quinta-feira, 19 de junho de 2014

Alfinetadas que doem pouco

Parece que o Porto veio buscar mais um jogador às camadas jovens do Sporting. À semelhança do que aconteceu há um ano com Sambú e Cassamá, o Porto veio às compras a Alcochete só para mostrar ao Sporting que pode vir "roubar" jogadores à academia sempre que quer.

Honestamente, não me parece uma grande demonstração de força por parte de um clube que há quatro anos nos veio buscar o capitão de equipa. Essa sim, doeu profundamente.

Agora, acham que fazem mossa com Candés, Sambús ou Cassamás? Há um ano muito se escreveu que os dois jogadores contratados pelo Porto eram as estrelas da equipa de juvenis do Sporting, mas veja-se como terminou o campeonato que terminou no último fim-de-semana: o Porto a ver-nos a discutir o título na última jornada com o Guimarães. Por cada dois que saírem haverão outros dois talentos da academia que terão oportunidade de se desenvolver.

Não tenho dúvidas que o Sporting também conseguiria ir buscar jovens jogadores ao Olival caso a direção considerasse que seria uma política útil para o clube. Bastava acenar com um salário chorudo a jogadores estrangeiros da formação portista em final de contrato, e estaria feito.

Cada vez mais as formações dos grandes estão carregados de jogadores que abandonam cedo os seus países de origem, para quem o amor ao clube que os tenta desenvolver é algo que simplesmente não existe. Os clubes onde estão são apenas uma ferramenta para tentarem chegar ao sucesso, e sem família que os acompanhem devidamente gravitam à sua volta oportunistas que se preocupam mais em receber as suas comissões rapidamente do que no desenvolvimento dos jogadores que representam. São, portanto, alvos perfeitos para ações deste tipo.

Não quero, no entanto, que o Sporting responda na mesma moeda. Prefiro que a equipa B do Sporting seja constituída por jogadores formados no Sporting, que querem estar no Sporting, e complementada com alguns jogadores contratados com grande potencial (infelizmente tem havido algumas contratações questionáveis). Ir comprar inflacionado a um rival só para marcar pontos de utilidade duvidosa num campeonato de alfinetadas terá, acima de tudo, efeitos contraproducentes: a pressão sobre o jogador será maior (pelo mediatismo da troca de clube) e os companheiros que o recebem não verão com bons olhos a entrada de alguém que terá certamente um salário muito superior ao seu.

Há no entanto lições que o Sporting já deveria ter percebido: não faz sentido continuar a utilizar regularmente jogadores em final de contrato. Se essa regra se aplica à equipa principal e à equipa B, então também faz todo o sentido aplicá-la aos juniores.

48 comentários :

  1. "Há no entanto lições que o Sporting já deveria ter percebido: não faz sentido continuar a utilizar regularmente jogadores em final de contrato. Se essa regra se aplica à equipa principal e à equipa B, então também faz todo o sentido aplicá-la aos juniores."

    E iam jogar os jogos com quantos jogadores? pois a grande maioria termina os contratos antes de passar aos seniores, ou então, teriam um aumento significativo nos custos com pessoal para alargar os contratos.

    De qualquer maneira, isso são represálias do Catió Baldé, pois se o FCPORTO não ficasse com o jogador sairia para outro clube na mesma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís Miguel, e iria para onde? Não era um daqueles jovens que tivesse meio mundo atrás dele. Simplesmente se juntou a fome (FCP) à vontade de comer (empresário).

      Quanto à questão dos contratos, não é bem assim: os jogadores podem assinar contratos a partir dos 15 anos, com duração máxima de 3 anos. É portanto possível que se assine um contrato de 3 anos com um jogador de 17 anos, por exemplo. Um abraço.

      Eliminar
  2. Outra lição:
    Catio Baldé só a pontapé !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, dessa personagem apenas se pode esperar o pior, de facto. Um abraço.

      Eliminar
  3. As alfinetadas podem doer pouco agora, mas ver-se-á quanto irão custar ao Sporting num futuro próximo.

