quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Há vida para além da derrota de ontem

A derrota de ontem foi frustrante para todos os sportinguistas. Para mim, mais do que a derrota em si, custou-me ver uma equipa que foi incapaz de pegar no jogo e sem capacidade para manter afastados os jogadores adversários da baliza.

Não creio que tenha sido uma questão de falta de atitude. Apanhámos um Benfica que raramente joga com este nível de motivação, a querer procurar o golo desde o primeiro minuto sem nunca perder intensidade, o que foi fatal para um Sporting que jogava desfalcado e com um desenho completamente diferente do que está habituado.

Será caso para dizer que Leonardo Jardim escolheu mal o momento para inventar o plano C? Talvez, mas a verdade é que pela primeira vez esta época ficou em simultâneo sem dois dos jogadores mais influentes da equipa (William e Jefferson), precisamente quando iria defrontar a equipa mais talentosa da liga. 

A ausência de William é particularmente difícil de compensar. É um dos melhores jogadores a atuar em Portugal e não há no plantel nenhuma alternativa que sequer se aproxime ao inacreditável leque de qualidades que William oferece ao Sporting. Podemos agora criticar a decisão de deixar sair Rinaudo, mas mesmo que o argentino jogasse apenas resolveria um dos problemas que tivemos ontem, o da intensidade defensiva. Os outros problemas continuariam a existir e o resultado final dificilmente seria diferente.

É indiscutível que o Sporting está a passar por um mau momento, que se deve principalmente à dificuldade de causar situações de perigo para a baliza adversária. Mas estes ciclos de oscilação de forma são normais. 

Da mesma forma que acreditava que deveríamos refrear o nosso entusiasmo quando a equipa deslumbrava nas primeiras jornadas do campeonato, também me parece que não é caso para entrarmos numa depressão profunda perante esta sequência de resultados menos positiva.

Em 90% dos jogos a equipa tem tido uma atitude irrepreensível. Nem sempre consegue manter essa atitude ao longo dos 90 minutos de muitos jogos, é verdade, mas que equipa o consegue? À 18ª jornada quantos jogos o Sporting mereceu perder? Dois, e mesmo na derrota no Dragão o resultado poderia ter sido diferente se determinados acasos de jogo não tivessem sucedido. Em quantos jogos Sporting não mereceu ganhar? Poucos.

Esta equipa tem feito mais do que o suficiente para merecer o nosso apoio e confiança. Estamos a viver um ano em que o orçamento foi reduzido para 30% ou 40% em relação à época passada. Pensem nas expetativas que tínhamos em Agosto. Pensem no que nos foi prometido. Alguém nos está a dever alguma das promessas que nos foram feitas? Nem por sombras.

A competência e o talento continuam a existir no Sporting 2013/14. É uma questão de recuperar a confiança que parece andar perdida para que a equipa volte a proporcionar-nos excelentes momentos de futebol.

Cabe aos nossos rapazes fazerem das tripas coração para apagarem a má imagem deixada ontem na Luz, e cabe aos adeptos aparecerem em massa em Alvalade já no próximo sábado para os ajudarem nessa missão. É essa a nossa obrigação, estar com eles nos momentos difíceis para reafirmarmos a nossa crença neles e no trabalho que tem vindo a ser feito.