quinta-feira, 15 de maio de 2014

A dor da derrota

Estaria a ser hipócrita se dissesse que fiquei triste com a derrota do Benfica. Já escrevi no passado que para mim normalmente tanto aquece como arrefece a progressão do Benfica nas competições europeias, mas um título destes era coisa para alimentar a bazófia dos lampiões durante 25 anos. Para além disso poupa-me de ter que aturar a celebração dos Manhas, dos Braz, dos Guerras & Cª, e do estado de festa da comunicação social durante mais dias a fio. Por isso, confesso, fiz uma celebração à Gobern no Zona Mista quando Beto defendeu os dois penáltis.

Agora, não posso deixar de reconhecer o mérito do Benfica na carreira que fez nesta competição. Quem elimina Tottenham e Juventus (principalmente os italianos pelas peripécias do jogo) deveria ficar orgulhoso do que a equipa conseguiu. Por isso, para os meus amigos benfiquistas e para os benfiquistas que vão passando por aqui e com quem é possível "dialogar", apesar das nossas diferenças de opinião, fica uma mensagem de solidariedade de alguém que conhece a dor de perder uma final europeia em que a nossa equipa era a favorita. Isto é sincero.

Para além disso, foi de partir o coração testemunhar a desilusão estampada nas caras de alguns dos homens que estavam no relvado, depois de 2 horas de esforço e sofrimento. Nuno Luz, eu sei que vais conseguir superar este momento, pensa que daqui a um mês estarás no Brasil a levar com baldes de urina atirados pelas janelas dos quartos de hotel da seleção.

O que já não compreendo é que Vieira se tenha recusado a falar aos jornalistas após a derrota. Nas vitórias procura as câmaras para dar a sua douta opinião, nas derrotas não se dá ao trabalho de se dirigir aos benfiquistas.

Para terminar, aqui ficam dois momentos do post-match na CM TV e na TVI 24:

 


Afinal, olhando para o texto em rodapé da TVI24, A Bola tinha razão. Era mesmo a terceira.




42 comentários :

  1. O Nuno Luz é do Sporting. Eu também não acreditava, mas já me foi confirmado por várias fontes.

    ResponderEliminar
  2. És um ressabiado e hipócrita de merda! E guarda lá a tua solidariedade para os teus comparsas porque a esta hora devem estar a relembrar o sofrimento que foi serem humilhados e exovalhados em vossa casa por 3-1, que nós benfiquistas não precisamos disso... Somos muitos a apoiarmo-nos mútuamente, não precisamos de apoios fingidos! Querem esquecer? Mas há sempre quem vos avive a memória...
    Inveja! Gostariam de lá estar não era?! Joguem mais e pensem mais em vocês que nos outros...
    Por mim, posso perder mais 8... É preciso é chegar lá!
    Só não quero é perder em minha casa como outros... Ah!Ah!Ah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto ponto de exclamação e acabar com "Ah!Ah!Ah" demonstra claramente que escreveste este texto muito nervoso. Há algo claramente a toldar-te a mente (quem sou eu para adivinhar o quê). Portanto, sugeria-te que fosses ter com os muitos "amigos" que pensas ter (nos núcleos, tascas, prisão, bairros sociais, etc), e voltar apenas depois de eles terem ajudado a atravessar esta fase mais difícil da tua vida.

      Não te preocupes, de certeza que te podes focar noutros aspectos mais positivos da tua vida. Que tal vai o trabalho? E este tempo, hein? Tão bom este calor...
      Abraço

      Eliminar
    2. olha um piu-piu com doi-doi que não ganha uma taça europeia há mais tempo que o Sporting.
      não sabia que também havia disto por aqui.

      Eliminar
    3. Sosseguem a passarinha.
      Julgavam-se uma das 5 melhores equipas do Mundo e... nem a Taça da 2ª Divisão da Europa ganham.
      Já sei, foi o árbitro!!!

      Eliminar
    4. Este lã-peão escreveu isto em quase todos os blogs sportinguistas. A dor deve ser muita...
      A culpa foi do árbitro? Parafraseando o catedrático do futebol, foi apenas limpinho, limpinho, limpinho!

      Eliminar
    5. Águia Preocupada, claro que gostaria que fosse a minha equipa que estivesse na final.. Em relação ao resto do palavreado que escreveu, sugiro então que procure o apoio dos muitos benfiquistas em vez de andar à procura da opinião de adeptos de outros clubes para andar a insultá-los.

      Eliminar
    6. Alguém que avise o gajo que veio para aqui destilar rancor que o clube dele já perdeu uma final em casa, contra o Anderlecht em 1983 e em que tinham a vantagem da final ser disputada a duas mãos, tendo assim mais possibilidades para chegar à vitória.