    A política que está a ser seguida de querer forçar os jovens da Academia para renovar o contrato, quando ainda têm 2 anos para cumprir, é prepotente e pode ter consequências nefastas, pois como oferecem resistência, "vendem-se" os jogadores por preços que se poderão revelar irrisórios mais tarde. Há ainda quem critique a cedência do Ronaldo, na altura com 17 anos, por cerca de 18 milhões de euros ao MU. Imagine-se como será, se alguns desses que partem agora, se revelarem jogadores de primeiro plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepotente? Ora essa, o clube tem direito de defender os seus interesses. Quantos jogadores tiveram as pernas cortadas por terem contratos blindados? Ronaldo não foi vendido? Nani não foi vendido? Veloso não foi vendido? Moutinho não foi vendido? João Pereira não foi vendido?

      Em relação à dor que a alfinetada pode causar, logo veremos: com a política de aposta em jovens do Porto dificilmente esses jogadores terão algum dia uma chance.

      Eliminar
    2. Caro anónimo,

      Está a falar de jovens em formação.
      Se são bons, claro que se deve procurar ter uma ligação contratual prolongada e com o máximo de antecedência possível.
      Aliciamento de outros clubes surgem todos os dias e a toda a hora por isso o Sporting deve acautelar os seus interesses antecipadamente (veja-se o exemplo de Dier).

      Sobre jogadores que tenham saído em condições iguais ou similares às deste afilhado do Baldé, já houve outros casos nos últimos anos, mas houve algum de que nos realmente arrependessemos?

      Eliminar
  4. para ja sao pequenas alfinetadas, é verdade. mas aguardemos uns anos e so ai se verá se sao pequenas ou grandes alfinetadas...ah ah ah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver, vamos ver. Não vejo motivos para ninguém estar a dar risadas agora.

      Eliminar
    2. Eu considero dar umas risadas.

      Julgo que há aqui um ponto crucial que ninguém está a considerar que passo a explicar.
      A escola do Sporting é reconhecida por fazer despontar bons jogadores. Este facto é uma conjugação de vários aspectos que eu considero bem feitos na nossa formação. Sem citar todos, é importante recordar que o que diferencia efectivamente o Sporting dos restantes é a oportunidade que dá aos seus jovens de jogarem na equipa principal, de forma regular e continuada. Por muito que o digam isto não é uma uma forma de estar comum a muitos clubes.

      Por esta razão nada me preocupa que os nosso rivais vão buscar juniores ou juvenis, e tenho a certeza absoluta que nenhum desses miudos irá ser uma estrela do futebol, porque para onde vão, não vão ter oportunidades de jogar como teriam no Sporting.

      O ultimo produto das escolas do benfica que me lembro ser aposta recorrente foi o Manel Fernandes, que saiu assim que pode, e do porto sinceramente nem me recordo.

      Eliminar
    3. "Por esta razão nada me preocupa que os nosso rivais vão buscar juniores ou juvenis, e tenho a certeza absoluta que nenhum desses miudos irá ser uma estrela do futebol, porque para onde vão, não vão ter oportunidades de jogar como teriam no Sporting."

      Eu não confundo a árvore com a floresta. Se até aqui o porto e benfica não têm tirado benefícios da sua formação, por alguma razão é. Quem sabe, se não será por não terem tido "olheiros" a altura, capazes de detetar os melhores com 11, 12 e 13 anos, como tem tido o Sporting?

      Quem sabe, se eles agora resolveram utilizar os "olheiros"do Sporting de forma indirecta e ir busca-los a Academia, depois de se revelarem jogadores promissores com a idade de 16 e 17 anos?

      Se é assim que se vai passar, ninguém está certo. Podemos no entanto, estar certos que os jogadores da Academia promissores, irão ser os alvos dos nossos 2 rivais e o Sporting, seja por casmurrice ou falta de dinheiro (ou as duas...), verá partir para esses horizontes, todos os bons elementos da sua formação.

      Oxalá que eu me engane!...

