segunda-feira, 7 de abril de 2014

Doses industriais de azia mal disfarçada

O pior programa sobre futebol é na #RTP                                                                                            
Eu nunca vejo o programa Zona Mista. Abri uma exceção quando Bruno de Carvalho foi entrevistado, mas normalmente faço questão em não ver um programa em que as estrelas da companhia são um jornalista que escreve notícias falsas num jornal a pedido do presidente do seu clube, e um ex-dirigente benfiquista que, enquanto presidente do Estoril, esteve envolvido na vergonhosa mudança de recinto do Estoril - Benfica para o Estádio do Algarve.

A propósito dessa mudança de recinto, parece-me adequado relembrar alguns pormenores. Aqui ficam duas excertos de blogues benfiquistas sobre esse episódio de 2005:

in serbenfiquista.com

Cá para mim António Figueiredo tem dificuldades em distinguir uma graça de uma observação sarcástica. Mas adiante. Vejamos agora como um adepto encarnardo (numa opinião certamente partilhada por muitos mais) reagiu à atitude do então presidente do Estoril:

in almabenfiquista.blogspot.pt

Estamos conversados em relação à seriedade destas duas personagens, que é o motivo que me faz não ter qualquer interesse no programa Zona Mista.

No entanto, no sábado, enquanto arrumava a cozinha após um jantar mais tardio (sou incapaz de ingerir qualquer tipo de alimento enquanto o Sporting está a jogar), fui fazendo zapping e parei na RTP Informação, que transmitia a conferência de imprensa dos treinadores no final do Paços - Sporting. Para mal dos meus pecados não me apercebi que se tratava do Zona Mista.

Logo após o final da conferência de imprensa, as doutas figuras que mencionei foram interpeladas sobre aquilo que o Sporting poderá fazer no próximo ano:


Para além de se sentir incomodado com o discurso do "xô presidente do Sporting", António Figueiredo parece bastante cético em relação à importância de Bruno de Carvalho na recuperação do clube de um ano para o outro. Em simultâneo, mostra-se compreensivo para com o desempenho da direção de Godinho Lopes, ao resumir que o 7º lugar da época passada teve a ver com o facto de "as coisas não correrem bem, e a gente às vezes faz tudo para elas correrem bem e elas não correm". Foi azar, portanto. Na realidade é uma opinião pouco surpreendente, vinda de um ex-presidente a quem não incomoda a descida de divisão do clube que lidera, desde que isso facilite a vitória no campeonato da sua equipa do coração.

Godinho Lopes, em comparação com António Figueiredo, é de facto um deus do dirigismo desportivo.

Depois, Figueiredo fez uma análise tão absurda quanto desonesta sobre a preparação da próxima época do Sporting. Se saem jogadores é por que saem e o plantel fica fraco -- quando seria razoável pensar que pelo menos uma parcela dessas receitas poderia servir para reforçar a equipa. Se o Sporting não vender, então não há dinheiro, mesmo que a aritmética necessária para perceber como se pagará o orçamento do Sporting possa ser resolvida por qualquer criança que esteja a frequentar o 1º ano.

E ao fazer a observação "ou então faz exatamente a mesma figura da última vez que lá esteve [na Liga dos Campeões]", António Figueiredo está também a passar um atestado de incompetência ao seu Benfica -- é verdade que o Sporting foi humilhado pelo Bayern, mas por acaso isso até aconteceu numa fase da prova (oitavos de final) que, em 2013/14, o melhor plantel do Benfica dos últimos 30 anos não conseguiu alcançar por falta de competência -- e logo num ano em que o seu presidente ambicionava a presença na final. E é bom recordar que, nesse ano, o Sporting apurou-se para os oitavos de final num grupo bem mais complicado do que aqueles que despacharam o Benfica para a Liga Europa nas últimas duas épocas.

Finalmente, ouvir um benfiquista dizer que o Sporting tem que se preocupar com o passivo que tem para abater, só pode ser mesmo encarado como uma anedota. 