      Eliminar
    7. Já não te lembras da final que perdeste na Luz, com o Anderlecht, ou ainda não eras nascido. Mas dessa vez, foram homenzinhos, não apagaram as luzes e não ligaram o sistema de rega.

      Eliminar
  3. É mesmo a terceira.
    A terceira derrota do mestre da gramática em 4 finais, só no ultimo ano (Chelsea, Guimarães e Sevilla).
    Será que há 3 sem 4?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Mind Jr, não acredito que o Rio Ave tenha grandes hipóteses. O abalo psicológico deve ser grande, mas este ano têm a vitória do campeonato para "amortecer" a desilusão. E vão voltar Enzo, Sálvio, e Markovic, que são grandes jogadores que fizeram muita falta no jogo de ontem.

      Eliminar
  4. É importante recordar que a taça que o presidente dos orks prometeu era outra e está ainda para ser disputada no préfabricado.

    A comunicação social come-vos o discernimento diariamente, inxam a bazófia a níveis estratosféricos e vocês, quais alimárias, apoiam o gordoroso na mais completa cegueira.

    Agora piem fininho e sonhem com as divas brasileiras que hoje vos enterraram: Gomes, Almeida e Cavaleiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. zébicho, o André Gomes fez de facto um mau jogo... não tenho nada contra o rapaz, mas é uma espécie de justiça poética ter acontecido um dia depois da pré-convocatória, para desmascarar a escolha tendenciosa do Paulo Bento.

      Eliminar
  5. Mais uma vez melhores na final. Não conseguimos, paciência. Domingo há uma final para ganhar. O resto é conversa. Que Jesus fique no Benfica pois certamente iremos ganhar mais vezes.
    Bom blog com sentido de humor. Leio e recomendo.
    Grande Benfica, a melhor equipa portuguesa da actualidade. O resto é inveja. No domingo, no Jamor é para ganhar.
    Abc,

    JRM - Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JRM, apesar de ter havido momentos em que as duas equipas controlaram o jogo, no geral acho que não há dúvidas que o Benfica merecia ganhar. O Sevilha a partir de um determinado momento passou a jogar para os penáltis -- e compreende-se, porque de facto sabem marcá-las.

      Espero é que esta derrota não iniba Jesus de ir à procura de outros campeonatos. Continuando, não há dúvida que o Benfica será o favorito para ganhar no próximo ano.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. Dá um prazer especial assistir a um desfile de melões à procura de gelo e a destilar o fel da derrota.

    ResponderEliminar
  7. PUTUGAL.....

    The portugee economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their body for cod to feed their families. The slightly better off portugee are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.

    The portugee are an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on a national soccer team that has never won a single Euro or World Cup and "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.

    This is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!!



    informacion do putugal?

    http://pedromillan.blogsppot.com/

    www.expoautos.com.mx


    *portugal is a shit country! DO NOT VISIT PORTUGAL! Those people are anti-Spanish and Brazilian, Mozambican and Angolan Racists!

    I look forward to seeing you bacaladitos carsh-n-burn at the World Cup in Brasil because you SPECIALIZE in losing lol,lol,lol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh caramelo esqueceste-te de mencionar Guiné, Cabo-Verde, S. Tomé e Príncipe, Macau, Goa, Damão, Diu e Timor Leste... assim estão mencionadas todas as ex-colónias que nós racistas demos a independência ou foram entregues aos países soberanos, se puderes vai morrer longe para não cheirar mal ou então fecha a boca que vai dar ao mesmo. Qualquer dificuldade em ler o texto é favor utilizar o google tradutor, apesar de achar que tu não precisas...

      Eliminar
  8. Fosga se ...que Deus é grande, e assim ontem consegui dormir descansado!!!! Se mesmo perdendo, na TV. diziam que eram os melhores do Mundo, o que diriam se tivessem ganho ??? não há paciência. Mas uma coisa foi visível , Os eleitos do Paulo Bento e especialmente o Gomes foi um dos enterras em Turim. O outro foi o feeling do J Jesus.....Cardozo no meio dos 2 centrais + 2 trincos do Sevilha ??? só a ver a bola passar...e a falhar o penalty!!!.....mas pronto.
    Obrigado Carriço, Beto e Diogo. Mostraram que com menos arrogância proa e convencimento se chega longe. e a vaidade não ganha jogos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não há dúvida que o resultado de ontem estragou o circo que a comunicação social já preparava. Até uma reportagem de um jantar de amigos a ver o jogo num restaurante da Covilhã fizeram.

      Grande Carriço, fiquei muito feliz por ele.

      Eliminar
    2. Do mundo parece-me um pouco exagerado, apenas um pouco, mas cá do quintal não tenhas dúvidas, somos de facto os melhores. Resta saber que muitas alegrias virão a começar com os jogos entre os nossos clubles.