      Eliminar
    4. Eu também não confundo a árvore com a floresta, mas esse tipo de conclusão não faz grande sentido.

      1 - Há vários anos que nas selecções jovens estão tantos ou mais jogadores dos nossos rivais do que do Sporting. O que me diz que não há uma diferença de qualidade tão grande nos olheiros.

      2 - Pode não saber mas aqui à uma série de anos (julgo que 8, 9 ) houve uma movimentação de elementos de scouting do Sporting para o Benfica. E um desinvestimento do Sporting em olheiros, como tinha. Já o Benfica e o Porto vão em sentido inverso. Recentemente apareceram umas entrevistas a vários elementos dos diversos clubes onde todos concordaram que actualmente a rede do benfica é a maior.

      3 - Um miudo de 16 ou 17 anos não é, salvo excepções um valor seguro. Veja-se Paim.

      4 - 'Podemos no entanto, estar certos que os jogadores da Academia promissores, irão ser os alvos dos nossos 2 rivais e o Sporting, seja por casmurrice ou falta de dinheiro (ou as duas...), verá partir para esses horizontes, todos os bons elementos da sua formação.' - A formação não serve para enriquecer jogadores, agentes e pais. Os profissionais enriquecem quando são profissionais e não quando se estão a formar. Posto isto aqueles que optarem pelos €, por mim podem sair, porque é desde logo o espelho da personalidade.

      Para concluir 2 observações:
      1 - o Sporting nunca deixará de formar jogadores, e dos bons. Está no nosso ADN e nem os € podem mudar isso.
      2- Num passado recente, posso enumerar vários jogadores, que apresentavam muito potencial em juniores nunca passaram disso. Curiosamente nunca foram apostas continuadas nos seus clubes.
      Porto - Vieirinha, Paulo Machado, Bruno Vale, Helder Barbosa, Castro, Rabiola
      Benfica - Tiago Gomes, João Coimbra, Miguel VIctor, Nelson Oliveira

      Todos estes jogadores foram na formação indicados como futuras estrelas. Onde estão? quantos minutos jogaram na primeira equipa dos clubes que os formou?

      Pois.....

      Eliminar
    5. Estou totalmente de acordo com o Nuno. Enquanto o Sporting for lançando jovens na equipa principal, terá uma vantagem enorme no recrutamento e manutenção de jovens que estejam a pensar na sua carreira a longo prazo.

      O investimento de Benfica e Porto é superior, sem dúvida, e isso certamente que terá reflexos na qualidade dos jovens que forma, mas há a questão da cultura de formação.

      O Benfica e Porto (dirigentes, treinadores e adeptos) desaprenderam a apostar em jovens que não dão rendimento imediato. Vieira pode dizer que terá um Benfica made in Benfica daqui a 5 anos, mas estará preparado para ter a paciência necessária para jogadores que não se enquadram na política de sucesso desportivo imediato que o seu clube tem seguido?

      É ver a aposta em Ivan Cavaleiro. Foi lançados da pior forma possível, e como não desequilibrou foi recambiado para a equipa B após um punhado de jogos. Bernardo Silva já vai fazer 20 anos e nunca teve um jogo a doer na equipa principal - não me digam que não joga porque o Benfica só tem uma rede infindável de olheiros há pouco tempo.

      O mesmo se aplica para o Porto. O último jogador da formação que teve sucesso foi Bruno Alves. Antes disso, talvez Ricardo Carvalho e Hélder Postiga.

      Eliminar
    6. Caro Nuno,
      Concordando com o que dizes, queria apenas referir que no recente encontro de sócios realizado em Alvalade, o que diz no seu ponto 2 foi constatado por um dos scouts do Sporting, curiosamente um dos que deixou de receber apoio do clube no âmbito dos cortes a que o clube foi obrigado a fazer pelas restrições orçamentais.

      Dizia este scout que em certos jogos era ele o observador do Sporting enquanto o Benfica lá colocava quatro e todos pagos.