A sério, a RTP não consegue arranjar melhor que esta miséria de comentadores? Tenho que passar a ter mais cuidado quando faço zapping.

34 comentários :

  1. De frisar que esse apuramento para os 1/8 da champions se conseguiu com 12 pts fruto de 4 vitórias frente a Basileia e Shaktar( que penso ter vencido a liga europa nesse mesmo ano)

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente Z. Na fase de grupos o Sporting ganhou 4 jogos e perdeu os 2 jogos com o Barcelona, que se sagrou campeão europeu nesse ano. Perdemos com o melhor Barcelona em ambos os jogos, e não com o Barcelona C.

      E o Shaktar venceu mesmo a Liga Europa nesse ano. Um abraço.

      Eliminar
    2. Pois muita gente gosta de se esquecer que desse grupo do SCP saiu o campeão da Europa e o primeiro super Barcelona além do vencedor da Taça Uefa.

      Ah e o Sporting estava no pote 3 não no pote 2 ou 1.

      Atenção.

      SL

      Eliminar
    3. Esta observação sobre a última prestação do Sporting na Champions é pura maldade desse ser sebáceo (quase ao nível do João Jabba the Hunt Gobern).
      Ir aos 8avos de final é bem diferente do que ficar em 3º lugar do Grupo, com os planteis (e técnicos) mais caros de sempre e em grupos onde se perde para atentados futebolísticos como Celtic e Olympiakos (quando se era do Pote 1 e 2). Mas, mais uma vez (lá está, o que eu sempre digo, por isso é que não vejo estes lixos), o Paulo Sérgio tinha que interromper o sebo e perguntar: "Mas ir aos 8avos de final da Champions sempre é melhor que ficar em 3º no grupo, quando se é do Pote 1, tem orçamento perto dos 100 milhões e, 3 meses antes, o presidente tinha dito que o objectivo é a final?"

      Nesse ano, o Sporting foi, pela primeira vez, do pote 2, fruto das anteriores prestações (era o 3º ano seguido na fase de grupos, sendo que no ano anterior tinha chegado ao 4ºs final da Liga Europa - eliminação com Rangers).
      Perdeu, somente, com o Barcelona de Guardiola (o 1º ano dele, o mais puro de todos) em jogos com algum equilibrio (3-1 em Camp Nou e 5-2 em Alvalade, embora se tenha reduzido para 2-3 e o Caneira, logo na jogada a seguir ter feito um auto-golo ridículo).

      Quanto ao zapping. A solução é bloquear estes canais.

      (e adoro o desprezo quando diz "o Sporting já não tem hipóteses na Liga"; se existisse karma...)

      Eliminar
    4. Cantinho, é verdade os jogos com o Barcelona foram mais equilibrados do que o resultado final faz transparecer -- tal como o do Bayern da 1ª mão. O Bayern marca o 0-1 pelo Ribery perto do intervalo, mas na jogada imediatamente antes o Sporting teve uma ocasião flagrante. Se tivesse entrado, a história da eliminatória seria bem menos cruel.

      Eliminar
  2. (sou incapaz de ingerir qualquer tipo de alimento enquanto o Sporting está a jogar)
    Já somos dois. Isso e normalmente ver os jogos em pé, pricipalmente os mais intensos.

    Quanto ao resto nem consigo comentar...eles já não sabem o que dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francis, normalmente vejo os jogos sentado, mas nos momentos mais tensos também não consigo evitar e tenho que ficar de pé. Por exemplo, no Manchester City - Sporting, a partir do momento em que os ingleses fizeram o 3-2 fui incapaz de voltar a sentar-me. :)

      Eliminar
  3. não fora o concordar com a afirmação de que aquilo ( e os comentidores ...!) é no geral um péssimo programa, que não vejo, diria que este post, é só mais uma barrigada de riso.