      Eliminar
    3. Vai lã-pião, começa a encher-te de basófia novamente. Cá estaremos para te servir melão da época.

      https://www.youtube.com/watch?v=390c6T9s3N8

      Estes sabem bem o que lhes faltou. Um sócio como o Duarte Gomes ou o Capela faz sempre falta! Limpinho!

      Os tipos das TVs queriam que o Carriço e o Beto alinhassem no velório do melão.
      Muito bem o Carriço a lembrá-los do seu Sportinguismo, que sabe sempre bem ganhar ao eterno rival e a recordar as ajudas que tiveram este ano no campeonato nacional. Aliás, o Beto e o Carriço estiveram excelentes nas entrevistas com umas bocas deliciosas aos comedores de melão.

      O Carriço é um exemplo de como muitas vezes somos os primeiros a tratar mal e a desvalorizar os nossos jogadores. Aqui eram insuficientes, lá fora vencem. Uma situação a rever e que aconteceu no passado por diversas vezes. Carriço, Varela, o próprio Beto... Este ano nos fóruns e blogs Sportinguistas, metade dos adeptos já quer correr com o Wilson Eduardo, André Martins, etc. Espero que não voltemos a cair nos erros do passado.

      Eliminar
    4. slb1958, este ano foram sem dúvida a melhor equipa. Depois é uma questão de ciclos, vamos ver se este ano é o princípio de uma hegemonia, ou se vão ser dados os tiros nos pés tão comuns em Benfica e Sporting...

      Eliminar
    5. Sar, é um excelente ponto que colocas em relação a alguma falta de paciência que temos em relação aos nossos jogadores. O facto de não renderem numa época não quer dizer que sejam casos perdidos. Já cometemos vários erros de avaliação desse tipo no passado - Varela foi outro, por exemplo.

      Eliminar
  9. Limpinho, limpinho ao nível da Capelada da época passada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Superleão, segundo os comentadores da SIC foram 3 penáltis e 2 expulsões perdoadas. Pelo menos a mão do Carriço não me pareceu penálti, não estou a ver quais foram os outros lances de que falavam. Agora, o penálti que o Beto defendeu ao Cardozo devia ter sido repetido...

      Eliminar
    2. Mas para quê o Benfica queria mais penaltys se nem os que lhe toca consegue marcar ???? Arranjem as desculpas que quiserem (arbitro , campo, clima , a cor da relva, etc) mas uma coisa eu sei: o Sevilha também tinha 11 jogadores em campo, e também sabe jogar à bola !!!! e até fica mal aos benfiquistas não reconhecerem isso. ou será porque lá jogam 2 jogadores que foram do Sporting ???Deixem de ser cagões e convencidos e lembrem se: na Europa não se marca penaltys a pedido como em Portugal!!!! e o árbitros não vão em golpes de teatro Vermelho!!!! e na Europa o Benfas não mexe cordelinhos nas trevas como o faz em Portugal!!! estão mal habituados á mafiosice......parabéns Sevilha com muito menos, fizeram muito mais. e grande Unai Emery .... mesmo na vitoria , um grande senhor, com educação e mostrando respeito pela equipa adversaria, coisa que os Benfiquistas e J Jesus nunca mostraram, arranjando desculpas e justificações parvas .....perderam, ponto final. Terão mais hipóteses naturalmente...mas para a próxima mostrem mais respeito e valor.
      Leão Raivoso

      Eliminar
    3. Entretanto vi novamente o resumo do jogo. A mão do Carriço não me parece penálti, o remate é à queima-roupa, não é intencional (não está a olhar para a bola) e o braço está relativamente próximo do corpo.

      A do Lima parece-me penálti. A do Gaitan fiquei com dúvidas, as imagens que vi eram ao longe, por isso não tenho a certeza.

      O penálti que o Beto defende do Cardozo é escandaloso. Tinha obrigatoriamente que ser repetido.

      Eliminar
  10. Resposta do Beto sobre o facto de se ter mexido no penalty do Cardoso:
    "O Jorge Jesus também costuma mexer e sair da sua zona , e também ninguém vê mal nisso !!!!!"
    AHAHAHAHAHAHA grande Beto!

    ResponderEliminar
  11. O que mais gostei, juro, e o que mais se aproxima da justiça divina, se é que ela existe, é ter visto a importância que os três pré-convocados pelo paulinho bentinho tiveram neste jogo.

    passaram de excluídos e segundas escolhas na sua equipa formadora para titulares por exigência e foi o que se viu ... o cavaleiro nem 3 minutos ... que raio se nem o seu treinador acredita nele ...

    algo me diz que estão ali três candidatos à exclusão da convocatória final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, concordo. Principalmente o caso do André Gomes, que se fartou de cometer erros. O Jesus demonstrou não confiar no Ivan Cavaleiro para um jogo desta importância, por que razão Paulo Bento devia fazer o mesmo? O André Almeida não comprometeu, como de costume, mas também não acrescentou grande coisa. É certinho, vale apenas pela polivalência.