      O Benfica tem de facto investido muito nesta área mas para ser tão bom ou melhor que o Sporting na formação, terá de apostar no jogador português e duvido que o faça com a actual direcção e com o actual treinador.

      Só por curiosidade, consta que o jovem que disse que iria renascer nove vezes para poder jogar no Benfica, após mais uma tirada imbecil do Jesus, foi ontem cedido em definitivo ao AC. Viseu...

      Eliminar

  5. "Agora, acham que fazem mossa com Candés, Sambús ou Cassamás? Há um ano muito se escreveu que os dois jogadores contratados pelo Porto eram as estrelas da equipa de juvenis do Sporting, mas veja-se como terminou o campeonato que terminou no último fim-de-semana: o Porto a ver-nos a discutir o título na última jornada com o Guimarães. Por cada dois que saírem haverão outros dois talentos da academia que terão oportunidade de se desenvolver." Nem era preciso ler mais nada, são todos iguais não é?

    "Não tenho dúvidas que o Sporting também conseguiria ir buscar jovens jogadores ao Olival caso a direção considerasse que seria uma política útil para o clube. Bastava acenar com um salário chorudo a jogadores estrangeiros da formação portista em final de contrato, e estaria feito." Senão fosse tanta areia nos olhos até tinhas. Não há € para uma rede de olheiros nem para empresários e os talentos não caem do céu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso uma rede de olheiros para ir buscar jogadores ao Seixal ou Olival? Não. Se é para dar alfinetadas bastaria assediar os que estivessem em fim de contrato.

      De qualquer forma, os olheiros são importantes mas não são tudo. É preciso cultura de formação para trabalhar os talentos que se captam.

      Cristianos Ronaldos só aparecem de muitos em muitos anos. Mas bons talentos aos 10/12 anos há muitos. Não dão todos em jogadores porque existem uma infinidade de fatores que os podem desviar do caminho ideal.

      Se o Sporting formou metade da equipa titular da seleção nacional, não é só graças aos olheiros. É graças a uma cultura de trabalho, desenvolvimento, e lançamento de jogadores da sua formação. Não basta gastar €€€ para se conseguir isso, é essencialmente uma questão de mentalidade.

      Eliminar
    2. "Não há € para uma rede de olheiros nem para empresários e os talentos não caem do céu."

      No shit! E porque será?

      Eliminar
    3. Pois é! O grande problema é que não há dinheiro para grande coisa.
      Podia haver se fosse cumprida a promessa que mais lhe valeu a eleição. Arranjava os tais prometidos investimentos de 15 a 20 milhões de euros, que agora o BdC já "esqueceu" e os seus eleitores também.

      Já sei.Antes houve o GL, mas isso não pode ser desculpa para as promessas feitas e ainda por cumprir.

      Eliminar
    4. Foi uma promessa para as eleições de 2011. Na campanha eleitoral de 2013 BdC foi claro a dizer que não fazia parte dos seus planos voltar a trazer os investidores que tinha angariado em 2011.

      Eliminar
    5. MENTIRA!

      Mentes com quanto dentes tens na boca.És um sem vergonha.Ao fim de um ano, já começas a reescrever a estória recente. Imagino como será no futuro.

      Eliminar
    6. "Arranjava os tais prometidos investimentos de 15 a 20 milhões de euros, que agora o BdC já "esqueceu" e os seus eleitores também."

      Não, ninguém esqueceu nada. Só que enquanto para si é mais grave que o BdC ainda não tenha apresentado os investidores do que o buracão que os outros deixaram, eu dou o benefício ao actual presidente porque não sou um dos canastrões que estão a salivar para que ele se espalhe, para irem para lá se pavonearem outra vez. De resto, já não falta muito para ver se ele cumpre essa promessa ou não.

      Eliminar
    7. E a prova que mentes está aqui:

      http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=810783

      Foi feita no dia 19-3-2013 ao Record.

      Eliminar
    8. Não houve russos na campanha de 2013.

      Está previsto um aumento de capital de €20M após a reestruturação. Isso não foi uma promessa eleitoral. Foi decidido nas negociações com a banca.