    ao fim de, 53 - CINQUENTA E TRÊS - 53 épocas conseguiram alcançar pela primeira e ÚNICA vez, os oitavos da competição maior da uefa, onde são copiosamente derrotados, e quem os 'ouve' até parece que são os "maióres da cantareira".

    não são, nunca o foram !!!!!!

    com a insídia habitualou pela realidade paralela em que julgam viver, até o barcelona mencionam, eheheh!
    por ter sido campeão, esquecendo que o bayernn de munique que lhes aplicou duas goleadas, 0-5 em casa e 7-1 fora, nem a meia-final conseguiu atingir.

    vamos lá ver como vos irá correr para o ano com as fantabulásticas vendas das 'pérolas' e a entrada da nova fornada de "foras de série" que é uma pena andarem a arrastar-se pela equipa B, e de um ou outro montero que venha a ser contratado.

    o huno de carvalho que ponha os olhos na "champions" do paços de ferreira isto se os bancos donos do 5p0r71ng, o deixarem ou os russos aparecerem com a guita.
    finalmente!!!

    certamente que não será com heldons, dramés ou shikabalas que deixarão de ENVERGONHAR todo o futebol português !!!

    nóstrónhonhói ... 5p0r71ng


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que será isto? Um adepto do colosso Cel7a de Vigo ou do magnífico Olympiako5?

      Ou daquela equipazeca que com "o melhor plantel dos últimos 30 anos", o mais maior grande treinador melhor do mundo e com 600.000.000€ de dívida (and counting) contava ir à final e nem da fase de grupos passou?

      Constrangedora, esta sensação de vergonha alheia...

      Eliminar
    2. Zé da Mouraria, se as goleadas em jogos avulso quisessem dizer alguma coisa, também podíamos dar outros exemplos:
      - o Bayern perdeu 4-0 com o Barcelona nos quartos-de-final da LC desse ano (ou seja, perdeu por mais que o Sporting)
      - o Benfica também tem no seu currículo umas valentes tareias, aos pés de clubes com bastantes menos pergaminhos (o Sar lembrou dois bons casos, a que eu acrescentaria uma outra que aconteceu há três épocas, já na era do rolo compressor: Hapoel 3 - Benfica 0)

      Eliminar
    3. Bayern encontrou Benfica e estava longe do Bayern que goleou o Sporting.
      Ainda assim aplicou 1-4 na Luz e 3-0 na Alemanha.

      Eliminar
    4. entre as 53 épocas e a ÚNICA vez que alcançaram os oitavos, o que é que não entenderam?!?!

      vocês os 3 deixam-me Videoton...to

      Eliminar
    5. Zé da Mouraria, por acaso isso não é verdade. Informe-se melhor.

      Eliminar
    6. MdC

      o que é que não é verdade?!? informo-me melhor sobre quê?!?

      Eliminar
    7. Zé da Mouraria, em relação a ter sido a única vez em 53 anos que fomos aos oitavos.

      Eliminar
  4. Eu por acaso por vezes vejo esse programa, porque lá estava o Oceano,mas estou totalmente de acordo contigo, essas duas personagens, além de serem maus comunicadores não trazendo mais valia nenhuma ao programa, são 2 pessoas sem o minimo de credibilidade, mas tal como diz o nosso Presidente, quando gente como esta, disser bem dele, está na hora de se demitir. Já agora , estranhei nesse programa o representante do Sporting, Vidigal, não estar presente. Um abraço.
    Ps- Tal como tu não sou capaz de estar a comer enquanto vejo o Sporting, e quando como a comida cai-me mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RP, os outros participantes eram o Manuel Sérgio e o Costinha. Não sabia que o Vidigal costumava participar no programa.

      Eliminar
  5. Mestre, nesse ano, que passámos a fase de grupos. Ouvi o sr. António Tadeia dizer, o seguinte: "O Sporting só passou porque o grupo, era acessível". Grupo esse que saiu os campeões das duas provas mais importantes da Europa, a nível de clubes. Isto é que me dá gozo. Quanto ao energúmeno que está mais acima, não se lembra dos 7-0 do poderosíssimo Celta de Vigo. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, os factos tornam-se numa coisa incómoda para quem anda nisto de má vontade... Um abraço.

