quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sem espinhas

Estiveram duas excelentes equipas no relvado do Estádio da Luz esta noite: o Benfica e a equipa de arbitragem. Infelizmente alguém se esqueceu de avisar o Sporting que o jogo tinha sido marcado para 3ª feira.

Foi o pior jogo do Sporting esta temporada. O Benfica dominou o encontro do princípio ao fim e mereceu de forma indiscutível a vitória, mostrando que quando conseguem juntar a motivação adequada às carradas de talento que os seus jogadores têm, alcançam facilmente um patamar que Porto e Sporting apenas podem atingir numa noite particularmente inspirada. O 2-0 de hoje acabou por ser um resultado simpático para o Sporting perante as muitas oportunidades de golo que o Benfica criou.

É cedo para dizer que o Benfica pode encomendar as faixas, mas parece-me que só não vencerão o campeonato se não souberem gerir adequadamente o plantel, as ambições europeias e o excesso de confiança -- que, temos que reconhecer, é uma tentação que Jesus e Vieira já mostraram ter dificuldades em combater. Aliás, como é normal após os triunfos importantes, lá apareceu Vieira a falar aos jornalistas ainda não tinham passados quinze minutos após o final do jogo.

Voltando ao Sporting, é evidente que a aposta de Leonardo Jardim falhou. Sentiu-se imenso a falta de William Carvalho, mas não foi só isso, pois foram muitos os jogadores em sub-rendimento esta noite. De qualquer forma, não vou condenar Leonardo Jardim pela derrota de hoje. O nosso treinador apresentou a tática que lhe parecia mais adequada e se tivesse resultado todos estaríamos a elogiar-lhe o génio. Hoje pode ter falhado, mas da minha parte tem créditos mais suficientes para compensar jogos menos conseguidos como este.

Ficou também o aviso para os nossos extremos: a entrada imediata de Heldon no onze abona pouco a favor de Capel, Carrillo e Wilson, e o Sporting precisa que subam de rendimento a muito curto prazo.

Uma palavra para a equipa de Marco Ferreira. Excelente. Se criticamos os árbitros quando nos sentimos prejudicados, é justo que elogiemos arbitragens de grande nível como esta.

Para terminar, confesso que para já não me sinto muito abatido com esta derrota. É que os objetivos que a direção e a equipa técnica traçaram continuam perfeitamente alcançáveis. É claro que todos preferiríamos seguir em primeiro, mas nunca ninguém nos prometeu que iríamos lutar pelo título. O que é fundamental é que a equipa e os adeptos sportinguistas não se deixem abater pela derrota. Há muito para jogar e para ganhar, e os nossos jogadores merecem todo o nosso apoio já no próximo sábado contra o Olhanense.

P.S.: esta crónica do jogo no site do Sporting não é aceitável. Espero que não encontrar na próxima edição do jornal Sporting um texto deste género, é estarem a fazer de todos os sportinguistas parvos.

15 comentários :

  1. Sporting jogou com dois avançados, de igual para igual, mas não foi possível (como teoricamente se sabia) responder ao Benfica.
    Evidentemente que o futebol é muito imprevisível e o resultado podia sempre ser diferente.
    Já tivemos este ano um exemplo com o Sporting - Porto e ficou 0-0.

    Será obrigatório referir que Dier no meio campo e Piris a defesa esquerdo estiveram noutro planeta dos habituais William e Jefferson, as duas grandes ausências para este jogo, mais do que conhecidas e debatidas.
    Nada a dizer do jogo e mais do que curioso como um árbitro de segundo plano digamos, faz uma actuação absolutamente irrepreensível; e quando é assim é preciso referir e também pensar porque os de "primeiro plano" tantas vezes fazem asneira. Foi pena o temporal e consequente problema com o estádio, pois a moldura humana hoje foi inferior a Domingo.

    O Benfica, mais um ano fica com uma vantagem enorme no campeonato e só mesmo um cataclismo fará perderem o mesmo.
    O ano passado aconteceu, mas é muito difícil repetições dessas, até porque o FCP está um degrau abaixo do ano passado, tanto que já perdeu este ano na Luz e o melhor que poderá fazer é "empatar" vencendo em casa o Benfica, mas como é o último jogo, pode não contar para nada.
    Os jogadores foram de um modo geral correctos, o que é sempre bom e raro em jogos grandes.
    O Sporting deve concentrar-se em tentar vencer jogo a jogo para a melhor classificação possível.

    A próxima novela será a questão do 5º amarelo, desta vez a Montero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peyroteo, é verdade, as ausências do William e do Jefferson fizeram sentir-se muito. Podemos agora estar a questionar o empréstimo do Rinaudo, mas tenho dúvidas que o resultado fosse muito diferente, atendendo à diferença de qualidade de jogo que Benfica e Sporting apresentaram hoje.

      E é mesmo isso que disseste, temos que seguir o nosso caminho, procurando vencer jogo a jogo.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. realmente a crónica do nosso website é hilariante... foda-se... até senti aquele odor a revisionismo andrade... muito mau mesmo!

    vitória justíssima do slb. 2-0 muito lisonjeiro para nós. nada se safou. é mesmo preciso ganhar e jogar bem frente ao olhanense!!! caso contrário... cheira-me a uma crisesita... daquelas que somos pródigos em alimentar e transformar no fim do mundo.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipo de texto era (não sei se continua) habitual no site dos Andrades.