      Eliminar
    9. Erro meu então. De qualquer forma não foi isso que elegeu BdC.

      Eliminar
    10. São assim que procedem agora os novos lambuças. Se fosse outro o presidente, o que é que vocês diriam agora, se ele não cumprisse com o prometido.

      Escudando-se atrás do GL, estão prontos a aceitar tudo o que o BdC faça de mal, argumentando que o outro foi pior, como se o GL fosse um exemplo para alguém.

      Quanto ele afirmou que havia parceiros para esse investimento e passados alguns meses, no fim do ano, afirmou que não andava à procura de investidores...Chamas a isso o quê?
      Eu chamo-lhe um mentiroso, do mesmo nível do GL.

      E onde está o espirito crítico que tanto prometeram antes das eleições?!

      Eu não as leio aqui, vindas da parte dos seus apoiantes.

      Eliminar
    11. Onde é que eu escudo o quer que seja?

      Mas vamos então a um jogo: o que devia BdC fazer com esses €15/20M? Comprava jogadores, investia em infra-estruturas ou abatia dívida?

      Eliminar
    12. Não vale a pena continuar. Já estás a desviar a conversa, para ver se lavas a tentativa que fizeste para reescrever o que se passou há mais de um ano.

      Outras tentativas virão e noutros sítios, mas a memória remota estará sempre presente.

      Eliminar
    13. Já admiti o meu erro. Já me chamou de mentiroso por 3 vezes, de sem vergonha, e de estar a tentar reescrever a história (num post sobre a saída de Candé).

      Podíamos continuar a conversa. Suponho que usaria parte dos €15M / €20M para montar uma boa rede de olheiros, é isso?

      Eliminar
    14. Fechavas a renovação do Bruma e continuavas a não saber quem é o Baldé. Que nem nunca agenciou Ilori, Dier. Paulo Oliveira, Welder, Cissé, Hugo Sousa, Tiziu, Matias Perez e mais não sei quantos...

      Eliminar
    15. É preciso uma grande latosa para acreditar que alguém ganhava as eleições se tivesse dito aos sócios que não tinha um tostão furado.

      Eliminar
    16. "É preciso uma grande latosa para acreditar que alguém ganhava as eleições se tivesse dito aos sócios que não tinha um tostão furado."

      LOL E os outros, que dinheiro é que trouxeram para o Sporting? Foi só FACHADA! Só que estás lixado com um GRANDE F, porque vais ficar sem apoio e não voltas mais a pôr o pézinho no Sporting, porque até o BES já não vai servir para alguns pavões dizerem que têm "milhões". Isto num clube onde se prometeram campeonatos em cada 5 anos, e afinal tivemos 2 em 18. Em que se prometeu uma equipa para a Europa, para levar os sócios a aprovar a venda do património não desportivo, e afinal ficámos com uma "equipa" e um "treinador" para o segundo lugar... enquanto durou. Depois veio o "Zé-Du", que nem chegou a apresentar um treinador e fugiu antes do meio do mandato. E finalmente o Godinho e a sua QUADRILHA, que prometeu 100 milhões de investimento, e afinal 100 milhões, só se foi o buraco que ele deixou.

      Por isso anónimo, a merda foi tanta que o "Bruno" não tem culpa que lhe dêem o benefício da dúvida. Há imensa gente que quer que ele seja bem sucedido, não só pelo bem do Sporting, mas também para que a gente "bem" não possa mais regressar ao clube. E sim, os maiores investidores no Sporting serão os sócios e adeptos, porque ESTE presidente consegue mobilizá-los. Mais uma vez, ele não tem culpa que vocês não o tenham conseguido e agora tenham inveja dele, e achem que anda toda a gente iludida. As pessoas querem ajudar, apenas e só.

