de dérbi lisboeta, e, à tradicional interrogação que a ocasião sempre colocou - quem irá vencer? -, os últimos anos têm trazido uma outra, capaz de despertar quase tanta curiosidade como o próprio resultado do jogo: que queixas irá o Sporting trazer em caso de derrota? Na verdade, nos tempos mais recentes, sendo difícil encontrarmos uma vitória do Sporting sobre o Benfica, é quase tão difícil recordarmos uma derrota leonina sem um consequente desfilar de acusações relativas à arbitragem, e a todos os aspectos paralelos que possam de algum modo servir de cortina de fumo, e impedir a atribuição de qualquer dose de mérito ao odiado rival. 
Por mais insignificante que seja, lá encontram sempre um motivo. De uma gota de água (que tanto pode ser um lançamento lateral com um piton milimetricamente acima da relva, como um relógio dois minutos atrasado, ou um alegado penálti que nem à sétima repetição televisiva parece claro), fazem uma tempestade, contando para isso com um alinhado exército de comentadores televisivos, e com a complacência de redacções simpáticas - que conferem ao Sporting um peso mediático que vai muito para além da sua real dimensão social. 
Não sei o que sucederia no País desportivo se, um dia, o Sporting perdesse um Campeonato com um golo tão irregular como o que Maicon apontou na Luz há dois anos atrás. Ou sofresse, em jogo decisivo, um penálti em lance idêntico ao de Yebda e Lisandro Lopez, em 2009 - ambas as situações tendo Pedro Proença como protagonista. Por muito menos, já vimos reacções absolutamente esquizofrénicas vindas dos lados de Alvalade. 
Bom seria que tão ruidoso folclore voltasse a animar jornais e televisões, pois seria sinal de estarmos perante mais uma vitória do Benfica, e correspondente azia sportinguista.
O fim-de-semana passado foi muito duro. Mas nada como o velho dérbi (e, já agora, com uma arbitragem melhorzinha que a da primeira volta) para resgatar o orgulho ferido por um maldito penálti desperdiçado aos 94 minutos.

Não me vou dar ao trabalho de apontar as omissões e as falhas de raciocínio deste senhor. Nem vale a pena entrar em grandes detalhes sobre a forma indignada como este senhor reage em todos os textos (dei-me ao trabalho de os procurar) que se seguem a jogos em que julga ter razões de queixa da arbitragem. Ou na incoerência em que entra ao utilizar arbitragens que prejudicaram o Benfica para reforçar a sua argumentação, quando na realidade está apenas a fazer exatamente o mesmo de que acusa os sportinguistas.

Luís Fialho decidiu fazer este texto, na véspera do Benfica - Sporting, para criticar o seu adversário por ter aceitado mal erros de arbitragem que influenciaram o resultado dos dois últimos jogos no Estádio da Luz. "Reações esquizofrénicas", "ruidoso folclore", "azia sportinguista", "peso mediático que vai para além da sua real dimensão social", são algumas das formas que usa para caracterizar o Sporting e os seus sócios e adeptos.

Só para que não existam dúvidas, isto foi escrito no jornal oficial do Benfica. 

P.S.: Tive o cuidado de reler a edição desta semana do jornal Sporting, e apesar de serem referidos os tais jogos marcados por Duarte Gomes e João Capela e existirem alguns comentários que podem ser considerados um pouco provocatórios, em momento algum há um insulto que seja ao Benfica ou aos benfiquistas.

16 comentários :

  1. "...fazem uma tempestade, contando para isso com um alinhado exército de comentadores televisivos, e com a complacência de redacções simpáticas - que conferem ao Benfica um peso mediático que vai muito para além da sua real dimensão social."

    Assim é que é mesmo sem tirar nem pôr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece mais adequado assim. É caso para perguntarmos em que país vive Luís Fialho...

      Eliminar
  2. É como aquela coisa do escorpião: estão rodeados de chamas e a decidir o que fazer. Estão a "espingardar" para todos os lados como se todos no país futebolistico não soubesse que a pressão está inteirinha do lado deles.
    A melhor frase sobre este derbi: "vale só 3 pontos" de L.Jardim diz muito da "nossa" pressão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liga dos Mancos, para avaliarmos de que lado está a pressão basta fazermos a seguinte pergunta: qual será o impacto de uma eventual derrota nos adeptos da equipa que perder?