      Eliminar
    2. Vamos ver o que sai no jornal na quinta-feira. Para mim seria o tipo de coisa que enterraria a credibilidade do jornal e da Sporting TV, mesmo antes de esta ver a luz do dia.

      Eliminar
  3. Crónica do site do Sporting é vergonhosa. Não nos tomem por parvos nem atirem areia para os olhos. Encaremos a verdade e realidade de frente, sem mentiras e ilusionismos. Isso para os outros, aqueles que, invariavelmente, acabam sempre por sorrir no fim (nunca nós).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Textos idiotas como aquele merecem apenas leitores idiotas, Cantinho. Senti-me um pouco desiludido com a derrota (mais com a pobre exibição do que com o resultado em si) mas ler aquela crónica deixou-me profundamente irritado.

      Eliminar
  4. Foi uma prestação vergonhosa do Sporting, a Benfica nem necessitou da ajuda do árbitro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Miguel, o Benfica foi melhor em todos os aspetos do jogo. O árbitro esteve muito bem. É uma derrota sem desculpas ou atenuantes, as fraquezas do Sporting ficaram muito bem expostas, pelo que o que há a fazer é trabalhar para dar a volta à situação.

      Eliminar
  5. Ontem viu-se a diferença de qualidade que existe entre alguns jogadores das 2 equipas, por exemplo, Dier(naquela posição/Fejsa, André Martins/Enzo Pérez, Rojo/Garay, Gaitan/qualquer um dos extremos, etc, e claro, sentimos a falta do melhor jogador do Sporting ( de longe), William Carvalho, além da ausência do Jefferson, um dos 5 melhores jogadores esta época, mas a mim o que mais me custou foi a forma receosa com que a equipa entrou em campo e a falta de atitude competitiva da maioria dos jogadores, e atenção, embora o benfica tenha sido um justíssimo vencedor, penso que um Sporting no seu melhor poderia criar muito mais dificuldades do que criou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, não creio que a diferença de qualidade entre os jogadores seja tão grande quanto o jogo de ontem pareceu mostrar. Foram muitos desses jogadores que estiveram presentes nos outros dois derbies da temporada, e foram jogos muito disputados.

      Ontem o Benfica foi muito melhor, demasiado melhor para a diferença real que existe para o Sporting. Vimos um Benfica acima da média do que tem feito e um Sporting muito abaixo da média do que tem feito (muito por culpa do Benfica, obviamente).

      Tivéssemos William, Jefferson e mais 2 ou 3 jogadores em melhor forma e a história poderia ter sido diferente (se William jogasse, o Sporting jogaria certamente com a formação habitual e não com este 4-4-2). Pelo menos de certeza que não teria sido um jogo de sentido único como foi este.

      Eliminar
  6. O problema ontem foi a falta de atitude e o medo cénico.

    Claro que o melhor jogador do campeonato não jogou nem o melhor defesa esquerdo e isso tem de contar para algo. O que me enervou foi a falta de atitude, os jogadores do SCP pura e simplesmente não metiam o pé. O Dier provou ser fraquinho a médio e a central ficou a olhar para o Enzo no segundo golo, zero de agressevidade.

    Claramente o Heldon acusou o peso do jogo e da camisola.

    No entanto os campeonatos ganham-se com os pequenos, se o SCP ganhar todos os seus jogos até ao final do campeonato, será campeão, pois o benfica e o porto vão cansar-se e muito, entre taças e competições europeias.

    Vem ai Março o mês faltal para Jesus.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Lantern, concordo com o facto de a ausência William e Jefferson ter sido um fator importante para a fraca exibição da equipa.

      Na minha opinião o problema não está tanto na qualidade de Piris e Dier, mas sim na sua falta de ritmo. Há quanto tempo Piris não jogava a defesa esquerdo pela equipa A? Há quanto tempo Dier não jogava a trinco?

      No 2º golo o Dier estava completamente desapoiado, fez o que pôde para não deixar o Enzo passar por ele, pois ficaria isolado à frente de Patrício.

      Agora concordo perfeitamente que não vale a pena dramatizarmos. Foi apenas a 2ª derrota da época, e os nossos objetivos continuam de pé. Devemos aprender o que pudermos com esta derrota e seguir em frente, vencendo já o próximo jogo.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Penso que já tudo foi dito: péssima exibição do Sporting, vitória mais do que justa para o Benfica. Devemos ficar satisfeitos com o resultado pq podia ter sido bem pior...
    Carpidas as mágoas e lambendo as feridas acho que, e já o disse noutro fórum - o jogo do próximo sábado é talvez o mais importante da época para o Sporting. Por todas as razões e mais algumas é necessário, agora sim, nós adeptos colocar pressão nos jogadores. E os prórpios jogadores, creio eu, estão cientes que tem de mostrar que o que acontec eu ontem foi um "acidente".
    Por isso, acho que de facto, sábado sim é um jogo para ganhar...custe o que custar!
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Liga dos Mancos. É fundamental que a equipa dê uma resposta já no sábado que ajude a deixar o jogo de ontem para trás. Não creio no entanto que seja uma questão dos adeptos colocarem pressão, acho que devemos comparecer em peso mas para apoiar -- não é por um jogo mau que devemos colocar em causa tudo o que tem sido conseguido. Um abraço.

      Eliminar