      Ah e brevemente será fechada a reestruturação e nessa altura se verá se o "Bruno" (o "Bruno" não, o SPORTING) tem investidores ou não. É engraçado como esta gente odiosa se refere ao dinheiro. O "Bruno", esse "pelintra, como se pôde atrever a falar em investidores? Mas eles sim, já podem falar em "investidores", num país onde não há um tostão furado. A gente "bem" claro que tem "investidores". Só se for no olho do c* é que têm investidores. Que gente bafienta, azeda. Que mau astral. Não admira que tenhamos tido tão pouca sorte. Foi a lei da atracção...

      Eliminar
    17. "Fechavas a renovação do Bruma e continuavas a não saber quem é o Baldé." --> cedendo portanto às exigências do jogador, que não deviam ser pequenas. Como se compatibilizaria isso com as restrições orçamentais que a banca impôs? E depois os outros jogadores que quereriam grandes aumentos, como fazíamos?

      Quanto às contratações mencionadas, concordo que há algumas que não se compreendem, e outras que se compreendem mas que correram mal. Mas foram todas de custo efetivamente zero ou de custo reduzido, e salários baixos. O risco para o clube é baixo.

      Eliminar
    18. "É preciso uma grande latosa para acreditar que alguém ganhava as eleições se tivesse dito aos sócios que não tinha um tostão furado." --> a verdade é que ainda se está para provar se tem ou não tem esse dinheiro. Está prevista o aumento de capital em €20M após a reestruturação. Logo veremos se são investidores angariados pelo presidente, ou se será aberto ao público em geral.

      Se for a primeira, promessa cumprida. Se for a segunda e correr bem, o clube fica a ganhar na mesma. Se for a segunda e correr mal, o presidente terá que dar explicações aos sócios. Tão simples quanto isso. Até lá, temos que aguardar e dar-lhe o benefício da dúvida.

      Eliminar
    19. Mestre, se o "Bruno" não cumprisse as restrições orçamentais que os credores impuseram, era um irresponsável que estava a pôr em perigo o futuro do clube. Como o "Bruno" as cumpre, não tem um tostão furado (como se eles fossem lá pôr algum do deles).

      Basicamente, estas pessoas estão de fora à espera de ver o "Bruno" a espetar-se, só que infelizmente para elas, mas felizmente para o Sporting, o "Bruno" é mais esperto do que eles e tem-se safado bem das "minas e armadilhas" que lhe deixaram, como por exemplo, as "renovações" que estavam "tratadas". E suspeito que mais uma vez se vai ficar a rir dos outros...

      Eliminar
  6. Quando acabarem os contratos de 5 anos fechas Alcochete mas é preciso dar tempo porque o Virgilo, o Inácio e o Bruno é que sabem da poda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É possível elaborar melhor esse raciocínio? Não percebi o ponto.

      Eliminar
    2. Olhó Godinho Lopes! Tu é que sabias da "poda" TODA! É como a "renovação" do Bruma. Estava tudo "tratado". Só faltava era o dinheiro, que tu sabias bem que não havia e por isso não renovaste porra nenhuma, deixando a batata quente para quem viesse a seguir. Só que o "Bruno" não foi humilhado, que chatice. Logo aí o Jorge Nuno começou a falhar...

      Sabes Godinho, adoro a vossa desfaçatez quando falam em dinheiro. A mesma com que o Tio Ricardo diz que a culpa foi do "contabilista". É que o "Bruno" tem todo o "direito" a errar, porque o Sporting está feito num "oito", e dou-lhe graças como sportinguista por não ter de ver todos os dias notícias sobre a situação financeira difícil do Sporting, porque é o "Bruno" que está a lidar com isso. Por isso, tu Godinho, e toda a tralha do Camarote e do Norte e dessa porcaria toda, quando falam na falta de dinheiro, por respeito ao Mestre não te mando para onde me apetecia, porque a ti já não reconheço o direito a falar no Sporting.

      Eliminar
  7. Tirando o Bruma (e vejam bem o que tem feito), que por acaso até nos rendeu uns bons Milhões de euros, qual dos Candés, Sambús ou Cassamás, ou Iés ou Cás, estão a atingir patamares de nivel internacional???