      Se forem os sportinguistas, vai haver frustração, como é óbvio. Mas não muda nada em relação à confiança no trabalho que tem sido desempenhado por direção, equipa técnica e jogadores. Os objetivos para a época mantêm-se.

      Se forem os benfiquistas, perante os anos consecutivos de promessas e investimento megalómano, a realidade será outra. O campeonato não ficará perdido, como é evidente, mas a contestação não tardará a aparecer.

      Assim é que vemos quem tem a pressão de ganhar.

      Eliminar
  3. Infelizmente para eles o jornal é mau, mas benfica tv ainda é pior!

    ResponderEliminar
  4. Parece que o sr. Luis Fialho está com problemas de memória. Haja alguém que lhe lembre da falta do Luisão a cinco minutos do fim, ou da mão do Ronny, ou o Bruno Paixão no Bessa em 2004, entre tantas outras.

    Imagino o que seria caso a direcção do Sporting instigasse um boicote aos jogos fora.

    Que cabeça tão oca...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King_lion, depois de ler isto fui ver o teor dos textos dele, e do pouco que vi invariavelmente anda a desbobinar casos em que supostamente o Benfica é prejudicado e os outros beneficiados. É uma pessoa que não merece uma ponta de credibilidade.

      Aliás, deparei-me com um post sobre Luís Fialho num blog benfiquista que respeito bastante, que diz sobre muito sobre a espinha do homem...

      LINK

      Eliminar
    2. O que ele escreve não passa de propaganda para enganar incautos. Tal como o Pedro Guerra, Gomes da Silva, etc..,

      Não é à toa que eles não se fartam de lançar canais e fazer acordos dúbios com grupos de comunicação como a Cofina. Agora até rádios querem fazer.
      Tudo isto assenta na estratégia de dissuadir e atirar areia para os olhos dos adeptos e sócios, para disfarçar a falta de competência na gestão do clube.

      O benfica, hoje em dia, não passa disto. Propaganda pura e dura.

      Eliminar
    3. Pois, uma rádio também dá jeito. Começa a haver demasiados tachos para atribuir aos homens do presidente.

      Eliminar
  5. Isto devia-nos dar ainda mais força e trazer alguma justiça a esta prática "desportiva", tal é o rol de incoerências, mentiras e falhas propositadas de memória.

    No entanto, mesmo mentindo, roubando e enganando quem, geralmente, se fica sempre a rir são eles.
    E amanhã à noite ainda fará mais contente e orgulhoso o otário que escreveu isso.

    Dessem-me a oportunidade de jogar de verde e branco vestida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho, nunca desejo ganhar com ajudas de arbitragem, mas seria giro que o Benfica fosse sujeito a uma capelada ou a uma gomesada num jogo contra nós só para ver como este sujeito reagiria...

      Eliminar
  6. Não deixa de ter piada ler este acéfalo dizer que os sportinguistas se queixam sempre que perdem e logo a seguir ser ele a queixar-se de jogos que perdeu contra os corruptos do Norte e em que se sentiu lesado.

    Simplesmente estúpido e tipicamente lampião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este parece ser, mais do que um benfiquista, um lampião da pior espécie.

      Eliminar
    2. Foi pena porque escrevia bem e com critério. Em meados de 2008, foi mais um dos afectados por LFV e, como ficou conhecido no seio dos Benfiquistas, "Afialhou-se".

      Tens alguns exemplos no Ontem Vi-te. Esta gente nasce como cogumelos, hoje em dia, por isso é que o meu clube anda meio doente.

      http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/search?q=fialho

      Abraço
      Coxo

      Eliminar
    3. O blog dele é o http://vedetadabola.blogspot.pt/ Mas já praticamente não publica. O tacho no jornal comprou-o e perdeu a coluna vertebral.

      Coxo

      Eliminar
    4. Obrigado Coxo. Vou dar uma espreitadela para ver qual a dimensão da mudança antes e pós-tacho. :)

      Um abraço.

      Eliminar