      Eliminar
    2. F. Pais

      só hoje vi a tua imbecilidade.

      não sei se o conheces, ou se alguma vez te foi apresentado, mas por favor, não voltes a confundir-me com o teu pai

      Eliminar
  6. Então o trio de ataque???

    Foi inacreditável!

    Jorge Gabriel (Sportinguista): E estou muito feliz pelo Sporting voltar à Liga dos Campeões.

    Hugo Gilberto (Apresentador): desde que não calhe o Bayern (a rir ao mesmo tempo).

    Miguel Zero (Portista): a rir.

    Não haverá maneira deste Hugo Gilberto ser posto na ordem?
    https://www.facebook.com/hugo.gilberto.5

    Já lhe mandei uma mensagem de pedido de explicações para o Facebook dele.

    Não o insultei, apenas lhe perguntei se acha correcto e se é essa a atitude que um apresentador dever ter?
    Gozar um clube.

    Porque não goza o Benfica em 7-0 de Vigo?
    Porque não goza o cabaz de goleadas que o FCP costuma apanhar em Inglaterra, aos 4-0 e 5-0 de cada vez?
    A última no City... que depois o Sporting foi eliminar, quando muitos diziam que se o FCP apanhou 4-0 o Sporting apanhava 8-0 e ultrapassava os 7-0 de Vigo do benfica.

    Se desse a piada ao FCP (tipo: desde que não calhe uma equipa Inglesa) na semana a seguir onde estava já?

    Melhor ainda era esse Hugo Gilberto dizer sobre o FCP: "desde que não calhe o Apoel ou o Artmérdia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse o Miguel Zero representante do FCP a dizer isso (ainda se riu o traste), era apenas porco e o Gabrielito o que tinha a dizer era que ao FCP que não calhe o colosso Apoel e o prodígio Artmérdia, ou então uma equipa Inglesa.

      Sendo o apresentador é inaceitável e não há condições para continuar. Devia ser demitido.
      Quem está naquela posição não pode ser tão parcial ao ponto de GOZAR um dos clube participantes.

      Eliminar
    2. Peyroteo, também me apercebi disso. Até lhe tolero essas picadas, ele de vez em quando também faz isso com os outros (em muito menor escala, no entanto). O que não é admissível foi a forma como Hugo Gilberto tratou Rui Patrício no final do jogo contra a Suécia e William Carvalho no final do jogo com os Camarões.

      Eliminar
    3. Aliás, o que ele merecia era que nenhum jogador do Sporting lhe voltasse a falar.

      Eliminar
    4. Esse Gilberto é um jornalista desprezível. Já não é a primeira vez que esse alarve tenta gozar ou menosprezar o SCP e seus atletas.

      https://www.youtube.com/watch?v=DgtSSRytJLk

      https://www.youtube.com/watch?v=pOwFlbxclsQ

      Não tenho facebook, mas se alguém tiver um email desta aventesma perco uns minutos a escrever uma mensagem de protesto a este lacaio de 3ª categoria dos corruptos.

      Eliminar
    5. Sar, fico sempre enervado quando revejo esses vídeos. Espero que os jogadores lhe mandem da janela um balde cheio de urina para cima daquela cabeça quando estiver à porta do hotel a fazer a cobertura do mundial. Se já o fizeram ao Nuno Luz, podem fazer a este também. Seria um enorme serviço prestado ao país.