    Neste caso, vejo apenas o ressabiamento próprio dos 'corruptos', com o alto patrocinio dos B&B (Baldé e Bebiano), num processo que para mim configura é tráfico de seres humanos. Coacção sobre as familias desses pobres putos, etc, etc. Enfim é como disseram em cima, junta-se a fome (fcp) com a vontade de comer (B & B) e temos mais uma rede mafiosa a trabalhar neste paiszinho...

    Uma tristeza... Mas enquanto o corrupto mor estiver à frente do clube da cidade do porto teremos sempre este tipo de episódios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, são carradas de jovens que o Baldé vai trazendo todos os anos e, curiosamente, nenhum se destacou até agora nos seniores. Bruma estava no bom caminho até optar por continuar a carreira onde lhe pagassem mais, mas rapidamente se viu que a opção foi má - e depois a lesão acabou por acabar com a época.

      Mas os restantes, nomeadamente Cá e Ié, são um bom exemplo. Jogadores com 18 anos estão longe de ser um produto acabado, e se não forem foras-de-série terão uma vida muito mais complicada longe do clube que os formou e que seria o local ideal para fazerem a transição para o futebol sénior. Candé deu um passo atrás na sua evolução. Sambú e Cassamá logo veremos, dependerá muito do seu real valor, mas acima de tudo da vontade do Porto em apostar neles - agora pelos vistos os jovens espanhóis é que são a aposta para aqueles lados.

      Um abraço.

      Eliminar
  8. Não querendo rotular ninguém como pró BC ou pró BES, só quero acrescentar uma coisa que acho que se fala mas não vamos ao ponto fulcral da questão.

    (Relativamente ao ter dinheiro para meter no Sporting)

    Alguém aqui é ingénuo ao ponto de pensar que, qualquer dinheiro que venha é a fundo perdido? seja 20M/100M ou o que for.

    Tudo o que os vários candidatos dizem (seja GL/BC ou outro qualquer), ou deveriam dizer, quando referem que trazem investidores é que das duas uma,

    1 - Vamos vender uma parte do Sporting
    2 - Mais tarde vamos ter de a pagar e normalmente com juros!!!


    Se não tivéssemos em Portugal, onde até sabemos o resultado de "mandar" vir dinheiro que não temos ao que levou até poderia compreender que fossem enganados nesta lenga lenga...

    Agora não tenham dúvida que o principal objectivo do Sporting tem de ser este:
    # Resultados operacionais positivos – Conseguir com as receitas normais suportar os custos.
    # Reduzir os juros que pagamos. Julgo que tem um peso bastante grande no nosso orçamento.
    # Aumentar as receitas operacionais sem aumentar as despesas ou na melhor proporção positiva.
    # Criar condições para que os vários profissionais trabalhem da melhor forma possível.
    # Entre muitas outras coisas que se pode dizer a nível de cada área como a formação, as modalidades, o Futebol etc…

    Deixemo-nos de acreditar no D. Sebastião isto é preciso meter mãos à Obra e com Esforço Dedicação Devoção alcançaremos a Glória.

    Com algumas falhas, normais de qualquer ser humano, penso que esta direcção está a agarrar o touro pelos cornos, como se diz na gíria portuguesa…

    Abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, é uma grande verdade. Só no Benfica é que chovem milhões. No mundo real, onde vive o Sporting, montantes desses só podem entrar via aumento de capital (que na prática é igual ao clube perder parte do controlo da SAD) ou via empréstimos da banca.

      Concordo com os objetivos que indicou, mas tenho apenas uma correção a fazer: no final do 3º trimestre de 2013/14 o Sporting tinha pago cerca de €4M em juros de empréstimos bancários e obrigacionistas, o que é pouco comparado com os €9M pagos pelo Porto e €17M pagos pelo Benfica. Suponho que sejam verdadeiras as informações que saíram cá para fora de que o Sporting não está a pagar juros de determinados empréstimos (no âmbito do acordo de reestruturação).

