quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sem espinhas

Estiveram duas excelentes equipas no relvado do Estádio da Luz esta noite: o Benfica e a equipa de arbitragem. Infelizmente alguém se esqueceu de avisar o Sporting que o jogo tinha sido marcado para 3ª feira.

Foi o pior jogo do Sporting esta temporada. O Benfica dominou o encontro do princípio ao fim e mereceu de forma indiscutível a vitória, mostrando que quando conseguem juntar a motivação adequada às carradas de talento que os seus jogadores têm, alcançam facilmente um patamar que Porto e Sporting apenas podem atingir numa noite particularmente inspirada. O 2-0 de hoje acabou por ser um resultado simpático para o Sporting perante as muitas oportunidades de golo que o Benfica criou.

É cedo para dizer que o Benfica pode encomendar as faixas, mas parece-me que só não vencerão o campeonato se não souberem gerir adequadamente o plantel, as ambições europeias e o excesso de confiança -- que, temos que reconhecer, é uma tentação que Jesus e Vieira já mostraram ter dificuldades em combater. Aliás, como é normal após os triunfos importantes, lá apareceu Vieira a falar aos jornalistas ainda não tinham passados quinze minutos após o final do jogo.

Voltando ao Sporting, é evidente que a aposta de Leonardo Jardim falhou. Sentiu-se imenso a falta de William Carvalho, mas não foi só isso, pois foram muitos os jogadores em sub-rendimento esta noite. De qualquer forma, não vou condenar Leonardo Jardim pela derrota de hoje. O nosso treinador apresentou a tática que lhe parecia mais adequada e se tivesse resultado todos estaríamos a elogiar-lhe o génio. Hoje pode ter falhado, mas da minha parte tem créditos mais suficientes para compensar jogos menos conseguidos como este.

Ficou também o aviso para os nossos extremos: a entrada imediata de Heldon no onze abona pouco a favor de Capel, Carrillo e Wilson, e o Sporting precisa que subam de rendimento a muito curto prazo.

Uma palavra para a equipa de Marco Ferreira. Excelente. Se criticamos os árbitros quando nos sentimos prejudicados, é justo que elogiemos arbitragens de grande nível como esta.

Para terminar, confesso que para já não me sinto muito abatido com esta derrota. É que os objetivos que a direção e a equipa técnica traçaram continuam perfeitamente alcançáveis. É claro que todos preferiríamos seguir em primeiro, mas nunca ninguém nos prometeu que iríamos lutar pelo título. O que é fundamental é que a equipa e os adeptos sportinguistas não se deixem abater pela derrota. Há muito para jogar e para ganhar, e os nossos jogadores merecem todo o nosso apoio já no próximo sábado contra o Olhanense.

P.S.: esta crónica do jogo no site do Sporting não é aceitável. Espero que não encontrar na próxima edição do jornal Sporting um texto deste género, é estarem a fazer de todos os sportinguistas parvos.