sexta-feira, 6 de junho de 2014

As últimas rajadas de vento mal cheiroso nas eleições da Liga

                                                                                                                                          
Os últimos dias têm sido pródigos em grandes movimentações por parte dos candidatos à presidência da Liga. Uns abdicam da candidatura a favor de outros sem se saber bem a troco de quê, e os que vão ficando tentam angariar apoios para as suas listas: uns apelando ao consenso, outros com discursos de afronta às nádegas do futebol português para tentar atrair os clubes de menor expressão.

Se Rui Alves parece ser o candidato do contra-poder, desdobrando-se em declarações de afronta às nádegas do futebol português (o que é curioso atendendo às amizades que desenvolveu enquanto presidente do Nacional), Seara apresenta-se como o candidato do consenso, que procura agradar a gregos e troianos. 

Seara apresenta um programa que agradará certamente ao amigo Joaquim Oliveira (a centralização dos direitos televisivos é a bandeira da sua candidatura), tentando ao mesmo tempo capitalizar a sua visibilidade enquanto paineleiro benfiquista e grande amigo de Pinto da Costa. Para completar o ramalhete, agora temos isto:

in O Jogo

in visao.sapo.pt

(via @nunovalinhas)

Esta rajada de vento, que de fresco tem pouco, faz-me lembrar a lista de Godinho Lopes: na ânsia de conseguir agradar a todas as sensibilidades envolvidas, que lhe permita ficar em melhor posição para ser o próximo presidente da Liga, Seara apresenta um programa e uma lista que não deixam antever nada de bom no caso de acabar por vencer as eleições. Parece inevitável que os interesses antagónicos da sua candidatura irão entrar inevitavelmente em choque quando determinados temas começarem a ser discutidos. E isso é meio caminho andado para não se conseguir concretizar nenhuma iniciativa que melhore efetivamente o futebol português.

13 comentários :

  1. Ah Mestre, que "saudades" de ver o "Pipinho", que dedicava duas horas por dia ano nosso Sporting. Aquela "sensibilidade" que ele tem para o futebol, a profunda "identificação" com os adeptos, já que é um homem que toda a vida "viveu" futebol, certamente serão "mais-valias" na Liga. Bate tudo "certo", Mestre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os "homens do futebol" a retomar o poder. SF certamente apreciará aquele cargo, deverá dar-lhe 3 horas de trabalho de 6 em 6 meses... :) Um abraço.

      Eliminar
  2. Caro Mestre,

    Este que foi, na minha modesta opinião, o pior presidente da história do SCP... Anda de há 3 anos atrás a ver se consegue um tacho na FPF ou na Liga... Mas por esta é que eu não esperava... Ainda que se apresentasse a eleições para presidir a Liga, agora como 'capacho' do Seara?!?

    É só mais uma demonstração do carácter de quem tivemos na presidência do SCP. Desconfio que a sua urgência em encontrar um cargo nalguma organização com estatuto de utilidade pública terá a ver com a 'fuga para frente', não ser queimado, e eventualmente ter de ir fazer companhia ao Vale e Azevedo... Este sabe-a toda...

    Se eu, ainda remotamente, considerava que o melhor seria Bruno de Carvalho apoiar o Seara, agora é que nem pensar... Não se apoia ninguém... Sós já estávamos, agora ficamos orgulhosamente sós...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. YaZalde, Soares Franco tinha bastantes defeitos, mas pelo menos manteve uma equipa competitiva sem entrar em loucuras. Bettencourt e Godinho gastaram fortunas, e foi o que sabemos. E ainda há Jorge Gonçalves...

      De qualquer forma, não é por SF ser sportinguista que vou passar a pensar que esta lista é o que o futebol português precisa. Infelizmente não há soluções à vista.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Mestre,

      Se o meu amigo não sabe, este ex presidente do SCP fez um acordo com o corrupto mor (pinto da costa), para que ele lhe abrisse as portas e lhe arranjasse um lugar na "mesa da távola redonda dos construtores civis" deste paiszinho... Desse modo, a empresa deste sem carácter, a opway, começou a aparecer em tudo o que era obra, e de norte a sul... Mais, a contrapartida foi o SCP atingir o 2º lugar e mais nada... Pior, desinvistiu na equipa (mandou o Varela fora e preparou as coisas para o moutinho, e onde foram parar os dois???), 'enxotou' os sócios, e quando saiu da presidência do SCP, das primeiras coisas que fez foi expulsar a SAD leonina do edificio Visconde, onde de imediato meteu a sede da opway... E por aí fora... Mas, como a verdade é como o azeite, mais iremos saber aquando dos resultados da Auditoria de Gestão... Atenção que este vira-casacas nem os filhos soube ensinar para serem do Sporting Clube de Portugal!!!

      SL

      Eliminar
    3. YaZalde, não tinha conhecimento disso. Note-se no entanto que tinha dele a ideia que só continuaria presidente do Sporting enquanto não desse muito trabalho. Não fazia parte da forma de estar dele aborrecer-se muito com estes assuntos da bola. Um abraço.

      Eliminar
    4. O Soares Franco é um testa-de-ferro do BES. Foi para a OPCA (hoje Opway) nomeado pelo BES, banco do qual ele era um quadro, pois a OPCA estava falida e o banco assumiu a gestão da empresa como o maior credor. Mas agora acho que a OPCA/Opway agora está mesmo nas últimas.

      Como presidente do Sporting ele teve a sorte daquilo não lhe ter explodido na cara. Sobrou para os dois palermas que vieram a seguir, mas não me esqueço dos três anos perdidos por causa do Soares Franco. Sempre com um ar de enfado por estar no Sporting, ainda se queixava por ter de passar duas horas por dia em Alvalade. Não tinha jeito nenhum para comunicar com os adeptos, sempre centrou o discurso nas questões financeiras, sempre foi um adversário do ecletismo. Levámos com cada um...

      Eliminar
    5. O Soares Franco foi para OPCA nomeado pelo BES? E tu quando vais para casa quem é que faz a nomeação?

      Eliminar
    6. Fulaninho das 20:16, volta lá para o Camarote. O teu estilo não engana ninguém. Algum dia chateio-me e escrevo os teus nicks todos se voltas a empestar os outros blogues com a tua azia.

      Eliminar
  3. SF, para mim foi o pior presidente de sempre do Sporting Clube de Portugal. Vendeu grande parte do património do Sporting (alvaláxia, Edificio.sede, Health club, Clínica Cuf), quando um outro (bom) presidente Dias da Cunha, afirmava que não era preciso vender aqueles espaços! E há muitos sportinguistas que já ouvi dizer que ele nunca foi sportinguista...E esta hein?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, não faz sentido o Sporting deter espaços que não têm nada a ver com a atividade desportiva. O Sporting é um clube desportivo, e é aí que tem que se concentrar. Se, do ponto de vista financeiro, tais negócios não foram bons para o clube, então confiemos na auditoria de gestão, que tem uma fase dedicada exclusivamente ao património.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Trampa e vento com mau cheiro na bronca das eleições da liga: http://www.youtube.com/watch?v=YcM6_93oH_E

    É caso para dizer que o nosso presidente é um “profeta”.
    Mas na verdade, estas coisas já não são novidade nenhuma para quem anda atento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inacreditável, José. A luta pelo poder e a caça ao tacho no seu mais elevado expoente. Um abraço.

      Eliminar