terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Conversa de café

Quero começar por dizer que acho o Contragolpe um bom programa. Apesar de existirem algumas figuras com quem simpatizo pouco, é composto por pessoas informadas, que não fingem não compreender os meandros obscuros do futebol português, e que não têm problemas em confrontar as opiniões dos outros quando não concordam com elas. Tudo isso gera uma dinâmica interessante que prende a atenção de quem assiste ao programa.

No entanto, o Contragolpe abusa de algo que eu não aprecio muito: de gente que gosta de falar de forma demasiado categórica, como se fossem donos absolutos da verdade. Como por exemplo, se passou no programa do último domingo:



Rui Pedro Braz afirma categoricamente que o Estoril é muito melhor que o Eintracht Frankfurt, para marcar uma posição em como o resultado do Porto para a Liga Europa foi mau. 
"Mas o Eintracht Frankfurt com o Estoril em dez jogos se calhar não ganhava um, calma lá! Queres comparar este Estoril com o Eintracht Frankfurt? [EP: É melhor o Estoril?] Mas muito melhor! (...) [O Frankfurt na liga portuguesa] Não estava no quarto lugar, nem pensar!"

Note-se que não quero colocar em causa a competência com que se trabalha no Estoril. Mesmo tendo perdido Jefferson, Carlos Eduardo, Licá, Steven Vitória e Luís Leal após a excelente campanha da época passada, a carreira da equipa neste ano continua a ser notável e é indiscutível que Marco Silva e a direção do Estoril estão a fazer um trabalho extraordinário.

Voltando à afirmação de Rui Pedro Braz, acho estranho que faça uma afirmação destas considerando apenas a prestação de ambas as equipas contra o Porto no espaço de alguns dias. Não acredito que tenha visto muitos jogos do Eintracht Frankfurt antes da passada quinta-feira. Depois, parece-me precipitado desvalorizar a força de uma equipa da Bundesliga a ponto de dizer que é muito pior que qualquer clube português que não seja um dos grandes.

É um estratagema demasiado comum nos tempos que correm. Comentadores que dão as suas doutas opiniões, polémicas ou não, com um ar decidido e segurança na voz, sobre algo que sabem que não pode ser verificado, mas que trazem audiências e que os ajudam a fazer nome.

Nunca poderemos saber com certeza se o Estoril 2013/14 é ou não muito melhor que o Frankfurt 2013/14. Nem um joguinho irão fazer entre si, quanto mais dez. Mas por acaso até existe um indicador que nos mostra um pouco como se poderia dar o Estoril no campeonato alemão. Rui Pedro Braz provavelmente não se lembrou que o Estoril teve no seu grupo da Liga Europa uma equipa alemã, com quem jogou por duas vezes há poucos meses.


Dois empates...


... com o atual penúltimo classificado da Bundesliga. 

Lá está, não prova nada sobre a relação de forças entre o Estoril e o Frankfurt, mas talvez seja suficiente para demonstrar que a afirmação de Rui Pedro Braz é, no mínimo, contestável.

Numa conversa de café ou num blogue (como este) aceita-se que se mandem postas de pescada destas. Num programa de televisão que se pretende vender como sério, já não.