      Eliminar
    6. Já seguiu a minha mensagem para esse ser nojento e pago com o nosso dinheiro:

      "Este fim-de-semana o senhor jornalista Hugo Gilberto, assalariado da RTP paga com o meu dinheiro e com o dinheiro de todos os outros contribuintes, esqueceu-se mais uma vez daquilo que deve ser a sua conduta à frente um programa televisivo onde devia ser isento e resolveu mais uma vez gozar com o Sporting Clube de Portugal. Revela apenas e mais uma vez que da RTP Porto só vêm mesmo trastes tripeiros e lampiões como o seu amigo Cerqueira que até consegue bater em colegas de profissão. Será que conseguida repetir a mesma graçola com os seus amigos tripeiros e lampiões (Gobern e Guedes)? Duvido, apenas o faz com tristes como o Gabriel e o ROC, escolhidos a dedo por saberem que não vos fazem frente quando humilham o clube de Alvalade. Também vocês, jornalistas da RTP representam o lixo que é o futebol português."

      Eliminar
    7. Cagalhões como este Hugo Gilberto são isso mesmo, toras flutuantes que vão boiando pela superfície dos pântanos.
      Uns inúteis que nunca seriam ninguém, nem sequer jornalistas anónimos, pois a capacidade é nula.
      Só que em vez de lhes puxarem o autoclismo, colocam-nos em cargos, em posições.
      Em troca está à vista, os fretes concertados.

      E não fico admirado que um bochecho destes vá 1 mês de Férias para o Brasil, com tudo do bom e do melhor, para o Mundial.

      Eliminar
  7. Mestre, esse António Figueiredo é mais um lampião asqueroso, que está muito incomodado por o Sporting não estar em baixo. Quando o Sporting voltar a ganhar o campeonato, o gajo "corta" os pulsos. Ele e outros. E desconfio que não serão só lampiões e tripeiros, olha-me este comentário (vê o link em baixo).

    Porquê esta fixação com o Bruno de Carvalho? Só pode ser inveja. Pá, mesmo com votou noutro candidato, já deveria ter partido para outra! Mas vamos agora perder tempo com as quadras que o Bruno de Carvalho recitou num núcleo, ou porque passa um vídeo de um grupo de fãs do Sporting que gosta dele nos ecrãs do estádio? Mesmo quem prefira um estilo mais sóbrio, para quê a embirração constante? Porque há miúdos que o idolatram? Mas quem é que se rala com isso? Só quem gostaria de ter tido a mesma popularidade no seu tempo e nunca conseguiu. Get a life!

    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/refundacao-adeus-scp-longa-vida-ao-820849#comentarios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, está aí um excelente assunto para um post. Prometo escrever sobre isso brevemente.

      Eliminar
  8. Mestre,

    Sobre o António Figueiredo proteger o Godinho Lopes entende-se perfeitamente pois também ele está, enquanto dirigente, ligado ao período mais negro dos lampiões, por isso, incompetente protege incompetente...

    SL
    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma explicação plausível, José. O Figueiredo foi vice-presidente do Manuel Damásio, que esteve no princípio do maior jejum da história do Benfica. Curioso que a única coisa de jeito que fez pelo seu clube tenha acontecido quando dirigia o Estoril... Um abraço.

      Eliminar
  9. A RtTi sempre foi o canal que pior tratou o Sporting, essencialmente , quando os programas são emitidos do Porto. E a partir de agora ainda vai ser pior pois a RTP2 (que tem conexão com a RTPI) vai passar a ser emitida na totalidade a partir do Porto. Esse h. gilberto não tem conhecimentos, nem capacidade, nem qualidade para conduzir um programa daquela natureza. É muito fraco e pensa que tem graça. A propósito o que é que lá faz JG? Gostava de saber as audiências do "Trio de Ataque" e do Zona Mista" devem estar ao nível de uma rádio local de província. Estavam no "zona Mista" os comentadores AF pelos lampiones, ATT pelos andrades e Oceano pelo Sporting, agora disseram-me que já lá esteve o Vidigal, depois o Costinha, então não temos comentador fixo? É que somos todos nós que pagamos aquilo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, caro anónimo. A RTPI é quem trata pior o Sporting. Felizmente que nas últimas semanas Jorge Gabriel tem estado melhor (já veste mais a pele de representante do Sporting), mas de resto o panorama é desolador. Um abraço.

      Eliminar