      Eliminar
  12. Eh pá...o que eu mais adorei mesmo, foi ver varias coisas :
    - a debandada geral no Marques....cheios de vontade de gozar o Leão....e muitos a sair com o rabo entre as pernas...soluçando que nem meninas.
    - O Arraial montado pela comunicação Social a ser desmontado como se de um tempestade se aproximasse....era diretos com pouca luz, equipas em tudo o que era tasca vermelha pelo mundo (acho que até na lua havia enviados especiais), e os Benfas com tanta azia que até me cheirava a vomitado.
    as desculpas arranjadas pelos Benfas para mais um fiasco: A começar pelo nojento Gomes da SIlva e o caso Markovic, acabando no Beto a mexer se (ninguém viu a paradinha do Cardoso)
    Os comentadores das Tvs teimando em desvalorizar o trabalho do Sevilha e do seu treinador....na primeira parte só vi o Benfica nos últimos 10 minutos, e na segunda só a espaços apareceram....em jogo jogado nem houve muita diferença. E grande lição tactica do Sevilha, mostrando como sem muito se faz tanto!!!
    -O despeito que hoje noto...até uma imagem (em extra slow motion e truncada ) do Carriço a beijar um colega serve para fazer vir ao de cima o estrume que abunda naquelas cabeças inchadas
    - E o melhor: o silencio dos meus colegas no trabalho. Tenho a certeza que hoje nem o almoço sabe bem.... se depender de mim...NÂO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo em relação ao festival que a comunicação social armou antes e durante o jogo. Nem quero imaginar o que seria se o Benfica tivesse ganho, acho que seria ainda pior do que quando foram campeões. Seria coisa para durar até ao início do mundial.

      O Sevilha teve mérito na forma como acabou por ganhar: é uma equipa com muita garra que conhece bem as suas limitações e os seus pontos fortes. É evidente que não podiam jogar de igual para igual com o Benfica. Apostaram sempre no contra-ataque em lançamentos para as costas dos defesas. A partir de um determinado momento começaram a jogar para os penáltis, e percebe-se porquê: marcaram-nos todos de forma irrepreensível.

      Mas o Benfica tem razões de queixa da arbitragem. E também não teve sorte ao ficar sem 3 jogadores do calibre do Enzo, Gaitan e Sálvio, e para piorar ainda ficar sem o Sulejmani (que entrou bem no jogo)...

      Eliminar
  13. Mestre, cá dentro tinha sido 3 ou 4 penaltys, 2 expulsões, etc. etc. Mas lá fora é diferente, acho que houve 1 penalty, o do Lima, mas como dizem os comentadores dos vários canais, quando estão a analisar possíveis penaltys do Sporting. "É difícil para o árbitro de analisar, por isso aceita-se", mas ontem esses comentadores não tinham dúvidas, foram 3 penaltys. Mestre, diga-me por favor, será que a clubite me deixa cego? O André Gomes, é mais jogador que o Adrien? por favor não brinquem comigo. O André só jogou porque não havia mais ninguém para aquele lugar. Mas o mais escândaloso é que nem o Jesus acredita neles, veja-se o caso do Ivan. Decididamente, esta selecção não é a «SELECÇÃO DE TODOS OS PORTUGUESES». Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não me parece clubite. Estou totalmente de acordo. Há 1 penálti sobre o Lima (que sem ser em repetições não é assim tão óbvio), e não 3 (ainda tenho que ver melhor o do Gaitan, mas não me parece).

      Quando ao André Gomes, Ivan Cavaleiro, e André Almeida, estão no fundo das opções do Jesus. Mas como vestem de vermelho parece haver uma obrigatoriedade de terem que estar na seleção. Um abraço.

      Eliminar
  14. Mestre, qual o árbitro que numa final, tem a coragem de mandar repetir um penalty por o guarda-redes se mexerem, é muito complicado ir por aí, então acho que tinha que repetir muitos. Por outro lado acho piada desculparem-se com essa, mas ninguém vê (ou não convém), aqueles arremessos de linha lateral que o Max Pereira faz para dentro da área, que para lançar mais longe, entra a andar para dentro do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F. Pais, aí já não concordo. As regras são para se cumprir, e quando o Beto avança 3 passos está a cortar uma grande área por onde a bola pode entrar. Se estiverem atentos à 1ª e mandarem repetir, os GRs não voltam a repetir a brincadeira. Sobre os arremessos do Benfica é a mesma coisa, às vezes nem sequer têm os dois pés no chão. Um abraço.

      Eliminar
    2. Como foram os penalties entre Milan e Juve?
      Os GR não se mexiam? LOL

      Eliminar