      Na minha opinião o maior desafio é de facto aumentar as receitas operacionais. No ano passado foram ridiculamente baixos. É certp que vamos ter um grande salto na próxima época com o acesso à Champions (+ bilheteira e prémios pelos pontos alcançados), mas é preciso mais - nomeadamente através do aumento dos sócios pagantes (isto no clube, não na SAD), pela renegociação de contratos publicitários (o acordo com a Macron também trará mais receitas) e pelo aumento de venda de gameboxes e camarotes ao segmento empresarial (que com a champions também deverá subir).

      Mesmo com este aumento esperado temos que continuar a melhorar nesse aspeto.

      Obrigado pelo comentário e um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre, o objectivo do beifica quando retornou à questão do passivo do Sporting foi manchar a imagem do nosso clube, porque eles sabem que isso prejudica nas negociações com patrocinadores, etc. É canalhice tipicamente lampiónica. Gente que beneficiou de um perdão fiscal para evitar a decida de divisão jamais pode apontar o que quer que seja a alguém.

      E sim, é por o Sporting estar a pagar menos juros do que os outros que aqueles ordinários falam em perdão de dívida, só que na realidade não podia ser de outra forma, pois o Sporting também não tinha dinheiro para pagar. Todavia, em contrapartida estamos sujeitos ao colete de forças que se conhece e as receitas extraordinárias no futuro, já se sabe em grande medida para onde vão, não é verdade?

      Quanto a investidores na SAD, de que valores estaríamos realisticamente a falar, sendo que fatalmente implicaria a perda de controlo da SAD pelo clube? E faria alguma diferença de fundo na situação estrutural do Sporting, ou seja, iria diminuir substancialmente o passivo? A ser assim teria de ser um investimento de centenas de milhões de euros e não estou a ver isso acontecer. Os portugueses não têm dinheiro para isso, os estrangeiros não têm interesse em clubes portugueses. O que haveria era a venda a retalho da SAD a "investidores" tipo o Pedro Baltazar ou o Álvaro Sobrinho, mas isso para o Sporting são "peanuts" e acabaria por ceder o poder a essa gente, continuando afogadíssimo em dívidas. Nem pó!

      Eliminar
    3. Caro anónimo, existem ainda questões da reestruturação que não conheço suficientemente para poder afirmar que não há perdão de dívida. Bruno de Carvalho diz que não. Parte da dívida é convertida em VMOC's - que implica que se não for paga são convertidas em ações da SAD - e aí o clube passará a ter menos de 50% das ações do Sporting.

      Em relação à entrada de investidores, é como diz, serão sempre valores que pouco adiantarão no estado atual de coisas. A Holdimo entra com o equivalente a €18M (na prática pagando esses €18M com os passes de jogadores que detinha). Haverá depois da reestruturação outro aumento de capital de €20M. Servirá certamente para baixar o passivo, mas ainda haverá um longo caminho a percorrer.

      Um abraço.

      Eliminar
    4. Obrigado Mestre, pela correcção. Sabia que o orelhas tinha mandado uns bitaites cá para fora relativamente aos juros que pagamos, não saiba era valores.

      Sim isso das VMOC's vai ser um problema... ainda falta tempo mas tinha ideia que era um valor alto...

      Tenho uma dúvida com esta questão.
      A entrada de investidores, não faz baixar o passivo, faz é aumentar o activo. Se o dinheiro que entra em caixa for utilizado para pagar dividas é que o passivo baixa.

      Isto é como penso que funciona, mas sinceramente não sei...

      Um Abc

      Eliminar
  9. Já agora gostava de felicitar o Mestre pelo Blog. Desde a altura da questão do real passivo do Sporting que tenho seguido o blog com bastante interesse.

    Abc e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Agora já ninguém tinha €. E afinal o Bruma não quis sair, era caro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prémio acordado com o Catió custava tanto como japonês e a risada que foi contratar o Sunil que até pagou para jogar no SCP. Para além do melhor jogador indiano de sempre comercialmente vale 100 japoneses. Parece chinês?

      Eliminar