sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alta Imbecilidade II

Até há umas horas atrás não sabia que existia um senhor chamado Luís Fialho. Tomei conhecimento da sua existência pelo texto que escreveu na edição desta semana do jornal O Benfica.

Um dérbi, duas dúvidas 
Domingo é dia de dérbi lisboeta, e, à tradicional interrogação que a ocasião sempre colocou - quem irá vencer? -, os últimos anos têm trazido uma outra, capaz de despertar quase tanta curiosidade como o próprio resultado do jogo: que queixas irá o Sporting trazer em caso de derrota? Na verdade, nos tempos mais recentes, sendo difícil encontrarmos uma vitória do Sporting sobre o Benfica, é quase tão difícil recordarmos uma derrota leonina sem um consequente desfilar de acusações relativas à arbitragem, e a todos os aspectos paralelos que possam de algum modo servir de cortina de fumo, e impedir a atribuição de qualquer dose de mérito ao odiado rival. 
Por mais insignificante que seja, lá encontram sempre um motivo. De uma gota de água (que tanto pode ser um lançamento lateral com um piton milimetricamente acima da relva, como um relógio dois minutos atrasado, ou um alegado penálti que nem à sétima repetição televisiva parece claro), fazem uma tempestade, contando para isso com um alinhado exército de comentadores televisivos, e com a complacência de redacções simpáticas - que conferem ao Sporting um peso mediático que vai muito para além da sua real dimensão social. 
Não sei o que sucederia no País desportivo se, um dia, o Sporting perdesse um Campeonato com um golo tão irregular como o que Maicon apontou na Luz há dois anos atrás. Ou sofresse, em jogo decisivo, um penálti em lance idêntico ao de Yebda e Lisandro Lopez, em 2009 - ambas as situações tendo Pedro Proença como protagonista. Por muito menos, já vimos reacções absolutamente esquizofrénicas vindas dos lados de Alvalade. 
Bom seria que tão ruidoso folclore voltasse a animar jornais e televisões, pois seria sinal de estarmos perante mais uma vitória do Benfica, e correspondente azia sportinguista.
O fim-de-semana passado foi muito duro. Mas nada como o velho dérbi (e, já agora, com uma arbitragem melhorzinha que a da primeira volta) para resgatar o orgulho ferido por um maldito penálti desperdiçado aos 94 minutos.

Não me vou dar ao trabalho de apontar as omissões e as falhas de raciocínio deste senhor. Nem vale a pena entrar em grandes detalhes sobre a forma indignada como este senhor reage em todos os textos (dei-me ao trabalho de os procurar) que se seguem a jogos em que julga ter razões de queixa da arbitragem. Ou na incoerência em que entra ao utilizar arbitragens que prejudicaram o Benfica para reforçar a sua argumentação, quando na realidade está apenas a fazer exatamente o mesmo de que acusa os sportinguistas.

Luís Fialho decidiu fazer este texto, na véspera do Benfica - Sporting, para criticar o seu adversário por ter aceitado mal erros de arbitragem que influenciaram o resultado dos dois últimos jogos no Estádio da Luz. "Reações esquizofrénicas", "ruidoso folclore", "azia sportinguista", "peso mediático que vai para além da sua real dimensão social", são algumas das formas que usa para caracterizar o Sporting e os seus sócios e adeptos.

Só para que não existam dúvidas, isto foi escrito no jornal oficial do Benfica. 

P.S.: Tive o cuidado de reler a edição desta semana do jornal Sporting, e apesar de serem referidos os tais jogos marcados por Duarte Gomes e João Capela e existirem alguns comentários que podem ser considerados um pouco provocatórios, em momento algum há um insulto que seja ao Benfica ou aos benfiquistas.